segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Financial Times: Maranhão brilha em meio à escuridão do Brasil


 

FTO jornal inglês Financial Times destacou o esforço político do governador Flávio Dino para recuperar o Estado e cita a gestão comunista como exemplo para o país.
A reportagem afirma que a eleição de Dino foi resultado do desejo de governança positiva dos eleitores desencantados com a corrupção e serviços públicos de má qualidade.
O jornal ressalta a iniciativa do governador Flávio Dino em unir partidos de diferentes matizes ideológicas em sua campanha eleitoral em torno de um programa para combater a pobreza e estagnação econômica no estado.
Afirma que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Maranhão é o segundo pior no Brasil. Abaixo de países, como Filipinas e El Salvador em 2013. Herança deixada pela dinastia Sarney, apesar deste ter sido governador do Estado, presidente da República, do Senado e a filha governar o Maranhão por quatro vezes.
Para combater isso, diz a reportagem do Financial Times, o governador Flávio Dino desenvolve programas como o “Mais IDH”, que leva água para 30 cidades menos desenvolvidas do Estado, bem como “Mais Asfalto”, além de outras ações e planos para entregar sete hospitais regionais, 300 novas escolas e convocar novos policiais para combater a criminalidade.
O Financial Times cita ainda a política de combate à corrupção e austeridade adotada pelo governo Flávio Dino. A economia de R$ 68 milhões nas despesas necessária para ajudar a compensar a recessão.
A reportagem ressalta que a depreciação da moeda do Brasil, o real, em relação ao dólar aumentou os pagamentos do estado de sua dívida externa em 25% em seis meses. Enquanto isso, as transferências do governo federal, que respondem por metade do orçamento do Maranhão caíram 30%.
Também aponta como um dos obstáculos enfrentados por Dino, o controle da maioria dos meios de comunicação pela dinastia Sarney.

Flávio Dino reafirma compromisso


Os prefeitos maranhenses presenciaram durante a 1ª Marcha Municipalista a diferença gritante de um governo comprometido com as pessoas. Essa postura foi mostrada tanto nas declarações do governador Flávio Dino quanto nas ações. Os prefeitos que participaram do evento receberam auxílio de equipes de 17 secretarias estaduais envolvidas com ações e programas importantes para os municípios.
Esse empenho em mudar a realidade dramática vivida por maranhenses do interior do estado que há muitos anos são castigados com a falta de oportunidades, foi destacado pelo governador. “Temos uma meta a cumprir e estamos sendo coerentes com o nosso programa de Governo. Nós temos compromissos irrenunciáveis com os que vivem em condições de extrema pobreza”, disse Flávio Dino.
O governador elencou as ações do Plano Mais IDH, implantado no início da gestão dele, em janeiro, para combater a condição de extrema pobreza em 30 municípios maranhenses que possuem os piores indicadores sociais no Maranhão. São investimentos que vão da educação ao fortalecimento das cadeias produtivas, duas áreas que no Maranhão sofreram com o abandono e falta de investimentos.
A presença de Flávio Dino na Marcha Municipalista também marca outra diferença na forma de governar no Maranhão, pela primeira vez um governador esteve presente em um encontro de prefeitos maranhenses, por mais absurdo que pareça, isso nunca tinha ocorrido antes e revela que agora existe diálogo e apoio aos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário