Após quatro dias de prisão, Francisco das Chagas Marques de Pinho, 53 anos, morreu no Hospital de Urgências de Teresina (HUT) na última sexta-feira(13), depois de passar mal na cela de triagem da Central de Flagrantes. Ele estava preso suspeito de maltratar os pais que possuem mais de 80 anos.
De acordo com o coordenador da Central, delegado Luciano Alcântara, Francisco foi encontrado desorientado por volta das 17 horas de sexta, quando o Samu foi acionado e constatou que ele estava desorientado. Francisco das Chagas deu entrada às 18h23 no HUT e morreu às 19h30.
“Ele estava na cela de triagem que é a mais ventilada, por ser mais de idade e aparentemente com a saúde delicada, com mais três presos. Iniciamos um procedimento padrão de revista por causa do final de semana, e quando cheguei para falar com ele, vi que estava desorientado e chamamos o Samu, como ele não havia almoçado achamos que seria hipoglicemia, mas o Samu suspeitou de início de derrame e acharam por bem leva-lo para o HUT. Um policial foi escoltando e horas depois me ligou dizendo que ele tinha falecido. A causa mortis não foi determinada, mas acreditam que foi natural”, explicou o delegado Luciano Alcântara.
O delegado disse ainda que nos dias que antecederam sua morte, ele estava aparentemente bem. Na cela normal há uma média de 15 a 20 presos, enquanto na triagem só ficam quatro, segundo Alcântara.
Francisco das Chagas foi preso em flagrante na terça-feira (10), após denúncia anônima de que ele estaria torturando e mantendo seus pais, Júlio Marques Pinho e Maria de Moura Silva, octogenários, em cárcere privado, no Parque Piauí, na zona Sul. Devido à debilidade do casal, a polícia teve que acionar o Corpo de Bombeiros e equipes de psicólogos e assistentes sociais para fazerem a remoção dos idosos, que foram levados para casa de parentes.
A delegada do Idoso, Daniela Barros, disse que foi informada da morte extraoficialmente já que o inquérito foi encaminhado para a Justiça. ( Cidadeverde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário