domingo, 30 de abril de 2017

Homem coloca tornozeleira eletrônica no cão para escapar de monitoramento


 

Francisco das Chagas é acusado de ter arrombado, esta semana, a Unidade Escolar Vila São João, no bairro Pirâmide.

Governo Wellington Dias persegue hospital de Parnaiba

Heda de Parnaíba presta mais serviços e recebe menos que hospital de Floriano

Denúncia: O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, além de prestar assistência para uma população maior, presta ainda mais serviços que o hospital de Floriano.


Deputados Gustavo Neiva (PSB), Rubem Martins (PSB), e Juliana Moraes Souza (PMDB) criticam a desigualdade do repasse de recursos para hospitais regionais.

Deputados piauienses vão requerer a realização de uma auditoria nas contas da Secretaria Estadual de Saúde, para melhorar a assistência hospitalar no Piauí.

O deputado estadual Gustavo Neiva (PSB), após a apresentação da planilha de repasses mensal da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), em audiência realizada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nessa quarta-feira (26), declarou que existe uma falha no repasse de recursos, pois alguns hospitais regionais encontram-se em situação precária.

“Na planilha consta que o Hospital Regional de Floriano recebe mais de dois milhões de reais por mês para prestar assistência a saúde da região. O que a gente nota, é que o hospital recebe hoje mais até que o Hospital de Parnaíba, onde, além de prestar assistência para uma população maior, presta ainda mais serviços que o hospital de Floriano”, disse o deputado.

“Não estou aqui dizendo que Floriano está recebendo muito e que deva receber menos, eu estou aqui questionando é a gestão e a otimização desses recursos, porque se em Parnaíba recebe menos, mas consegue prestar os serviços a população, de acordo com o deputado Dr Hélio, em Floriano existem reclamações em diversos aspectos”, ressaltou.

Esta semana os deputados estaduais Gustavo Neiva (PSB), Rubem Martins (PSB), e Juliana Moraes Souza (PMDB) acataram sugestão apresentada pela promotora de Justiça Carla Carvalho, do Ministério Público Estadual, e disseram que pretendem requerer a realização de uma auditoria nas contas da Sesapi. A sugestão foi apresentada durante audiência pública realizada nessa quarta-feira (26), na Alepi, para debater a situação da saúde no Piauí.

Por: Bruna Ferreira/45graus |

Hospital de Luis Correia é alvo de furto


 

 Uma guarnição da Ciptur comandada pelo capitão Monteiro e a participação do Cabo Jota Batista, prendeu em flagrante por volta das 02hs 30 da madrugada deste domingo(30/04), o nacional José Pereira Cosme, de 27 anos, o qual foi acusado de ter adentrado no hospital municipal de Lus Correia e furtado um botijão de gás de cozinha, um fogão de duas bocas, um medidor de pressão, duas ampolas de medicamento, dois termômetros e outros itens de natureza hospitalar, além de R$ 20 reais em espécie. 
 Ao chegar no local, a guarnição da Ciptur encontrou o acusado detido pelo vigilante do hospital. 

O caso foi encaminhado para central de flagrantes em Parnaíba.
 Objetos furtados do hospital

Reviravolta no caso Zé Mayer: ator e jovem teriam tido um caso


 

A coluna de Leo Dias no O Dia divulgou o motivo pelo qual a figurinista Su Tonani não quis dar sequência ao processo de acusação por assédio sexual contra o ator José Mayer.
Os dois teriam tido um relacionamento extraconjugal no passado e após terminarem, Su Tonani já estava envolvida com outra pessoa quando ocorreram as novas investidas do ator global.
Funcionários da TV Globo teriam relatado que Mayer e Tonani chegavam juntos, no mesmo carro, para as gravações nos Estúdios Globo. Por muitas vezes ela ficava com a chave o carro dele. Eram nítidas as brincadeiras entre ambos. A intimidade entre eles sempre foi de conhecimento de todos no antigo Projac.
A figurinista esteve na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e fez o pedido cancelando a acusação criminal, assinado pela promotora Arlanza Rebello. Su Totani acusou publicamente o ator de ter colocado a mão em sua genitália em fevereiro deste ano, nos intervalos das gravações da novela “A Lei do Amor”, onde José Mayer interpretava o personagem Sebastião Bezerra.
Fonte: Com informações da coluna de Leo Dias

Rapadura dá energia ao treino e previne anemias


 

A rapadura é o doce feito a partir do caldo concentrado da cana-de-açúcar e, ao contrário do açúcar branco, é rica em nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo, como cálcio, magnésio, ferro e potássio. Um pedaço pequeno de rapadura com 30 g tem cerca de 111 Kcal, e o ideal é consumir apenas essa quantidade por dia para não engordar. Uma boa dica é comer a rapadura logo após uma grande refeição como o almoço, onde normalmente se come salada no prato principal, o que ajuda a reduzir a produção de gordura que o doce da rapadura pode trazer.

Benefícios da Rapadura:
Devido ao seu teor de vitaminas e minerais, o consumo moderado de rapadura traz benefícios como:
1) Dá mais energia para o treino, por ser rica em calorias;
2) Previne anemias, por conter ferro e vitaminas do complexo B;
3) Melhora o funcionamento do sistema nervoso devido à presença de vitaminas do complexo B;
4) Previne cãibras e osteoporose, por conter cálcio e fósforo.

As rapaduras que têm adição de alimentos nutritivos como castanhas, coco e amendoim trazem ainda mais benefícios para a saúde, mas é importante lembrar que o seu consumo deve ser feito apenas em pequenas quantidade por dia, especialmente no pré ou pós-treino, ou como energético natural de treinos longos, que duram mais de 1 hora. 
É importante lembrar que, apesar de ser mais saudável, a rapadura não deve ser consumida em excesso, pois pode aumentar o risco de problemas como ganho de peso, triglicerídeos, colesterol e glicemia elevados. Ela também não deve ser consumida por pessoas com diabetes, colesterol alto e doenças renais.

Fonte: Tua Saúde

OPINIÃO - O PARTIDO DOS TRABALHADORES NÃO EXISTE MAIS


 


Por onde aquela movimentação das bases populares que
outrora discutia e lutava por um “Brasil” que queríamos de fato? Longe daquele Brasil que a história nos contava e que até certa época acreditávamos? Que história nossos filhos e filhas irão contar para sua posteridade? Sonhei e acreditei que juntos seríamos forte, que poderíamos mudar os antecedentes históricos sociais que os livros na escola nos mostravam. Hoje consigo entender o por quê desse sonho não ter sido realizado, mas pelo menos posso dizer que aprendi a história tal como tudo iniciou. Uma história cruel e sangrenta desde o Brasil Colônia até a Regência do reinado de Dom Pedro II, em que negros, colonos e muitos outros foram extintos a ferro e fogo.
Época em que os poderosos eram unidos como nos dias de hoje e com a única preocupação: eram as desprezíveis políticas eleitorais e jurídicas, sempre em seu favor. Questões sociais e econômicas não fazia parte desse contexto, fato que continua igual ao que vemos nos dias de hoje.
A POLÍTICA DE CONCILIAÇÃO, de arranjo, de troca de favores entre os donos do poder ficou enraizado e ao povo coube a submissão, a subserviência. O modelo histórico-social excludente predomina por todos os séculos e não adianta nenhum partido se colocar como o benevolente do povo, que já não dá mais para acreditar. Esse sonho acabou, e tudo veio por água abaixo quando um partido que se dizia progressista e popular chegou ao poder a qualquer custo. Fazendo acordos e negociatas com gregos e troianos. E foi nessa onda, que o até então “líder e representante da classe trabalhadora”, optou por uma política de aliança e com isso se deu a troca de favores entre seus “companheiros” nem tão companheiros. E não adianta chorar o leite derramado, todos, sem exceção, estão no mesmo barco. O que vemos é uma repetição do passado histórico, com uma divida para ser paga com o suor da massa sofrida. Nenhum "companheiro" teve a ousadia de frear as atitudes de seu chefe, afinal os fins justificam os meios.
Essa briga de toma lá da cá não está em nada voltada para os interesses do povo, simplesmente o que está acontecendo é o medo que muitos têm de perderem suas regalias, de não terem mais quem financie suas campanhas políticas partidárias. Falam de um bem comum, mas é pura hipocrisia, na verdade o que está em jogo são interesses particulares de uma corja.
A história está ai pra mostrar, o PARTIDO DOS TRABALHADORES NÃO EXISTE MAIS, o mesmo perdeu toda sua essência, seu contato com as bases de onde veio. A maioria foram uns traidores da ética e da moral. E o pior de tudo, traiu a esperança de uma POVO que queria mudar, contar uma história com um final feliz. Eu acreditei no novo! E como eu, muitos outros também acreditaram: as CEB’s, as Pastorais e muitos outros movimentos. Acordei, vi que tudo continua como na época de Cabral. Um conselho que dou a quem quer se aventurar a reiniciar essa história: voltem às bases. O povo, hoje precisa muito mais de apoio e amparo para acreditar que tudo pode dar certo. Essa geração que aí está pode ser o diferencial nesse novo contexto. Não vamos mais nos prender em siglas partidárias, vamos defender um único partido: o Partido do Povo. 

Por Lurdinha Santos
Economista 

PT de Teresina quer rreleição de Regina Sousa ao Senado

  • pt6.jpgYala Sena
  • pt5.jpgYala Sena
  • pt4.jpgYala Sena
  • pt3.jpgYala Sena
  • pt2.jpgYala Sena
  • pt1.jpgYala Sena
Os candidatos que disputam o 2º turno da eleição para o diretório municipal do PT em Teresina defendem que o partido tenha candidatura própria na próxima eleição para prefeito da capital, em 2020. A votação acontece até às 17h na sede do diretório estadual, na Rua Arêa Leão, Centro da cidade. Cerca de 9 mil filiados estão aptos para ir às urnas.

O ex-vereador Gilberto Paixão, mais votado no 1º turno, disse que o 28 de abril (data da greve geral) deu uma alavancada na militância petista e acredita que hoje terá uma presença maior de filiados.
"Há uma empolgação e uma certeza de virada de jogo contra o governo Temer. Hoje estamos fazendo uma festa da democracia", disse Paixão.
O desafio do próximo presidente do PT em Teresina, segundo ele, é reorganizar o partido para que tenha uma boa representatividade nas eleições tanto estadual como municipal. 
"Nosso desafio é trabalhar para que em 2020 o partido tenha candidatura própria para a prefeitura de Teresina", afirmou, destacando que o partido é bem avaliado em Teresina, no entanto, isso não se transforma em votos. “Isso precisa ser avaliado”, comentou.
Nayara Costa, que ficou em 2º lugar na disputa, disse que está otimista já que conseguiu adesão de lideranças ligadas ao delegado Jetan Pinheiro, terceiro colocado no 1º turno. Segundo ela, a principal missão do próximo presidente é organizar o partido, já que existem 9 mil filiados em Teresina que o diretório não sabe onde eles estão.
"Existe um grupo que está há mais de 15 anos no diretório e que não sabe o perfil desses filiados", afirmou.
Outra missão, segundo ela, é fortalecer as lideranças para as candidaturas municipais em Teresina. Ela também defende que o partido tenha candidatura própria em 2020 à prefeitura.
Os dois candidatos defendem ainda a candidatura de Lula a presidente da República e as reeleições de Wellington Dias ao governo do estado, Regina Sousa ao Senado Federal.
Yala Sena (Flash)
cidadeverde.


Sergio Reis e mulher matam homem em bar de Teresina


Lucas Batista da Silva, 28 anos, foi morto na madrugada deste domingo (30) no Novo Bar, estabelecimento localizado na avenida Poti Velho, região da Santa Maria da Codipi. Segundo o coordenador de policiamento do 13º Batalhão de Polícia Militar, tenente Elivaldo Morais, o casal Sérgio Reis Lima e Haylane Jessyara Feitosa, ambos com 29 anos, são suspeitos do crime e estão sendo procurados pela polícia. 

O tenente informou que tanto a vítima quanto os suspeitos são conhecidos pela polícia da região. Lucas era usuário de drogas e Sérgio e Haylane são suspeitos de tráfico de drogas. 
"Os dois já são conhecidos por crime de tráfico e o Sérgio é recém saído do sistema prisional", disse o coordenador. 
Ainda de acordo com o policial, a briga teria tido início após provocações de Lucas sobre questões pessoais do casal. Testemunhas informaram à polícia que o suspeito desferiu seis facadas pelas costas da vítima. 
"Depois o rapaz cambaleou e caiu no chão e a mulher do Sérgio feriu a vítima no pescoço com uma garrafa quebrada", completou o tenente. 
Os dois estão sendo procurados pela polícia e já há pistas de onde estejam escondidos. 

Maria Romero
cidadeverde.


Mais um ponto de vendas de drogas é desarticulado


 

  •  
A "boca de fumo" era localizada na Vila Lobão, periferia da cidade.

Mais um ponto de vendas de drogas é desarticulado em Imperatriz
Divulgação /Polícia Militar
IMPERATRIZ – Um homem, identificado como Manoel Johne Oliveira Bandeira, de 33 anos, foi preso na noite dessa sexta-feira (28), acusado de tráfico de drogas. A prisão foi efetivada numa “boca de fumo”, localizada no bairro Vila Lobão.
Após abordagens à residência do suspeito, por volta das 23h, os policias encontram uma grande quantidade de droga. Foram apreendidos no local, seis pedras de crack e uma quantidade de R$ 262,50, em espécie.
Diante dos fatos, o proprietário da residência foi conduzido para a Delegacia Regional de Imperatriz, e deve ser autuado por tráfico de drogas.

Maranhense entrega camisa da Seleção Brasileira de Beach Soccer a presidente da FIFA


 

  •  
  •  

O diretor Eurico Pacífico ofereceu o presente após uma partida entre Brasil e Taiti.

Maranhense entrega camisa da Seleção Brasileira de Beach Soccer a presidente da FIFA
Divulgação
NASSAU – O Diretor Executivo da Confederação de Beach Soccer do Brasil, o maranhense Eurico Pacífico, entregou ao presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Gianni Infantino, uma camisa oficial da Seleção Brasileira da modalidade. A entrega ocorreu logo após a vitória por 4 a 1 do Brasil em cima da Seleção do Taiti.
No encontro, Gianni ressaltou que pretende ajudar o esporte em sua expansão para outros países. “O apoio da FIFA, através da CBF e da CBSB tem sido fundamental para o Brasil já que sabemos dos projetos que estão sendo idealizados para as diversas modalidades do futebol, inclusive promovendo e realizando competições femininas”, disse Eurico.

Datafolha: Bolsonaro sobe e briga pelo 2º lugar; Lula aumenta liderança


 


  •  
  •  
Este é o primeiro levantamento do Datafolha depois da divulgação das delações de executivos e ex-executivos da Odebrecht na Operação Lava Jato

Lula e Bolsonaro na frente, segundo pesquisa.
Lula e Bolsonaro na frente, segundo pesquisa. (Foto: Reprodução)
O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) subiu e atingiu a segunda posição - em empate técnico com a ex-senadora Marina Silva (Rede Sustentabilidade) - em pesquisa do Instituto Datafolha sobre a eleição presidencial de 2018, divulgada neste domingo, 30, pelo jornal Folha de S. Paulo. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentou a liderança na sondagem em dois cenários pesquisados. Os dois principais cenários da pesquisa divulgada neste domingo são comparados pelo instituto com levantamento feito em 16 e 17 de dezembro de 2015.

Este é o primeiro levantamento do Datafolha depois da divulgação das delações de executivos e ex-executivos da Odebrecht na Operação Lava Jato.

Bolsonaro subiu de 4% para 15% e de 5% para 14% nos dois principais cenários pesquisados pelo Datafolha. No cenário 1, em que o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), é incluído, Lula aparece com 30% (ante 20% da última pesquisa), seguido por Bolsonaro (15%), Marina (14%), Aécio (8%), Ciro Gomes/PDT (5%), o presidente Michel Temer (2%) e Luciana Genro/PSOL (2%). Ronaldo Caiado/DEM e Eduardo Jorge/PV aparecem empatados com 1% cada. Votos em branco, nulos e em nenhum dos candidatos somam 17% e não sabem, 4%. Neste cenário, Aécio caiu de 26% para 8% e Marina caiu de 19% para 14%.

No cenário 2, quando o candidato tucano é o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, Lula permanece com os mesmos 30% (ante 22% da pesquisa de 2015). Neste panorama, Marina caiu de 24% para 16% e Bolsonaro subiu de 5% para 14%. Depois, vem Alckmin, que caiu de 14% para 6%. Ciro ficou com 6% e Temer, com 2%. Luciana Genro e Caiado têm 2% cada e Eduardo Jorge, 1%. Votos em branco, nulos e em nenhum dos nomes somam 16% e não sabem 4%.

No cenário 3, em que não há base de comparação com pesquisa anterior, Lula tem 31%, Marina aparece com 16% e Bolsonaro, com 13%. Neste recorte, foi incluído o nome de Doria, que tem 9%. Em seguida, vêm Ciro Gomes, com 6%, e Temer, com 2%. Luciana Genro também aparece com 2%. Caiado e Eduardo Jorge figuram com 1% cada. Em branco, nulos ou em nenhum dos nomes, 15%. Não sabem 4%

No cenário 4, em que não são pesquisados os nomes de Lula e Temer, mas é incluído o de Doria, o levantamento é liderado por Marina, com 25%, seguida por Bolsonaro, com 14%, Ciro (12%), Doria (11%), Luciana (3%), Eduardo Jorge (2%) e Caiado (2%). Votos em branco, nulos e em nenhum dos nomes somam 25% e não sabem, 6%. Neste cenário, também não há base de comparação com pesquisa anterior.

Num quinto cenário, sem Lula e Temer, mas com Alckmin, Marina lidera com 25%. Depois vêm, Bolsonaro (16%), Ciro (11%), Alckmin (8%), Luciana (4%), Caiado (2%) e Eduardo Jorge (2%). Em branco, nulos e nenhum somam 27% e não sabem, 6%. Também não há base de comparação com pesquisa anterior neste cenário.

O Datafolha realizou ainda um sexto cenário. Os números são os seguintes: Lula (29%); Marina (11%), Bolsonaro (11%), juiz Sérgio Moro (9%), Aécio (5%), Doria (5%), ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa (5%), Ciro (5%), Alckmin (3%) e apresentador Luciano Huck (3%). Neste cenário, votos em branco, nulos e em nenhum nome somam 11% e não sabem, 4%, e também não há base de comparação.

Datafolha: no 2º turno, Lula empataria com Marina e Moro


 

  •  
  •  
Moro vence Lula numericamente, com empate técnico: 42% a 40%. Contra Marina, no segundo turno, o ex-presidente fica com 38% ante 41% da ex-senadora

Lula
Lula (Foto: Arquivo)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vence os outros nomes, exceto a ex-senadora Marina Silva (Rede Sustentabilidade) e o juiz federal Sérgio Moro, na pesquisa do Instituto Datafolha sobre o segundo turno da eleição presidencial de 2018, divulgada neste domingo, 30, pelo jornal Folha de S. Paulo. 

O nome de Moro não havia sido testado até o momento em levantamentos do Datafolha. Moro vence Lula numericamente, com empate técnico: 42% a 40%. Contra Marina, no segundo turno, o ex-presidente fica com 38% ante 41% da ex-senadora da Rede Sustentabilidade. No cenário em que Lula disputa com o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), o petista tem 43% contra 27% do tucano.

O ex-presidente venceria também o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), num eventual segundo turno, por 43% a 29%. Lula ganharia ainda do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) - 43% a 31%. Num cenário em que o segundo turno da eleição para presidente fosse disputado entre o ex-presidente e o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), o ex-chefe do Executivo federal levaria novamente a Presidência da República, com 43% das intenções de voto, contra 32% do tucano. 

O Datafolha fez 2.781 entrevistas em 172 cidades nestas quarta, 26, e quinta-feira, 27, antes da greve geral de sexta-feira, 28. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, considerando-se um nível de confiança de 95%.

sábado, 29 de abril de 2017

João Henrique garante que vai até convenção por candidatura


O vice-presidente regional do PMDB no Piauí e presidente nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), ex-ministro João Henrique de Almeida Sousa, afirmou nesta sexta-feira (28), em Oeiras, que vai até a convenção partidária para defender a candidatura própria do PMDB ao Governo do Estado nas eleições do ano que vem. Ele também criticou o Governo Wellington Dias e disse que o PT esgotou seu modelo de gestão. “O PT destruiu o país com uma gestão ineficiente e irresponsável!”, afirmou.
João Henrique esteve nesta sexta-feira em Oeiras para a palestra da Caravana Piauí em Movimento, reunindo empresários, vereadores, ex-prefeitos, servidores públicos e lideranças políticas da Primeira Capital e de municípios vizinhos. Ele foi recepcionado pelo deputado estadual Mauro Tapety (PMDB), pelo ex-prefeito Tapety Neto, pelo vereador Alberon de Morais, ex-vereador Miguel Ângelo e outras lideranças. O secretário nacional do Turismo, Henrique Pires, e o ex-secretário estadual de Administração, Magno Pires, participaram do evento, realizado no Sesc Hotel.
Em entrevista à imprensa local, João Henrique voltou a defender a candidatura própria do PMDB ao Governo do Estado. “O Governo atraiu parte do PMDB oferecendo cargos na estrutura do Estado, mas a maioria do partido no interior defende o lançamento de candidato próprio. E vamos até a convenção para brigar por essa candidatura”, declarou. Ao falar do potencial do Piauí, lembrou a safra recorde de grãos deste ano que se anuncia para os cerrados e exibiu reportagem do Jornal Nacional mostrando a situação intrafegável da Transcerrados.
“Os produtores estão em desespero porque não têm como fazer o transporte da produção por falta de estradas. A Transcerrados é uma promessa de 20 anos e continua sendo apenas isso: uma promessa”, disse. Iniciativa da Fundação Ulysses Guimarães, a caravana vai percorrer as 15 maiores cidades do Estado, incluindo Teresina, para discutir a situação atual e as perspectivas do Piauí para o futuro. A ideia é levantar dados para um projeto de desenvolvimento para o Estado.
“Vamos discutir os problemas, as riquezas e as perspectivas para o Piauí, a partir da visão da classe política e dos segmentos sociais para fazer um diagnóstico do Piauí e ver o que podemos fazer para melhorar o Estado”, explicou. Oeiras é a quarta cidade a receber a Caravana Piauí em Movimento – as outras três foram Piripiri, em janeiro; Floriano, em fevereiro; e em Parnaíba, em março. No próximo dia 4, a caravana estará em Bom Jesus e, no dia, 5, em Corrente.


cidadeverde.


Moro devolve ao planalto 26 objetos de valor que Lula levou com ele


 

SERÃO DEVOLVIDOS AO GOVERNO ESCULTURAS, COROA, ESPADA, MOEDAS...
OBJETOS DE VALOR ACIMA DO PREVISTO EM LEI, RECEBIDOS POR LULA, RETORNAM AO PATRIMÔNIO PÚBLICO.

O juiz federal Sérgio Moro autorizou a Presidência da República a incorporar ao patrimônio da União 26 bens do cofre do ex-presidente Lula. Os objetos sumiram ao final do governo do petista e foram descobertos em uma sala-cofre no Banco do Brasil, no centro de São Paulo, e apreendidos em março de 2016 na Operação Lava Jato. Na ocasião, Lula se referiu aos objetos como "tralhas".

Durante seus mandatos, entre 2003 e 2010, o petista recebeu centenas de itens. Após avaliação da Secretaria de Administração da Presidência, Moro considerou que um acervo de 21 bens deve ser restituído em favor da União.

"Constatou este Juízo que havia alguns bens entre os apreendidos que teriam sido recebidos, como presentes, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o exercício do mandato, mas que, aparentemente, deveriam ter sido incorporados ao acervo da Presidência e não ao seu acervo pessoal. É que agentes públicos não podem receber presentes de valor e quando recebidos, por ser circunstancialmente inviável a recusa, devem ser incorporados ao patrimônio público", anotou Moro.

Dos 176 itens analisados pela Comissão Especial da Secretaria da Presidência da República, 21 foram considerados bens que não deveriam ter sido levados por Lula, como itens de seu acervo pessoal. Entre eles uma coroa, uma espada, esculturas, moedas, entre outros itens.

Há ainda outros 5 itens armazenados no cofre de Lula, no Banco do Brasil, que tiveram problemas na averiguação, mas que também foram considerados bens a serem devolvidos à Presidência. Entre eles uma caneta com brasão do Vaticano recebida em 2008 e uma escultura de Juan Miró.

"Autorizo o levantamento pela Secretaria de Administração da Presidência da República dos bens relacionados no item 61 do Relatório Final do Processo 00140.000326/2016-16 e que se encontram atualmente apreendidos por ordem deste Juízo junto a cofre no Banco do Brasil (agência do Banco do Brasil, na Rua Líbero Badaró, 568, centro, São Paulo/SP), para fins de incorporação administrativa ao patrimônio da União Federal", decidiu Moro, nesta sexta-feira, 28.

Segundo Moro, os bens a serem confiscados foram "recebidos em cerimônias oficiais de trocas de presentes com Chefes de Estados ou Governos estrangeiros, que têm algum valor mais expressivo, mas que não caracterizam presentes de caráter personalíssimo".

No mesmo despacho, o juiz determinou que permaneça na posse do ex-presidente outros objetos, como "medalhas, canetas, insígnias arte sacra, por terem caráter personalíssimo"(Diário do Poder)