Em 02 de abril, é celebrado o Dia Mundial do Autismo, que surgiu com a proposta de conscientizar a população sobre o transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Para marcar a data, o Centro Integrado de Atendimento Educacional Especializado Maria do Carmo Viana Neiva realizou no último sábado (01) “Ações de Conscientização ao Dia do Autismo”.
O evento aconteceu na própria sede do Centro, que oferece atendimento a pessoas com necessidades especiais das mais leves às mais complexas, com atenção a todos os níveis de dificuldades. O Maria do Carmo é mantido pela Prefeitura de Timon, através das secretarias de Saúde e Educação.
“Essa iniciativa é importante, uma vez que essas informações sobre o transtorno esclarecerão à população que o fato de alguém ter o transtorno não impede sua convivência em comunidade. Estar com os autistas e suas famílias é uma forma de respeitar o próximo e compreender a diversidade”, falou o secretário municipal de Saúde de Timon, Marcio Sá.
A iniciativa reuniu pais e crianças atendidas no Centro que participaram de palestras, apresentações artísticas, depoimentos de mães, distribuição de cestas básicas e brincadeiras lúdicas para crianças.
Marivalda Neiva, do AMA (Associação de Amigos Autistas), foi uma das mães que deu depoimento sobre sua trajetória após descobrir que tinha um filho autista. “Por ter tido diagnóstico ainda cedo, meu filho leva uma vida normal”, detalhou a mãe que largou a carreira profissional para se dedicar ao tratamento do garoto, hoje com 13 anos de idade.
“O tema Autismo ainda reúne muita desinformação. É importante que todos saibam quais as características do transtorno, entendendo que uma criança autista, mesmo com suas limitações, pode ser surpreendentemente brilhante”, disse a diretora do Maria do Carmo Viana Neiva, Ana Lúcia.( Assessoria )
Nenhum comentário:
Postar um comentário