terça-feira, 30 de maio de 2017

Desvio de recursos é o principal problema da saúde pública


 


O deputado Dr. Pessoa (PSD) disse que o principal problema da saúde pública é o desvio dos recursos. Para ele, o dinheiro vem de Brasília em um avião com buracos na fuselagem e vem caindo ao longo do percurso. “Quando chega no município só resta um pouquinho e mesmo os ladrões ainda desviam grande parte.

Ele elogiou o nível dos debates e disse que aprendeu muito ouvindo os convidados para a audiência sobre acesso e tratamento do câncer de mama. “Fazer saúde sem um conhecimento profundo é enxugar gelo. Mas, é bom lembrar que a prevenção é o básico para evitar doenças, principalmente numa capital como Teresina que tem apenas 17% de saneamento básico”.

Ele disse que as leis não resolvem o problema do setor, pois o que resolve é gente com compromisso, no que discordou o deputado João de Deus (PT) para quem a legislação é necessária embora muitas vezes burocratize. “As estatísticas do Hospital São Marcos mostram um grande número de pacientes vindo do Maranhão e é preciso que essa despesa seja compartilhada”, frisou.

O deputado Themístocles Filho disse assistiu uma verdadeira aula sobre saúde pública durante os debates e pediu sugestões sobre o que a Assembleia Legislativa pode fazer para melhorar o tratamento dos pacientes. “Vamos indagar o Estado e o município de Teresina sobre o que é possível fazer”, acentuou.







Durvalino Leal -Alepi

Nenhum comentário:

Postar um comentário