terça-feira, 30 de maio de 2017

Audiência debate acesso ao tratamento do câncer


 



A Assembleia legislativa realiza Sessão solene hoje, às 10 horas, para debater as questões ao acesso e tratamento do câncer no Estado do Piauí. A proposta é do deputado Themístocles Filho (PMDB) presidente do Poder legislativo do Estado do Piauí. Deverão participar das discussões diversas autoridades do setor da saúde, convidadas para os debates sobre os problemas relacionadas ao acesso no tratamento do câncer.


Conforme as pesquisas o número de casos de câncer registrado no mundo tem aumentado o dobro em relação ao aumento da população mundial. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 1 em cada 10 mulheres com câncer de mama tem mais de 50 anos. Hoje, ele é o mais frequente entre mulheres do mundo inteiro: são 1,5 milhão de novos casos por ano.

No Brasil, são diagnosticados anualmente 50 mil novos casos. Só no Piauí, são tratados mais de 500 desses casos de câncer de mama e de 130 pessoas morrem anualmente por conta da doença. A população piauiense já foi alertada pelos profissionais para os cuidados e hábitos saudáveis para reduzir as chances de um câncer em 60 a 70% , porém não pode zerar o risco de ter a doença.
No Piauí, os mastologistas esses mesmos profissionais ressaltaram que “a chance de uma pessoa ter câncer de mama durante a vida é de 8 a 9%.Dos 500 casos diagnosticados por ano no Piauí, 85% são de câncer esporádico, e não tem nenhuma relação com a hereditariedade. Já os outros 15% são de pessoas que tem casos da doença na família.



Emerson Brandão -Alepi

Nenhum comentário:

Postar um comentário