sexta-feira, 16 de junho de 2017

Chefe de bando de roubo de carros é preso em Belém

Chefe de bando de roubo de carros é preso em Belém (Foto: Ricardo Amanajás)
Aos 45 anos, Fábio Condurú já tem 17 passagens pela Polícia Civil. Ontem ele foi capturado outra vez (Foto: Ricardo Amanajás)
Policiais civis da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) prenderam ontem em flagrante um dos maiores ladrões de carros de Belém. Fábio Alex da Silva Condurú, 45 anos, já tem uma trajetória de 24 anos no mundo do crime - em 1993, recebeu a 1ª das 17 passagens que já tem na Polícia. Há mais de 10 anos, tornou-se famoso pelo furto de automóveis, chegando a ser responsável por 70% das ocorrências da capital, de acordo com policiais civis.
Segundo informações do investigador Fernando Oliveira, o criminoso roubava de 5 a 10 carros por dia, atualmente. Ele tinha acabado de sair da prisão (em 10 de dezembro do ano passado, depois de pelo menos 5 anos na cadeia) e usava tornozeleira eletrônica, mas burlava a Justiça para cometer os assaltos.
Ele fazia o seguinte esquema: utilizando as habilidades que conseguiu na sua experiência prévia como chaveiro, Fábio conseguia abrir a tornozeleira e a deixava em casa, enquanto ia para a rua. Depois que roubava o primeiro carro, fazia “dublês idênticos” (imitações do veículo). Era o próprio assaltante que cuidava desde a feitura do vidro até a aplicação da placa e os adesivos das janelas. “Tudo ficava idêntico, impossível de um civil comum identificar”, destacou o investigador Oliveira. Com os carros “dublês”, Fábio cometia assaltos em residências.
A maioria dos carros postiços eram fantasiados de táxis, com taxímetro, placa e sinalização. As vítimas nem desconfiavam dos veículo quando se aproximavam das residências. Dessa maneira, entrava nas casas e roubava o que podia, inclusive outros veículos. Esses automóveis, novamente, eram clonados e a história se repetia. O esquema já seguia por meses na capital paraense e os alvos eram principalmente residências de classe média alta.
Fábio Condurú confessou todos os crimes. No detalhe, a tornozeleira eletrônica por ele usada (Foto: Ricardo Amanajás)

O CHEFE
O investigador Fernando Oliveira informa que as investigações começaram no dia 1º último, quando 2 parceiros de Fábio Condurú, Rodrigo Moraes da Silva e Fábio André Nogueira, idades não reveladas, foram presos. Ambos estavam praticando assaltos de veículos no mesmo esquema que Condurú, que era o chefe da quadrilha. “Eles se passavam por taxistas e abordavam as vítimas com essa estratégia. Seguindo denúncias, conseguimos chegar a Condurú”, explica o investigador Oliveira.
Fábio Condurú pode ser considerado expert no assunto. Suas cópias de veículos eram quase perfeitas. Ele aproveitava os conhecimentos que adquiriu quando trabalhou em uma concessionária de carros, muito tempo atrás. O acusado confessou todos os crimes na DRCO e agora espera a análise judicial. Responderá por diversas infrações, desde assalto à falsificação de documentos, quebra da lei do monitoramento eletrônico no regime de semiliberdade, dentre outras fraudes. Ele foi preso em flagrante na avenida Zacarias de Assunção, em Ananindeua, região metropolitana de Belém, e foi apresentado na DRCO por volta das 13h de ontem.
(Alice Martins Morais/Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário