sábado, 3 de junho de 2017

Lula não apoia eleição indireta, mas perguntou se Jobim queria ser candidato


Resultado de imagem para lula no congresso do pt 2017
Dois perdidos num partido sujo, diria Plínio Marcos
Deu no Estadão
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (2) que nem mesmo se o ex-ministro da Defesa Nelson Jobim for candidato em uma eleição indireta ao Palácio do Planalto apoiará o nome dele. Em reunião com 28 delegações estrangeiras que participam do 6º Congresso do PT como observadores, Lula afirmou que o partido está em campanha por eleições diretas para substituir o presidente Michel Temer. A portas fechadas, repetiu que não respaldará um processo no qual votem apenas deputados e senadores.
“Estão falando aí que, se o Jobim participar, eu não poderia ser contra, mas sou contra eleger qualquer candidato em eleição indireta, até mesmo ele”, disse Lula. “Prefiro perder dez eleições diretas a ganhar uma indireta.”
SONDAGEM – Nos últimos dias, porém, o ex-presidente pediu a um interlocutor que sondasse Jobim – ministro em seu governo e também no de Dilma Rousseff -, com o objetivo de verificar se ele tinha interesse em se candidatar em eventual Colégio Eleitoral, caso Temer seja deposto. O jornal O Estado de S. Paulo apurou que Lula recebeu resposta negativa.
Na reunião com os estrangeiros, Lula disse não entender o funcionamento dos mecanismos de colaboração entre a Justiça do Brasil e a dos Estados Unidos. “Como pode um empresário como o Joesley Batista fazer um acordo e ir morar nos Estados Unidos?”, protestou o ex-presidente. Na véspera, em discurso na abertura do 6º Congresso do PT, ao lado de Dilma, Lula havia chamado o dono da JBS de “canalha”.
Réu em cinco ações penais, três das quais no âmbito da Operação Lava Jato, o petista não foi questionado sobre as acusações de corrupção das quais é alvo, mas abordou espontaneamente o assunto ao dizer que “a única coisa” que pode oferecer aos partidos amigos é sua inocência.
CANDIDATO EM 2018 – Lula confirmou que será candidato em 2018 e avisou que, se for impedido pela Justiça, pretende rodar o Brasil para criar uma frente de partidos de esquerda junto com o PT.
Indagado por um dos estrangeiros sobre qual seria o programa de governo para um eventual terceiro mandato, o ex-presidente defendeu sua administração. “Nas eleições, não vamos falar apenas em passado, mas é o passado que nos dará base para falar sobre o futuro”, afirmou ele.
Na tentativa de obter apoio à campanha por Diretas Já, Lula conversou ontem (quinta-feira, dia 1º), em Brasília, com a cúpula da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Foi uma visita de cortesia, mas muito produtiva”, disse o presidente eleito do PT de São Paulo, Luiz Marinho, que acompanhou Lula e o ex-ministro Gilberto Carvalho no encontro.
A CNBB apoiou a greve geral de abril, emitiu nota criticando as reformas da lei trabalhista e da Previdência, mas tem mostrado resistência à “partidarização” do movimento por eleições diretas
PELAS DIRETAS – O 6º Congresso do PT vai aprovar resolução política na qual manifesta “posição inegociável pelas Diretas Já e contra o golpe dentro do golpe”. Apesar de ter a intenção de voltar ao Planalto, Lula pediu aos participantes do encontro que não lancem o nome dele agora, sob o argumento de que deseja ampliar a adesão à campanha por eleições diretas e não quer constranger outros aliados de esquerda.
“Não haverá lançamento oficial, mas a plenária deixará claro que nosso candidato será Lula. A própria Dilma disse isso ontem. Agora vamos para as ruas com a bandeira das Diretas Já, reforçando nossa relação com os movimentos sociais”, declarou o secretário-geral do PT, Romênio Pereira.
Embora o tema esteja na ordem do dia no debate do PT, Lula já admitiu em outras ocasiões, sob reserva, que a possibilidade de ocorrerem eleições diretas agora é remota. A bandeira serve, porém, para o PT calibrar o discurso de enfrentamento da crise e manter os militantes mobilizados contra Temer.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Como todos sabem, sonhar ainda não é proibido e o PT continua sonhando. O poeta Belchior ensinou que “viver é melhor que sonhar”, mas no caso de Lula e do PT, a realidade é adversa, é melhor sonhar, até porque infelizmente “ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais”. (C.N.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário