segunda-feira, 12 de junho de 2017

Professores e alunos ocupam praças de Timon e promovem atividades contra a Evasão Escolar


 04




15
A manhã do último sábado (10/06) foi especial nas praças da cidade de Timon. Alunos das escolas municipais ocuparam os espaços públicos para uma mobilização contra a evasão de crianças e adolescentes das salas de aula. Na Praça São José, por exemplo, estavam reunidos corpo docente e discentes da EMEF Vitorino D’ Assunção, Projeto Beija-Flor e EMEF Padre Fábio. A ação faz parte do plano de governo da Prefeitura de Timon, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que visa conscientizar estudantes, pais e demais responsáveis sobre importância de se combater a ausência dos jovens nas escolas.
06
Com diversas apresentações – como cânticos, leitura de cordel, paródias e outras – a manhã de atividades na praça foi um verdadeiro ato de mobilização social. Jouse Aguiar tem dois filhos matriculados na Escola José Sarney: Gabriel Cunha (13) e Mariana Cunha (11). Como mãe, ela acredita que os pais precisam participar da vida escolar de seus filhos. “Essa ação é um grande estímulo, pois antes não víamos ações assim acontecendo na cidade. Todos os dias, vou deixar e pegar meus filhos na escola, participo ativamente e cobro da instituição, também. Se a gente acompanhar a rotina de nossos filhos ficamos sabendo das dificuldades que eles têm”.


09
Investindo em melhorias nas estruturas físicas das escolas municipais, capacitando professores e por meio de ações pedagógicas, a Prefeitura de Timon tem lutado contra a problemática da evasão escolar. A secretária de educação do município, Dinair Veloso, esteve na Praça São José. “Parabenizo o trabalho dos professores, dos alunos e da comunidade, pois todos estão mobilizados em combater a ausência de jovens das escolas, que é o lugar deles”.
02
Cada escola municipal se mobilizou de alguma forma, seja ocupando praças ou até mesmo produzindo cartazes e indo às ruas em passeata contra a evasão. É o que fez a comunidade escolar da EMEF Nazaré Rodrigues. “Esta ação foi muito importante para os alunos, pois eles se envolveram na produção dos cartazes e faixas e levaram à população nossa mensagem. Eles incentivaram também outros alunos a voltarem para a escola. Foi um trabalho em conjunto, e tenho certeza que já vai criar essa consciência na cabeça deles”, disse a diretora adjunta da escola, Jocélia Feitosa. Hoje, 12 de Junho, a mobilização acontece na zona rural, nas sete escolas polo.
04
Uyara Assunção, coordenadora de Ensino Fundamental da SEMED, comentou: “Estamos pedindo que os pais vistam a camisa e lutem conosco. Infelizmente, percebemos a ausência da pessoa responsável pelo estudante. Esse trabalho de conscientização é muito difícil e quem luta diariamente contra a evasão são os professores”.( Assessoria )
17
16
14
13
05
04
03
03
01

Nenhum comentário:

Postar um comentário