segunda-feira, 12 de junho de 2017

Sessão solene faz homenagem a pessoa idosa vítima de violência


 




Quarta-feira, dia 14, a Assembleia Legislativa realiza sessão solene em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a pessoa idosa. A proposta é do deputado Henrique Rebelo (PT) e foi aprovada no último dia 10 de maio.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) busca conscientizar a sociedade em prol ao combate à violência contra idosos e disseminação do entendimento da violência como violação aos direitos humanos. O objetivo é garantir o envelhecimento de forma saudável.

No Brasil, a maioria da população passa por um crescimento das pessoas com mais de 60 anos – em especial o subgrupo de mais de 80 anos.

A violência contra a pessoa idosa não está relacionada apenas a agressão física. O descuido é caracterizado pela omissão dos familiares ou instituições responsáveis pelos cuidados e o desenvolvimento físico, da população a partir de 60 anos de idade.

As pesquisas mostram que os idosos são inseguros, empobrecidos, com dificuldades de locomoção, falta de educação e outros serviços. Pesquisa mais recente indicam que quem tem mais de 60 anos está numa faixa de 11,5% da população brasileira. Em 2050, serão 29%.

Atualmente, mais de 60% das pessoas acima de 60 anos vivem em países de baixa e média renda e em 2050, serão 80% segundo as estimativas.

Política – O Brasil aprovou a Política Nacional do Idoso em 1994 e o Estatuto do Idoso em 2003. Apesar de tudo, pouco foi feito. A satisfação com a segurança caiu de 51% para 28% .





Emerson Brandão /Assessoria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário