segunda-feira, 5 de junho de 2017

TIMON : Prefeitura e Estado realizam treinamento para teste rápido do diagnóstico do Calazar


 

1
O Laboratório Municipal de Timon, em parceria com a Regional de Saúde do Maranhão no município, está realizando um treinamento com profissionais de saúde para descentralizar a realização da coleta e do teste rápido para o diagnóstico da Leishmaniose visceral (Calazar). Essa união no combate à doença, através Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e com o apoio do Governo do Estado, vem oferecer mais celeridade no diagnóstico e tratamento do Calazar em âmbito primário, isto é na atenção básica.

Os municípios pertencentes à regional de Timon – Parnarama, São Francisco e Matões – também estão em fase de treinamento. No mês passado, os gestores de saúde dos municípios foram treinados, agora nessa fase haverá a multiplicação do treinamento para os demais profissionais da saúde.
842A1249
Daniele Coimbra, coordenadora do Laboratório Municipal de Timon, da Secretaria Municipal de Saúde, ressaltou a importância dessa fase que compreende em repassar aos profissionais da atenção básica os conhecimentos sobre o teste e falou sobre a distribuição dos kits para o teste. “Nesse primeiro momento, receberão os kits para o teste: Laboratório Municipal, UPA, Hospital Alarico Pacheco e Hospital do Parque Alvorada. Com o ordenamento do fluxo da realização dos testes, futuramente estaremos realizando também nas UBS.”

Graça Rodrigues, gestora da Regional de Saúde do Maranhão, em Timon, ressaltou que o município possui um excelente laboratório e que o mais importante desse treinamento é colocar em prática a descentralização do teste; poder realizá-lo e iniciar o tratamento na atenção básica. “Estamos capacitando os profissionais para que, no próprio leito, o diagnóstico seja feito e o tratamento realizado na própria unidade primária de atendimento. Isso vai ajudar muito no controle da doença em Timon e nos municípios da nossa regional”.
842A1252
Participaram do treinamento, além dos profissionais de saúde, representantes do Hospital do Parque Alvorada, Hospital Alarico Pacheco, assim como a coordenadora da vigilância no município, Clayrre Anne. O Bioquímico Leonardo Guedes foi o responsável pelo treinamento.

Causa e sintomas da leishmaniose: É causada pelo protozoário parasita leishmania que é transmitido pela picada de mosquitos infectados. O diagnóstico precoce é fundamental; além do diagnóstico clínico, o exame através do teste em laboratório também confirma a infecção. A realização rápida do teste é primordial para o início e eficácia no tratamento e cura.( Assessoria )
842A1258
842A1254
842A1262
842A1251
842A1233

Nenhum comentário:

Postar um comentário