quinta-feira, 6 de julho de 2017

20 pessoas capturadas em ação contra o tráfico


 

A operação da SSPDS aconteceu na 'Comunidade do Bica', localizada no município de Cascavel


policia
A Justiça expediu mandados de prisão e um mandado de busca e apreensão coletivo, em desfavor de suspeitos de tráfico de drogas na região ( FOTO: DIVULGAÇÃO/SSPDS )
Dezenove pessoas foram presas e um adolescente foi apreendido em uma operação conjunta, na 'Comunidade do Bica', no Município de Cascavel, na manhã de ontem. A Justiça expediu mandados de prisão e um mandado de busca e apreensão coletivo, em desfavor de suspeitos de tráfico de drogas na região.
De acordo com uma fonte da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Comunidade do Bica, que tem cerca de 150 a 200 residências, estaria dominada pelo tráfico. Os criminosos da região estariam vinculados com uma organização criminosa chamada 'Comando do Pôr do Sol', responsável pela distribuição de boa parte da droga que circulava em Cascavel.
As ações foram iniciadas pela manhã. Inicialmente, foi detido um homem, de identidade não divulgada, que seria o responsável por conceder informações aos suspeitos sobre a chegada da Polícia na comunidade. Após a primeira prisão, os policiais deram sequência ao cumprimento dos demais mandados.
Foi preso, em seguida, José Carlos Alves da Silva, conhecido como 'Babaia', considerado o líder do tráfico de drogas da comunidade. Além de José Carlos, cinco membros da família dele - o avô, o sogro, a namorada e outros dois parentes - também foram detidos. Na residência do suspeito, foram encontrados papelotes de crack.
Em outras residências foram apreendidas cocaína e maconha, de quantidades não divulgadas, além de aparelhos celulares e uma quantia em dinheiro equivalente a R$ 1.300. A operação contou com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense do Ceará (Pefoce) e com a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Durante as ações, ninguém ficou ferido.
Foram destacados cerca de 200 profissionais, distribuídos em cerca de 50 viaturas. Também esteve presente no local o secretário de segurança do Estado, André Costa. Em evento realizado na sede da SSPDS, horas após a operação, Costa reforçou a importância do cumprimento dos mandados. "A operação foi bastante exitosa. Nós esperamos que, com esses resultados e com essas pessoas presas, possamos acalmar e reduzir esse problema do tráfico", afirmou.
Continuação
O servidor contactado pela reportagem pontuou a dificuldade da Polícia em capturar os líderes do tráfico em outras ações, realizadas com contingente menor. "A comunidade tinha uma forma de agir recorrente: quando os policiais chegavam, os líderes ordenavam que as mulheres corressem para cima dos policiais, enquanto os adolescentes fugiam com as armas, drogas e o dinheiro. Dessa vez, nós conseguimos evitar essa ação", afirmou o policial.
Segundo o servidor, as investigações vão continuar e podem alcançar suspeitos residentes em outros municípios. "Foi uma pancada forte no tráfico, pela presença da gerência da Segurança do Estado na comunidade. Nas próximas semanas, tudo ficará mais tranquilo na região".
De acordo com a fonte, outras operações contra traficantes da região foram realizadas há cerca de um mês. No mês de junho último, uma operação da Polícia Civil, por meio da Delegacia Metropolitana de Cascavel, da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) e da Polícia Militar resultou na prisão de três homens, suspeitos de serem envolvidos com o tráfico de drogas.
Na situação, a 'Operação Vaqueiro' deteve Ítalo Nogueira Carvalho, Antônio Anderson Celestino Cunha e Jefferson Pereira, conhecido como 'Gegê', apontados como traficantes.
(Colaborou Fabrício Paiva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário