quinta-feira, 6 de julho de 2017

PTB pede que líderes substituam deputados que não querem apoiar Temer


Jovai, líder do PTB, está temendo derrota na CCJ
Cristiane JungblutO Globo
O líder do PTB na Câmara, deputado Jovair Arantes (GO), cobrou dos demais líderes do governo controle sobre os membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para evitar traições a Michel Temer e acelerar a análise da denúncia contra o presidente por corrupção passiva no escândalo da JBS.
“Os líderes do governo têm que se mostrar mais e têm que trocar mesmo os integrantes da CCJ, se for preciso – disse Jovair ao Globo. Ele foi relator do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff na Casa.
Um outro fiel aliado de Temer quer apressar a análise do processo por conta do recesso parlamentar. “O Rodrigo Maia vai acabar levando isso para agosto. Eu mesmo viajo no dia 15 e não volto” – reclamou.
MAIA SOB SUSPEITA – Alguns deputados da base aliada já avaliam que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, tem se comportado como alguém que poderá assumir em caso de afastamento de Temer. Ontem, ele não presidiu a sessão e passou boa parte do tempo cumprimentando deputados no meio do plenário.
Na CCJ, a batalha do governo será grande. Em caso de parecer a favor da denúncia, Temer terá que ter força na base para derrubá-lo. O presidente da comissão Rodrigo Pacheco (PMDB-MG) lembrou que, pelas regras, o parecer a ser apresentado pelo relator pode ser aprovado ou rejeitado. Em caso de rejeição, a CCJ nomeia um relator ad hoc para proferir o parecer do resultado.
“O parecer de um relator pode ser vencedor ou vencido na CCJ” – disse Pacheco, sintetizando a questão.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Está difícil garantir maioria para apoiar Temer na Comissão. Se o parecer for contra ele e passar na CCJ, vai dificultar a situação no plenário, que tem o poder de decisão. Muita água vai rolar debaixo dessa ponte para o futuroE muitos deputados serão cooptados. O leilão já começou. (C.N.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário