A Prefeitura de Timon e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) abriram oficialmente nesta quinta-feira (29) a XII Conferência Municipal de Assistência Social, na Fundação Cidadania. A realização do evento contou com a leitura e aprovação do Regimento Interno, palestra “A Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, com a assistente social Fátima Eugênio de Araújo Silva, além de apresentações culturais. O evento segue nesta sexta-feira (30) das 8h às 17h, na Fundação.
O objetivo principal do primeiro encontro foi somar conhecimentos acerca do sistema de garantias de direitos e sua importância para o fortalecimento do SUAS. Segundo a palestrante Fátima Silva, a realização da conferência é importante, pois é o momento de ouvir a comunidade. “Ela é fundamental porque dará um direcionamento e concretude para a política de assistência social, além de beneficiar as discussões voltadas para os usuários”.
Vale ressaltar que o evento é uma promoção do CMAS em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Timon (SEMDES). Num âmbito geral, a XII Conferência vem com o propósito de analisar, propor, deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.
“Por muito tempo, a Assistência Social foi considerada um assistencialismo, uma doação de cesta, por exemplo. Após a Lei Orgânica de Assistência Social (LOA), tornou-se uma política pública. A realização desse evento se faz bastante necessária porque é momento que a população informa ao poder público onde precisamos melhorar; a participação da sociedade civil organizada é a mais importante”, comentou a secretária de assistência social de Timon, Rosário Leal.( Assessoria )
Nenhum comentário:
Postar um comentário