sábado, 30 de junho de 2018
Policia procura assassinos de comerciante em São Luis
Fonte: JP
A Polícia está em busca dos assassinos do comerciante Cláudio Ribamar Araújo, de 44 anos. De acordo com informações, Cláudio e a esposa seguiam em uma motocicleta, na sexta-feira (22), em direção ao bairro da Liberdade quando foram abordados por três homens que estavam em um veículo Corsa Classic.
Um deles, armado, anunciou o assalto e pediu a chave. Após se apossar da motocicleta, sem o comerciante esboçar qualquer reação, o bandido disparou três vezes.
Cláudio foi socorrido e levado ao Socorrão onde ficou na UTI até essa quinta-feira (28) quando não resistiu e faleceu. O comerciante foi sepultado na tarde dessa sexta-feira (29) no cemitério Jardim da Paz, na Estrada de Ribamar.
De acordo com a polícia, câmeras de segurança da região estão sendo utilizadas para identificar e prender os assassinos.
TCE disponibiliza relação dos prefeitos e ex-prefeitos do Maranhão que estão com contas reprovadas
Desde o dia 20 deste que o procurador Regional Eleitoral, Pedro Henrique Castelo Branco, esteve na sede do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) em visita e na ocasião recebeu do presidente da instituição, conselheiro Caldas Furtado, a lista dos prefeitos e ex-prefeitos com contas reprovadas no Maranhão.
O TCE não tem poderes para decretar que estaria inelegível ou não por causa de contas reprovadas, mas auxilia a Justiça Eleitoral quando fornece dados concretos sobre a situação de cada gestor. Confira abaixo a lista dos estão em situação irregular:
1 – Afonso Cunha – prefeito José Leane de Pinho Jorge
2 – Água Doce do Maranhão – prefeito Antonio José Silva Rocha
3 – Alto Alegre do Pindaré – prefeito Francisco Gomes da Silva
4 – Apicum Açu – prefeito Sebastião Lopes Monteior
5 – Araguanã – prefeito Márcio Regino Weba
6 – Araioses – prefeito Valéria Cristina Leal
7 – Arari – prefeito Leão Santos Neto
8 – Bacuri – prefeito José Baldoino Silva
9 – Benedito Leite – prefeito Raimundo Coelho Júnior e prefeito Laureano Silva Barros
10 – Bom Jardim – prefeito Lidiane Leite
11 – Bom Jesus das Selvas – prefeito Cristiane Campos Damião
12 – Brejo de Areia – prefeito Ludmila Almeida
13 – Cajapió – prefeito Raimundo Nonato Silva
14 – Central do Maranhão – prefeito Iran Monteiro Costa
15 – Centro Novo do Maranhão – prefeito Arnobio Rodrigues
16 – Dom Pedro – prefeito Maria Arlene Barros
17 – Governador Archer – prefeito Jakson Valério
18 – Governador Edison Lobão – prefeito Evando Lima
19 – Governador Luiz Rocha – prefeito Francisco Feitosa
20 – Governador Newton Belo – prefeito Leula Brandão
21 – Graça Aranha – prefeito Edvânia Pessoa
22 – Grajaú – prefeito Mercial Lima
23 – Icatu – prefeito Juarez Lima
24 – Igarapé do Meio – prefeito José Carlos Filho
25 – Lago Verde – prefeito Olivar Lopes Melo
26 – Lajeado Novo – prefeito Edson Francisco Santos
27 – Luis Domingues – prefeito José Fernando Sodré
28 – Maracaçumé – prefeito José Francisco Oliveira
29 – Marajá do Sena – prefeito Manoel Edivan Costa
30 – Montes Altos – prefeito Valdivino Rocha Silva
31 – Nina Rodrigues – prefeito José de Ribamar Cruz
32 – Nova Colinas – prefeito Elano Martins Coelho
33 – Nova Olinda do Maranhão – prefeito Marlon Vale Cutrim
34 – Paço do Lumiar – prefeito Bia Aroso
35 – Peritoró – prefeito Agamenon Milhomem
36 – Pinheiro – prefeito Arlindo Silva
37 – Porto Franco – prefeito Aderson Marinho Filho
38 – Presidente Juscelino – prefeito Afonso Célio Alves
39 – Presidente Sarney – prefeito Edison Moraes Silva
40 – Presidente Vargas – prefeito Luiz Gonzaga
41 – Santa Helena – prefeito João Jorge Weba
42 – Santa Luzia do Paruá – prefeito José Ferraz
43 – Santana do Maranhão – prefeito Francisca Valentin
44 – Santo Amaro – prefeito Francisco Lisboa e prefeito Mauris Rocha
45 – São Bento – prefeito Carlos Alberto Pereira
46 – São Domingos do Azeitão – prefeito Sebastião Barros
47 – São Francisco do Brejão – prefeito Alexandre Araújo
48 – São Francisco do Maranhão – prefeito Valdivino Nepomuceno
49 – São João Batista – prefeito Amarildo Costa e prefeito Fabrício Costa Júnior
50 – São João do Paraíso – prefeito Evaires Martins do Vale
51 – São João dos Basílios – prefeito João da Cruz Ferreira e prefeito Francisco Walter Sousa
52 – São Vicente de Ferrer – prefeito João Batista Freitas e prefeito Maria Raimundo Araújo
53 – Serrano do Maranhão – prefeito Maurício Rocha e prefeito Vagno Pereira
54 – Sucupira do Riachão – prefeito Gilzania Ribeiro
55 – Trizidela do Vale – prefeito Jânio de Sousa Freitas
56 – Turilândia – prefeito Domingos Sávio Fonseca
57 – Viana – prefeito Rivalmar Luis Gonçalves e prefeito Benito Coelho Filho
58 – Vila Nova dos Martírios – prefeito Wellington Sousa
( Do Blog do Luis Cardoso )
Acordo entre Temer e Lula fortalece a ofensiva em massa contra a Lava Jato
Carlos Newton
A grande indagação do momento e saber de onde provém a atual campanha contra a Lava Jato, a mais poderosa ofensiva já desfechada desde 2014, quando teve início a operação da força-tarefa formada pela Polícia Federal e pela Procuradoria-Geral da República, com apoio dos auditores da Receita. De repente, é como se um furacão varresse a Praça dos Três Poderes, com ataques simultâneos à Lava Jato, desfechados por autoridades de diferentes procedências. Para quem acredita em coincidência ou conjunção astral, é um prato feito, mas está claro que se trata de ofensiva bem estruturada, com planejamento nos mínimos detalhes.
Na grande imprensa, por exemplo, está em curso uma campanha visando a desmoralizar o juiz Sérgio Moro, através de um patrulhamento implacável, que tenta distorcer tudo o que ele faz ou declara. Ao mesmo tempo, os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Marco Aurélio Mello transformam o Supremo numa sucursal da OAB, dedicada a libertar – a qualquer custo – criminosos de longo curso e caixa alta, apanhados pela Lava Jato.
TEMER E LULA – Essa espetacular ofensiva só está sendo desfechada porque Lula e o presidente Michel Temer conseguiram chegar a um acordo de sobrevivência, que vinha sendo costurado desde o ano passado, quando se vislumbrou a possibilidade real de prisão de Lula e a apresentação da terceira denúncia contra Temer.
E cada um mobilizou suas tropas pelo objetivo conjunto. Foi para viabilizar o acordo Lula/Temer que Gilmar Mendes mudou de opinião sobre a segunda instância e se incorporou ao esforço de Lewandowski e Toffoli no Supremo.
No final de novembro, para fechar as negociações em nome de Lula, Toffoli fez uma visita a Temer, de caráter sigiloso e fora da agenda. Apanhado em flagrante, alegou que foi uma “coincidência” ter se encontrado com Temer às vésperas da sessão em que o Supremo voltaria a discutir a limitação do foro privilegiado, quando ele pediu vista e sentou sobre o processo.
MAIS COINCIDÊNCIA – Agora, Toffoli vai dizer que é mera “coincidência” a iniciativa da Segunda Turma do Supremo, que arrancou a máscara, rasgou a fantasia e assumiu por inteiro seu papel no movimento para destruir a Lava Jato.
Também terá sido “coincidência” o jantar oferecido a Temer na quinta-feira passada, dia 21, pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, com a participação especial do senador Aécio Neves, para discutir o sexo dos anjos, quer dizer, a sucessão presidencial. Por coincidência, os três estão citados na delação da Odebrecht e precisam aprovar a sonhada anistia aos políticos, a pretexto de “descriminalizar” a política e preservar a democracia, conforme o jurista Jorge Béja anteviu aqui na Tribuna e depois o jornalista Merval Pereira confirmou em O Globo.
###
P.S. 1 – Usando a “tese” criada por Toffoli para libertar Dirceu, Lula e quem mais tiver sido condenado em segunda instância, podemos dizer que há “plausibilidade’ neste acordo secreto entre as cúpulas de PT e MDB, com apoio do PSDB e de muitos outros partidos que se envolveram em corrupção. E tudo isso não tem nada a ver com as eleições, é só uma questão de sobrevivência político-criminal. A Lava Jato que se cuide.
P.S. 1 – Usando a “tese” criada por Toffoli para libertar Dirceu, Lula e quem mais tiver sido condenado em segunda instância, podemos dizer que há “plausibilidade’ neste acordo secreto entre as cúpulas de PT e MDB, com apoio do PSDB e de muitos outros partidos que se envolveram em corrupção. E tudo isso não tem nada a ver com as eleições, é só uma questão de sobrevivência político-criminal. A Lava Jato que se cuide.
P.S.2 – Mas você pode fazer como Belchior e até dizer que eu estou por fora, estou inventando, porque realmente não acredito em coincidências… (C.N.)
Ciro Gomes responde aos ataques e pede confiança aos investidores
Deu na Folha
O ex-ministro Ciro Gomes, pré-candidato do PDT à Presidência da República, disse que não haverá surpresas em seu governo se for eleito e pediu confiança a um grupo de investidores e analistas do mercado financeiro com que se reuniu a portas fechadas nesta quinta-feira (28).
“O que eu quero é a confiança de vocês, não precisam gostar de mim”, afirmou Ciro, de acordo com o relato de um participante do encontro. Organizado pela corretora XP Investimentos, o evento pôs o presidenciável em contato com 70 clientes da empresa durante duas horas e meia.
GARGALHADAS – Num esforço para desfazer a imagem criada por seu temperamento explosivo, Ciro disse não se reconhecer no retrato que os jornais costumam fazer dele e arrancou gargalhadas da plateia com piadas em pelo menos quatro momentos. No fim, cumprimentou todos um a um ao se despedir.
Ele apresentou as linhas gerais de sua plataforma de campanha, destacando como prioridades o ajuste das contas do governo federal, a recuperação da sua capacidade de investimento e a redução do elevado grau de endividamento das famílias e das empresas.
Ciro defendeu o aumento dos tributos cobrados sobre heranças, lucros e dividendos das empresas, e sugeriu a criação de um imposto sobre movimentações financeiras, nos moldes da antiga CPMF, além da redução de subsídios.
ORÇAMENTO – Sem oferecer detalhes, disse que todas as despesas do governo serão revistas e reafirmou linhas gerais de sua proposta de reforma da Previdência, como a criação de um sistema de capitalização, baseado em contas individuais.
Segundo outro participante do encontro, o presidenciável afirmou aos investidores que pretende ganhar sua confiança dizendo sempre com clareza o que pretende fazer se vencer a eleição de outubro.
Na saída, Ciro disse aos jornalistas que recebeu R$ 30 mil da XP pela participação no evento. “Tenho que pagar o gim das crianças”, brincou. “Quando a candidatura for homologada, aí evidentemente eu suspendo [as palestras]”.
VIROU ALVO – Nesta semana, Ciro virou alvo de vídeos produzidos por dois adversários. O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) o criticou por ter trocado de partido várias vezes, e o ex-ministro Henrique Meirelles (MDB) pôs no ar uma cena em que ele grita que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “é um merda”.
Ciro também tem despertado ceticismo entre investidores por causa de suas propostas. Há dúvidas sobre a capacidade de sustentar seu plano para a Previdência sem que a dívida pública exploda. Numa entrevista recente, ele defendeu a expropriação de campos de petróleo cujos direitos de exploração foram concedidos a empresas estrangeiras.
No encontro com os clientes da XP, o presidenciável defendeu genericamente o respeito aos contratos, afirmou que a política de preços da Petrobras precisa ser repensada e disse que as empresas estatais terão metas de eficiência fixadas pelo governo federal.
ALIANÇAS – Ciro disse que está perto de fechar uma aliança com o PSB e que tem conversado com o PP, o DEM e o Solidariedade, mas que nada será definido antes de meados de julho.
Após o evento, ele disse aos jornalistas que pedirá desculpas aos líderes do DEM que tiverem considerado ofensivo o comentário que ele fez sobre o vereador Fernando Holiday, que chamou de “capitãozinho do mato” numa entrevista.
Holiday, que é negro, afirmou que vai processar Ciro. “Falei ao [presidente nacional do DEM] ACM Neto: faça uma lista de quem você acha que eu preciso ligar, que eu ligo, sem problemas”, disse Ciro.
Gilmar tem ataque de bom senso e também recusa liminar que libertaria Lula
Daniel GullinoO Globo
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta sexta-feira uma ação apresentada pelo PT e pelo PCdoB contra a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia. Os partidos alegaram que Cármen se omitiu ao não ter pautado para julgamento em plenário três ações que questionam a legalidade das prisões de condenados em segunda instância, e pediram uma liminar para impedir as ordens de prisão de réus que ainda têm o direito de recorrer a outras instâncias do Judiciário.
Caso Gilmar concedesse a liminar, um dos beneficiários seria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso desde abril, após ter sido condenado a 12 anos e um mês de prisão, por corurpção passiva e lavagem de dinheiro, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).
SEM OMISSÃO – Entretanto, Gilmar — que é contra a prisão em segunda instância — considerou que não há “omissão grave e relevante da Presidência do STF, ensejando ameaça a preceitos fundamentais” e rejeitou a solicitação dos partidos.
De acordo com o ministro, apesar da questão ser relevante, é a presidente do tribunal que tem o poder determinar a pauta de julgamentos. Além disso, o ministro ressaltou que a ação foi liberada para julgamento há apenas dois meses, tempo considerado “exíguo”.
Gilmar Mendes também destacou que o tema já foi debatido cinco vezes no STF desde 2016 e que, por isso, “não se trata de questão ainda não discutida, a merecer uma solução primeira e urgente”. O ministro ainda disse que casos concretos continuam sendo analisados, e que diversas decisões permitiram que condenados em segunda instância recorram em liberdade.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Depois que os tucanos começaram a ser processados, Gilmar mudou de idéia e passou a recusar a prisão após segunda instância, jurisprudência que tirou o Brasil da idade das trevas na punição à criminalidade. Ele mudou de idéia, mas não é maluco de assumir sozinho a decisão de soltar Lula. A decisão dele foi a segunda derrota que Lula sofreu no STF nesta sexta-feira. Mais cedo, o ministro Alexandre de Moraes negou um pedido de liberdade apresentado pela defesa do ex-presidente. E o recesso judiciário começou com o céu mais limpo. (C.N.)
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Depois que os tucanos começaram a ser processados, Gilmar mudou de idéia e passou a recusar a prisão após segunda instância, jurisprudência que tirou o Brasil da idade das trevas na punição à criminalidade. Ele mudou de idéia, mas não é maluco de assumir sozinho a decisão de soltar Lula. A decisão dele foi a segunda derrota que Lula sofreu no STF nesta sexta-feira. Mais cedo, o ministro Alexandre de Moraes negou um pedido de liberdade apresentado pela defesa do ex-presidente. E o recesso judiciário começou com o céu mais limpo. (C.N.)
Casal é incendiado dentro de casa e um deles corre risco de vida
Policiais militares se depararam com uma situação difícil e alarmante. Quando foram chamados para uma ocorrência de agressão no bairro Ilhotas, próximo ao quartel do Comando Geral, da Polícia Militar, que fica na zona sul de Teresina, enquanto se deslocavam para o local viram uma casa pegando fogo no bairro Piçarra.
O sargento Luis, da Policia Militar, afirmou que a ocorrência foi às 4h30 da madrugada. Uma mulher estava e o marido, que moram próximo ao Mercado da Piçarra, estavam dentro dela. O seu irmão, que sofre transtornos mentais jogou querosene no casal, ateou fogo e trancou as portas da residência do lado de fora com cadeado. “Foi uma das piores ocorrências que eu peguei em todos os tempos da minha carreira”, declarou o sargento Luís.
A porta da residência é de aço e o casal sofreu queimaduras de terceiro grau. O Corpo de Bombeiro foi acionado, apagou o fogo e resgatou o casal. O Samu levou-os para atendimento no Setor de Queimados, no Hospital de Urgências de Teresina. “A agonia foi muito grande. Nós tentamos abrir o portão com as mão, mas estava muito quente e não podíamos nos aproximar. Não tínhamos condição de abrir a porta, até que o Corpo de Bombeiros chegou, arrombou a porta e tirou os dois”, falou o sargento.
Assessoria de Comunicação do HUT informou que o os dois queimados chegaram no hospital às 5h da manhã deste sábado. Um dos queimados, Carla Pereira de Abreu, de 25 anos, está com 50% do corpo queimado com queimadura de primeiro e segundo graus atingido mais o tórax, pernas e braços. Ela está consciente, orientada, falando, com saúde estável. Se encontra na Unidade de Terapia de Queimados do HUT. O outro queimado é Luiz Pereira Gonzaga, de 54 anos, que está com 80% do corpo atingido por queimaduras. Ele foi deslocado e está na UTI com queimaduras de 1 e 2 graus com estado gravíssimo de saúde, mas estável.
Homem é assassinado com vários tiros em João Lisboa
Ricardo Rodrigues Miranda foi alvejado com pelo menos nove disparos de pistola.
ANGRA NASCIMENTO / IMIRANTE IMPERATRIZ
O crime foi praticado em frente ao campo de futebol, no bairro Patrocínio. (Foto: Reprodução)
JOÃO LISBOA – Um homem, identificado como Ricardo Rodrigues Miranda, foi assassinado na noite dessa quinta-feira (28), com vários tiros, em João Lisboa, interior do Maranhão. Segundo a polícia, foram pelo menos nove tiros, aparentemente de pistola.
O crime foi praticado em frente ao campo de futebol, no bairro Patrocínio. Os suspeitos, após cometem o crime, fugiram. A Polícia Civil está investigando para descobrir a autoria e motivação.
Assassinato de três pessoas em arraiá de São João do Sóter abala a cidade
Irmão do ex-prefeito, um vereador e mais um homem foram mortos a tiros no São João do Sóter
Vereador Totonho, Cícero Rocha e Júnior do Nasa
Foi uma madrugada sangrenta durante o festejo junino no município de São João do Sóter (MA), neste sábado (30). Três homens foram mortos a tiros. Eles foram identificados como o ex-vereador e atual secretário de cultura do município, Cicero Rocha, o vereador Totonho e um homem identificado como Júnior do Nasa.
O acusado de cometer os assassinatos quase foi linchado pela população. Ele foi encaminhado para a UPA em Caxias, onde está sob observação médica.
Segundo as primeiras informações, os assassinatos ocorreram no arraial patrocinado pela Prefeitura de São João do Sóter, após uma confusão generalizada por conta de um paredão de som.
Cicero Rocha era irmão do ex-prefeito daquele município, Clodomir Rocha. O vereador Totonho era comerciante, tinha 46 anos de idade.
Portal Sinal Verde
Roseana Sarney anuncia visita a 11 municípios na próxima semana
A ex-governadora Roseana Sarney (MDB), voltará a percorrer municípios maranhenses nos próximos dias. A partir de terça-feira (3), a emedebista vai a Lago do Junco e Lago da Pedra, quarta-feira (4), visita Lago dos Rodrigues, Igarapé Grande, Bernardo do Mearim, Pedreiras, Trizidela e Lima Campos. A programação será encerrada na quinta-feira (5), Timon, Caxias e Codó.
Vai ser mais uma rodada de Roseana Sarney pelos municípios maranhenses, a primeira foi realizada em março, a segunda há duas semanas na região da Baixada Maranhense.
Existe uma expectativa que Roseana seja acompanhada por Sarney Filho e Edison Lobão, os seus pré-candidatos ao Senado Federal.( Do Blog do Diego Emir )
Carolina protesta contra aumento abusivo na taxa de iluminação pública
Em sessão que ninguém olhou ou muita reservada, vereadores que apoiam a Prefeitura de Carolina aprovaram um aumento absurdo nas contas da taxa de iluminação pública. Não tiveram nem a consideração de levar em conta que a maioria das ruas e avenidas quando tem postes com lâmpadas, funciona de forma precária. Revoltada, a população reagiu com protestos e aguarda uma audiência pública para tratar do assunto.
Em termos proporcionais, Carolina no Maranhão passou a ter a mais alta taxa de iluminação pública do país sem fornecer a energia que o povo paga. O Ministério Público daquela cidade precisa acordar e pedir para a Justiça barrar o abuso, sob pena da população tomar medidas mais enérgicas para coibir o abuso.
O prefeito de Carolina, o médico Erivelton,, quem tramou o aumento para aumentar as receitas municipais e sem nenhuma contrapartida em ações públicas, já foi notificado da audiência e a população aguarda que ele vá se explicar.
Confira abaixo o movimento de protesto realizado no última dia 26 em Carolina:
( Do Blog do Luis Cardoso )
MPF pede à Justiça Federal afastamento da direção do HU
O Ministério Público Federal (MPF) no Piauí solicitou à Justiça Federal – em liminar - o imediato afastamento da atual Direção do Hospital Universitário/PI/Ebserh e a notificação da Fundação Municipal de Saúde, após a constatação do subaproveitamento do hospital, comprovado em sucessivas auditorias do Denasus, realizada nos três últimos anos.
Na última auditoria, executada entre 2017 e 2018, ficou constatada - mesmo após sucessivas recomendações, reuniões e audiências - a subutilização do hospital e irregularidades na gestão da atual Direção. O relatório aponta que o número de exames ofertados pelo HU continua muito inferior ao número de exames estabelecidos na Ficha de Programação Orçamentária (FPO) e que o número de pacientes atendidos continua sendo bastante inferior ao número de pacientes agendados pelo Gestor do SUS.
Em anos anteriores, os auditores já tinham constatado que a Ebserh não cumpriu com as metas estipuladas no contrato de gestão com a Secretaria Municipal de Saúde de Teresina e que existe restrição do perfil assistencial de pacientes para atendimentos de média e baixa complexidade, caracterizando perfil similar ao já fornecido pela rede hospitalar municipal.
Os técnicos também constataram divergências entre as informações prestadas pela Direção e a realidade fática do hospital. Embora tenha informado o cumprimento do cronograma de atividades, verificou-se que existem serviços parados por falta de materiais e insumos. Esse fato, na avaliação do MPF, é muito grave pois revela a intenção da gestão de esconder a verdadeira situação do hospital.
Em outro ponto da auditoria, fica destacado o fato de a Direção desconhecer a legislação do SUS e tentar distorcer os fatos apresentados pelos auditores. Para eles, “o que falta ao SUS é o controle, bons gerentes e bons gestores, e de nada adianta colocar mais dinheiro na saúde se não se profissionalizar a gestão”. No relatório, o HU/PI é citado como exemplo e prova demá gestão.
Para o procurador da República Kelston Lages, o HU não pode se tornar o equivalente a um grande hospital de bairro, como ressaltaram os auditores. “Precisamos evoluir e muito a atenção de média e alta complexidade, pois os números de produtividade são pífios e se repetem. Os auditores constataram mais uma vez que o problema não está na falta de dinheiro e sim na gestão, apesar das diversas reuniões e alertas por parte do MPF”, frisa.
Para o procurador da República Kelston Lages, o HU não pode se tornar o equivalente a um grande hospital de bairro, como ressaltaram os auditores. “Precisamos evoluir e muito a atenção de média e alta complexidade, pois os números de produtividade são pífios e se repetem. Os auditores constataram mais uma vez que o problema não está na falta de dinheiro e sim na gestão, apesar das diversas reuniões e alertas por parte do MPF”, frisa.
Kelston Lages destaca que foram feitas várias tentativas buscando evitar essa medida de afastar a Direção, que, na sua avaliação, é dura, porém necessária. O procurador não descarta a possibilidade de pedir a anulação do contrato do HU com a Ebserh, caso a realidade apresentada pelo Denasus não se modifique.
Pedidos – Além do afastamento da Direção, o procurador da República Kelston Lages pediu à Justiça Federal que seja fixado o prazo de 30 dias, ou outro que o juízo entender mais pertinente, para que o novo gestor do HU/PI/UFPI, e o gestor do Município de Teresina e da Fundação Municipal de Saúde, cumpram as recomendações dos auditores federais do Denasus apontados pelo relatório de auditória nº 17905, notadamente, as não conformes e conformes parcialmente, elencadas no corpo da ação, sob pena de multa diária pessoal ao novo gestor por descumprimento, a ser arbitrada pelo juízo.
Ele solicita, também, que a Fundação Municipal de Saúde seja notificada, na pessoa do presidente , para que o mesmo apresente imediatamente as informações não fornecidas, porém requeridas pela auditoria do Denasus referentes à lista de pacientes que estão em fila de espera para consulta/realização de exames, conforme constatação nº 504256, sob pena de multa diária.
Ação Civil Pública - O pedido ocorreu nos autos da ação civil pública, Processo n° 14183-14.2015.4.01.4000, ajuizada pelo MPF em 2015 - contra o Hospital Universitário, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e a Fundação Municipal de Saúde do Município de Teresina, bem como seus respectivos representantes – para ajustar o funcionamento do Hospital à legislação e às necessidades da população piauiense. A ação tramita na 5ª Vara da Justiça Federal do Piauí.
Fonte: MPF
Suspeito com apelido de "Neymar" é preso por homicídio no Piauí
Ele tem apelido de craque da seleção brasileira, mas estava sendo procurado pela Polícia Civil apontado como o autor da morte de Bianca de Jesus Sousa, em março deste ano.
Clemilson da Conceição Rodrigues, vulgo Neymar, 23 anos, não nega a acusação e diz que agiu em legítima defesa. Na manhã desta sexta-feira (29), o suspeito foi preso após um novo ataque: furtos e roubos na zona Sul da Capital.
"Ele e mais outros elementos estavam praticando uma série de furtos e roubos na Vila Palitolandia, Vila Irmã Dulce e Teresina Sul. Agiam com violência e chegavam a amarrar as vítimas. Estávamos procurando ele por esses crime e descobrimos que ele tinha um mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado", disse o delegado Miguel Vicente, titular do 23° DP.
Neymar nega as acusações de furtos e roubos. Sobre a morte de Bianca, ele se defende e diz que a vítima tentou matá-lo.
"Eu comprei droga dela, acho que R$ 200 e não tinha como pagar. Daí ela tentou me matar, ainda me furou e eu furei ela para não morrer", disse o suspeito.
Em relação ao apelido de craque da seleção, ele disse que foi dado pelos amigos quando era jogador do Tiradentes. No entanto, a semelhança [ainda que distante] com atleta Neymar fica por conta do corte de cabelo, que lembra o visual do craque quando era jogador do Santos.
Graciane Sousa
cidadeverde.c
cidadeverde.c
Bandidos explodem carro-forte em Jaicos
Fotos: Cidades na Net
Um grupo de homens armados abordou e roubou um carro forte na rodovia BR-407, na manhã desta sexta-feira (29). Os suspeitos abordaram o veículo da seguradora próximo ao município de Jaicós e andavam em dois veículos.
Segundo o Coordenador Geral de Operações da Polícia Militar, Coronel Márcio Oliveira, o grupo abordou o carro-forte com tiros de arma de grosso calibre. No local foram encontradas cápsulas de armas calibre 762. A polícia analisa se houve uso de arma calibre .50, que é capaz de furar a blindagem de veículos de segurança.
“Eles utilizaram arma de grosso calibre e os seguranças fugiram do veículo. Só a perícia dirá com precisão quanto foi levado em dinheiro e quais armamentos foram utilizados”, disse o Coordenador Geral de Operações, Coronel Márcio.
Policiais de Jaicós, Picos e Fronteiras foram acionados para as diligências. Coronel Márcio explica que a suspeita é que o bando tenha entre 6 e 8 homens que agiram em dois carros. Um dos veículos foi queimado em uma estrada vicinal no município de Jaicós. O carro-forte saía de Picos com destino a Jaicós e teve a cabine praticamente destruída pelo uso de explosivos por parte dos suspeitos.
“Ainda estamos buscando mais informações, mas os policiais da região estão em diligência na área”, explica Márcio.
Antes de realizar o roubo ao carro-forte, os suspeitos tentaram roubar um carro de um advogado de Jaicós na rodovia. Segundo o Delegado de Polícia Civil de Jaicós, Miguel Carneiro Correia, os suspeitos fizeram sinal para que o advogado parasse, mas ele conseguiu fugir de volta para a cidade. O homem relatou que viu dois dos integrantes do grupo.
“Ele seguia no sentido Picos e mesmo com os tiros conseguiu fugir fazendo o retorno na rodovia. Eram homens altos, fortes com armas longas vestindo preto”, descreveu o delegado.
Um dos vigilantes ficou ferido na ação, mas o delegado não soube informar o estado de saúde da vítima. A perícia esteve no local na tentativa de encontrar pistas que possam levar aos suspeitos, que fugiram por uma estrada vicinal de Jaicós, onde queimaram um veículo modelo Volkswagen Fox. A polícia segue em diligências para tentar capturar os suspeitos.
Rodrigo Antunes
cidadeverde.
Assinar:
Postagens (Atom)