Para marcar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado no dia 28 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde de Timon (SEMS), por meio da Vigilância em Saúde/ Epidemiológica (coordenações das Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST e AIDS), realizou ações voltadas às datas.
A primeira ocorreu na Penitenciária Regional de Timon, localizada no povoado Maracujá, onde os profissionais em saúde realizaram testes rápido, palestras e distribuição de folders. A segunda ação foi uma panfletagem educativa na Ponte Metálica, que contou com a participação das áreas técnicas do Departamento de Vigilância em Saúde.
O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais tem como objetivo atrair atenção para o tema e incentivar o diálogo, principalmente no campo da saúde pública. A criação de novas políticas públicas e a eficiência das que já existem garantem acesso universal ao tratamento e prevenção dessas doenças.
Sobre a Hepatite
Os sinas e sintomas das hepatites virais (B e C) são: febre, vômitos, mal-estar, dor abdominal, enjoo/náuseas, perda de apetite, urina escura (cor de coca-cola), icterícia (olhos e pele amarelados), fezes esbranquiçadas.
Para se prevenir, a pessoa deve lavar as mãos, após ir ao banheiro, trocar fraldas e, antes de comer ou preparar alimentos, lavar bem os alimentos que são servidos crus; vacinar-se contra a hepatite B (três doses); usar camisinha nas relações sexuais; exigir material esterilizado e descartável; não compartilhar escovas de dente, lâminas de barbear ou depilar, entre outras formas de prevenção.
Os indivíduos com infecção crônica funcionam como reservatórios dos respectivos vírus, tendo importância epidemiológica, por serem os principais responsáveis pela perpetuação da transmissão.( Assessoria )
Nenhum comentário:
Postar um comentário