O empreender para a economia e para a sociedade é de grande relevância, pois resulta no crescimento econômico e na geração de emprego e renda. Alinhado a isso, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES) firmou uma nova parceria com o Sebrae para trabalhar a educação empreendedora com os beneficiários e usuários dos CRAS ligados à SEMDES.
Os CRAS já desenvolvem oficinas que trabalham com a qualificação de mão de obra e inclusão produtiva. A diretora da proteção social Básica, Ednalva Luz, explica que um dos projetos realizado é o “Coisas Nossas”, onde as usuárias produzem diversos artigos com materiais de fácil acesso e já passam a gerar sua renda, mas não possuem nenhuma noção de empreendedorismo, então o Sebrae entrará com essa complementação.
O gerente da unidade regional de Caxias do Sebrae, Cesar Viegas, fala que o objetivo dessa parceria é unir as forças e formalizar os usuários que já produzem e trabalham com vendas; ele explica que no desenvolver dos cursos eles irão perceber que têm a possibilidade de montar um negócio e ter seu autossustento na empresa onde é o próprio dono.
“O Sebrae vai trabalhar dando orientações e falando a possibilidade de eles serem empreendedores. Muitas vezes, a pessoa produz ou vende seu produto, mas não sabe fazer uma gestão de estoque, não sabe fazer um controle de custos, formar o preço do produto, não tem CNPJ ou não sabe emitir nota fiscal”, complementa Cesar.
O próximo passo agora é planejar e organizar, pois o Sebrae já tem um equipe disponível para a formação empreendedora desses usuários. Será feito um planejamento junto às coordenadoras dos cinco CRAS de Timon para alinhar as atividades já desenvolvidas, e o Sebrae vai contribuir por meio de minicursos, oficinas e consultorias.(Assessoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário