A Equipe 24 da Estratégia Saúde da Família (ESF) levou à Escola Urbano Martins uma palestra sobre leishmaniose visceral, uma doença endêmica transmitida entre animais e humanos. O objetivo da ação é trabalhar, no município, atividades educativas para estudantes de escolas municipais.
“Palestras são importantes para informar a população sobres as doenças e as medidas de prevenção. Pois cada ser humano deve ser responsável pelo cuidado com sua saúde e nós, profissionais da área, nos tornamos multiplicadores dessas informações”, disse Clemilda Rodrigues, enfermeira da ESF 24.
“As crianças são disseminadoras de conhecimento, então acreditamos que esse é o melhor caminho para a conscientização do controle e prevenção de doenças como estas. Nossas equipes estão de parabéns”, falou o secretário de Saúde, Marcio Sá.
Leishmaniose Visceral é uma doença sistêmica, que acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado e baço, e é transmitida pelo mosquito-palha, porém, o principal hospedeiro urbano é o cão doméstico. Entre humanos, principais vítimas são crianças de até dez anos, idosos e pessoas com baixa imunidade. Os sintomas são: emagrecimento, febre baixa e aumento do baço e do fígado(Assessoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário