sábado, 1 de dezembro de 2018

Horta medicinal será usada para tratamento natural em UBS

  • horta8.jpgOlivia Dias
  • horta7.jpgOlivia Dias
  • horta6.jpgOlivia Dias
  • horta5.jpgOlivia Dias
  • horta4.jpgOlivia Dias
  • horta3.jpgOlivia Dias
  • horta2.jpgOlivia Dias
  • horta1.jpgOlivia Dias
Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.Ouça este conteúdo0:00100%
A horta comunitária da Unidade Básica de Saúde Dr. Evaldo Pereira, localizada no bairro Nova Brasília, foi reinaugurada nesta sexta-feira (30). O projeto de revitalização foi uma iniciativa das alunas do 8º período do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, em parceria com as equipes da UBS e da comunidade. 
As plantas medicinais e fitoterapia popular fazem parte das Práticas Integrativas e Complementares, que são recomendadas pela Organização Mundial de Saúde para que seus Estados membros elaborem políticas nacionais voltadas à integração/inserção em seus sistemas oficiais de saúde, com foco na Atenção Primária à Saúde (APS). A horta será usada para realização de tratamento fitoterápico dentro da UBS.
A UBS Nova Brasília já possuía uma horta contendo espécies de boldo, citronela, insulina, capim-santo, aloe vera, hortelã, etc. As plantas já vinham sendo utilizadas sistematicamente pela comunidade e pelas equipes com resultados satisfatórios e melhora do bem estar.
“Por meio da horta, podemos oferecer métodos naturais de tratamento para diversos sintomas, com segurança, eficácia e qualidade comprovadas por pesquisas científicas e recomendados pela OMS e Ministério da Saúde”, explica Marina de Meneses, uma das alunas responsáveis pelo projeto.
A docente do Departamento de Enfermagem da UFPI, Dr.ª Olívia Dias, enalteceu o trabalho das alunas e espera que a horta seja mantida pela comunidade. “Eu achei muito interessante porque eu sabia que era muito trabalho, eu avisei que era muito trabalhoso. E mesmo assim as alunas tiveram a coragem, a garra, de enfrentar e fazer com todo o carinho e espero que a comunidade continue o trabalho delas, o que é um grande desafio”.
A Gerente de Trabalho e Saúde da Fundação Municipal de Saúde, Smithiane Barros, elogiou a iniciativa. “Esse projeto foi muito interessante porque foi uma ação conjunta, envolvendo não só a Universidade Federal do Piauí, mas também os profissionais da Unidade Nova Brasília junto à comunidade. Isso ajuda tanto na estruturação quanto na continuidade do projeto”.
Estiveram presentes na reinauguração da horta a Gerente das Ações Estratégicas da FMS, Adriana Sávia, gerente de trabalho e saúde da FMS, Smithany Barros, as professoras da UFPI Olívia Dias e Andreia Valle, os profissionais da UBS e a comunidade. 
Da redação
cidadeverde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário