A Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMDES) firmou nesta segunda-feira (25) mais uma parceria com o Sebrae, agora para a execução do Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), cujo lançamento acontecerá no dia 15/03 no Centro de Treinamento Professor Wall Ferraz.
O Programa irá atender um público com idade de 14 a 59 anos, usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em situação de vulnerabilidade e/ou risco social. O desenvolvimento de suas ações será por meio de quatro eixos: Identificação e sensibilização dos usuários; Desenvolvimento de habilidades e orientação para o mundo do trabalho; Acesso a oportunidades; e monitoramento do percurso dos usuários.
O desenvolvimento das habilidades e orientações, bem como acesso a oportunidades, será feito por meio de seminários, palestras e oficinas. É aí onde entra o auxílio do Sebrae, que promoverá também o despertar de habilidades empreendedoras, educação financeira e cultura empreendedora. O analista técnico do Sebrae, Fábio Bernardes, fala da importância da parceria na quebra de paradigmas: “Essa parceria é fundamental, porque nós somos sempre orientados a sermos empregados e não empreendedores”.
O programa também vai desenvolver ações de orientação vocacional com os jovens que ainda estão na escola ou concluindo ensino médio, por isso também terá como parceiros o IFMA, UFMA, IME e outras universidades. Os conteúdos a serem abordados nos encontros, que podem durar de 1 hora e meia a 3 horas, serão formulados a partir da identificação dos usuários e suas necessidades.
Os CRAS terão papel fundamental na busca ativa dos usuários que possam e tenham interesse em participar, atuando, portanto, nessa identificação e sensibilização. Os colaboradores participarão de uma capacitação nesta sexta-feira (01/03), com a coordenação do Programa em Timon, para compreendê-lo e executá-lo da melhor forma.(Assessoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário