Prioridade e diálogo da equipe da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) têm sido uma marca da gestão municipal nos últimos anos. Pensando nisso, toda sexta-feira, quando acontece o expediente interno da secretaria, todos os colaboradores do Departamento de Ensino têm se reunido para avaliar e propor novas ações, visando o completo acompanhamento dos mais de 31 mil alunos da rede municipal de ensino.
Com uma perspectiva de inovar a cada dia, a equipe realiza constantes capacitações e diagnósticos das atividades realizadas nas escolas. Muito além de gerir os recursos destinados à pasta da Educação, a Semed tem prestado assessoria em todos os campos referentes à vida do aluno e da família. Um bom exemplo é o Núcleo de Apoio ao Educando (NAE) – composto por psicólogo, pedagogo, assistente social e policiamento de prevenção e combate às drogas – recebendo demandas sobre casos de estudantes que necessitam de outras ações e precisam ser encaminhadas a pastas como Saúde e Assistência Social.
A reestruturação da rede de ensino – hoje com 160 escolas – acontece desde 2012 e desde então foram construídas 6 novas escolas, 9 creches, 75 delas estão climatizadas (totalizando 549 salas com ar condicionado), 54 são videomonitoradas, 72 possuem internet, 242 mil fardamentos já foram entregues gratuitamente aos alunos, 100% das escolas foram reformadas ou passaram por manutenção, 26 salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de muitas ações que se somam às ações didático-pedagógicas e às parcerias realizadas pela gestão para manter a qualidade de ensino, como é caso da parceria com a Associação Bem Comum e Fundação Lemann para a realização do Programa Educar Pra Valer no município.
“Gerir é bem mais do que equipar as escolas. Nós, enquanto equipe, estamos sempre conversando e nos reunindo para propor e discutir o que pode ser feito de novo todos os dias para elevar o ensino. A consequência disso é, por exemplo, a média da nota do IDEB, onde Timon tinha 3,8 em 2011 e, em 2017, chegou a 5,0. Isso não representa um dado, mas sim um completo resultado de ações que se somam a tudo que nos propomos a fazer diariamente”, disse a secretária de Educação, Dinair Veloso.
Wilk Leal
Jornalista – Assessor de Comunicação
CGCOM – Prefeitura de Timon
Nenhum comentário:
Postar um comentário