O comitê gestor de medidas para o enfrentamento da Covid-19 se reuniu para avaliar as estratégias contra a disseminação do vírus. A prefeita Dinair Veloso e o secretariado discutiram medidas sanitárias a serem implementadas em junho, com base no índice de transmissão da doença, que apresentou uma curva crescente na última semana. A reunião levou em consideração também o feriado de Corpus Christi, na próxima quinta-feira (03).
“Temos tido essa preocupação de reavaliar as ações integradas contra a Covid. A pandemia é uma preocupação, mas não podemos esquecer as outras comorbidades. Estamos reavaliando os efeitos do decreto atual para decidir as próximas medidas sanitárias”, pontua a prefeita.
No início de maio, a taxa de transmissão estava em 0,95. Contudo, o mês termina com o R0 em 1,19, que indica que o vírus está se espalhando mais rapidamente. O recomendado pelo Ministério da Saúde é que esse indicativo esteja abaixo de 1.
A chefe do executivo municipal reforça que a população deve manter os cuidados para evitar a disseminação da doença e não haja retrocesso na flexibilização das atividades econômicas.
Para conter o avanço, a prefeitura de Timon, através da Força-Tarefa, tem intensificado a fiscalização com aplicação de multas, em caso do descumprimento do decreto. O principal desrespeito tem sido observado em relação a aglomerações.
Na reunião foram discutidas ainda estratégias para a vacinação contra a Covid-19 nas próximas semanas.
Da assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário