José Antonio Perez
Em acordo assinado com Estados Unidos, Rússia e Reino Unido (Memorando de Budapeste), a Ucrânia entregou as bombas nucleares e seus 1,6 mil mísseis, e deu no que está dando. Desrespeito e invasão do seu território, porque de repente passou a querer instalar novos mísseis, desta vez ocidentais, da OTAN.
Fica demonstrado que, na política internacional, país que não tem armas nucleares simplesmente obedece e ponto final. Melhor fazermos uma política nuclear por nossa vontade, solicitando apoio inclusive financeiro, ou depois teremos que fazer o dever de casa à força.
QUESTÃO DA AMAZÔNIA – Diante dessa invasão da Ucrânia, é bom o Brasil dar um basta na devastação da floresta amazônica ou sofreremos “sanções” de todo tipo. Podem apostar.
Haverá intervenção internacional na Amazônia, se a situação de momento continuar, não tenho dúvidas a esse respeito. Além do Brasil, os outros países da região estão devastando a floresta e poluindo implacavelmente os rios, especialmente a Bolívia com liberdade total para o garimpo.
Aqui no Brasil, abriremos um precedente perigoso se continuarmos com essa irresponsabilidade ambiental. O governo, seja com Bolsonaro ou algum sucessor, tem de exigir o cumprimento do Código Florestal, que manda preservar 80% da área de qualquer propriedade rural na Amazônia. Mas isso agora é só no papel…
CASA ARROMBADA – Depois que nossa soberania for desqualificada, já era! É como casa arrombada, não adianta colocar uma tranca. Nunca mais será como antes.
As grandes potências, a qualquer pretexto se intrometem em assuntos internos em países que lhes despertem interesse, como as nações produtoras de petróleo, tipo Iraque, Líbia e Síria.
A situação é de altíssimo risco. Se partirem com a OTAN para cima da Rússia, a Terceira Guerra Mundial estará declarada. O presidente russo Vladimir Putin age como um covarde, mas não há dúvida de que é bom de briga e bom de tiro. Recordem como ele recentemente salvou a Síria da dominação norte-americana.
Portanto, todo cuidado é pouco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário