terça-feira, 1 de maio de 2012

Castelo coleciona vitorias ( Jersan Araujo )

O prefeito João Castelo venceu batalhas importantes, semana passada, tanto na esfera administrativa quanto na política. Em Brasília, na terça-feira (23) a presidente Dilma Rousseff garantiu a liberação de R$ 169 milhões para a construção do Corredor Urbano de Transporte, que ligará o bairro da COHAB ao centro da cidade, passando pela Ponte do São Francisco. Esse projeto ha aproximadamente dois anos tramitando no Governo Federal foi finalmente concebido, elogiado e aprovado. Vai melhorar em muito a vida de 450 mil usuários do transporte de massa espalhados nos 44 bairros beneficiados.
            A aprovação do projeto e a liberação dos recursos beneficiando São Luís e aqueles de outras cidades administradas pela oposição mostram que a presidente Dilma Rousseff não comunga com a prática política de velhos coronéis da política que agem à calada da noite contra os adversários, administradores públicos que querem trabalhar em benefício da população, para colocá-los mal perante o povo, que, em última análise termina sendo o mais prejudicado. É fato que o projeto, incluído no Programa PAC Mobilidade Grandes Cidades, chega com certo atraso, mas a construção da obra será iniciada ainda este ano e inaugurada na próxima gestão do prefeito João Castelo que segundo observadores será reeleito,
            Ainda na área administrativa, o destaque foi feito pelos representantes do Ministério da Saúde que viera a São Luís conhecer o serviço de cadastramento do cartão SUS, Segundo a analista do ministério Lorna Daufeenback, que elogiou a estrutura e os resultados obtidos pela capital na emissão de cartões, o município pode servir de referência aos demais.
           NA POLÍTICA
          O Partido Democrático Trabalhista – PDT – através da sua Comissão Provisória Municipal, órgão competente para firmar coligações e homologar candidaturas a vereador e a prefeito, decidiu manter aliança com o PSDB nas eleições de 2012, marcadas para o mês de outubro. Em manifesto publicado na última sexta-feira (27) e assinada pelos membros da comissão, os pedetistas reafirmam a disposição de manter “a aliança PDT-PSDB para a reeleição do prefeito João Castelo”
          O manifesto pontua fatos e esclarece o apoio que o prefeito Castelo tem dado a centenas de pedetistas que participam da administração municipal como membros do primeiro escalão e assessorias importantes. Finalizando: “Na campanha de 2006, que levou Jackson ao governo do Estado o PSDB firmou nova aliança com o PDT, oferecendo o nome de João Castelo m para concorrer ao Senado, entendendo que aquele era o momento do PDT e não pleiteou o governo, aceitando a aliança e disputando a Câmara Alta, não logrando êxito desta feita, mas participando decisivamente da nossa vitória.”
         O presidente da comissão, vereador Ivaldo Rodrigues disse, ainda, que esteve pessoalmente com o presidente nacional do partido, Carlos Luppi, em Brasília, na última quarta-feira, oportunidade em que lhe entregou cópia do “manifesto, a Ata da Assembléia Geral e cópia de uma pesquisa encomendada pelo partido para consumo interno, que confirma o favoritismo do prefeito João Castelo para as próximas eleições.”
          DÉCIO SÁ
         É compreensível a revolta dos companheiros jornalistas, especialmente os membros do Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa, responsáveis pelas coberturas das sessões da Casa e dos assuntos de bastidores, onde Décio atuava com desenvoltura. A cobardia e a brutalidade como que foi perpetuado o crime, por si só provocam revolta e, ao mesmo tempo, consternação. Mesmo que o jornalista notinha, em algum momento, agido rispidamente ao comentar qualquer assunto, a pessoa supostamente ofendida não tinha o direito de matar ou mandar matar um profissional que no afã de informar e de cumprir com o seu dever de ofício tenha exorbitado ou exagerado na forma de comentar os fatos, como avaliam alguns “comentaristas”.  
         Pode-se afirmar, também, que o autor do bárbaro crime, ao adentrar no bar de “cara limpa” desafiou as autoridades policiais do nosso Estado, a imprensa e a sociedade de um modo geral. Sentiu-se superior a tudo e a todos, confiando, quem sabe, na impunidade reinante no país e/ou na incompetência do sistema de segurança local. A pressão da imprensa, da opinião pública e dos familiares de Décio não vai permitir que esse crime tenha o desfecho de tantos outros registrados no Maranhão – sem solução – e que entraram na galeria dos esquecidos.     
          ACOLHIDA DA CRUZ (BOTE FÉ)
         A comunidade do Vinhais Velho acolhe neste domingo (29) a Cruz da Jornada Mundial da Juventude, na Igreja de São João Batista. A programação terá início às 7hs30m quando será servido o café da manhã. Em seguida haverá a celebração da Missa Campal com a participação de vários padres. Às 10hs30m o grupo que está desde o último dia 27 percorrendo vários municípios maranhenses, se desloca à Avenida Litorânea. A programação, em São Luís, vai ser encerrada no dia 30, segunda – feira.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário