terça-feira, 30 de abril de 2013

Luciano Leitoa participou de encntro com ministros em Teresina



# Encontro vai até às 18h de hoje, 30 Prefeito Luciano Leitoa articula para fortalecer a Ride


Com a finalidade de manter bom relacionamento com os gestores que compõem a Rede Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina (Ride), o prefeito de Timon, Luciano Leitoa, prestigiou hoje pela manhã (30), a abertura do Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas do Piauí, que acontece durante todo dia no Blue Tree Towers Rio Poty. A Ride é formada pelo município de Timon, no Maranhão, e mais 14 municípios piauienses. A abertura do evento foi realizada pelo governador do Piauí, Wilson Martins, pelo prefeito de Teresina, Firmino Filho, pelo presidente da APPM, Arinaldo Leal e demais autoridades.

Luciano Leitoa aproveitou para cumprimentar e conversar com várias autoridades políticas, entre elas os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, do Turismo, Gastão Vieira, o senador Ciro Nogueira, a deputada federal, Iracema Portela e o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Sampaio Filho. O Encontro Estadual acontece até às 18h e reúne prefeitos, deputados federais, estaduais e senadores do Piauí, e também recebe a visita do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

Durante o evento de hoje, o prefeito Luciano Leitoa confirmou que será realizado mais um encontro da Ride no dia 17 de maio, sexta, em local ainda a ser definido, o qual reunirá o município de Timon e demais cidades piauienses integrantes da Rede, com o intuito de discutir estratégias operacionais e planejar metas para cada município visando fortalecer ainda mais a Ride.

Encontro

O encontro que reúne novos prefeitos e prefeitas é uma oportunidade dos gestores e técnicos municipais tirarem dúvidas sobre políticas públicas específicas, programas e projetos do Governo Federal. Para isso foram montadas salas de atendimento individualizadas do Ministério da Saúde, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Cidades, Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pesca e Aquicultura, Turismo, Planejamento, Orçamento e Gestão, Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e Integração Nacional. As mesas temáticas contemplam temas como o apoio ao planejamento e gestão dos Municípios, políticas de educação e políticas de enfrentamento à seca.( Secom )


Mais fotos desta notícia

  • Prefeito de Timon cumprimenta ministro do Turismo, Gastão Vieira.
  • Luciano Leitoa cumprimenta a deputada federal, Iracema Portela.
  • Prefeito de Timon, Luciano Leitoa, e o senador Ciro Nogueira.
  • Encontro com novos prefeitos e prefeitas.
  • Encontro com novos prefeitos e prefeitas.
  • Luciano Leitoa com o ministro da Integração, Fernando Bezerra
  • Prefeito de Timon com senador Wellington Dias

Prefeito de Timon reune a imprensa nesta quinta



 

#  
Prefeito comenta ações

O prefeito de Timon, Luciano Leitoa, realiza nesta quinta-feira (02) uma coletiva de imprensa para anunciar as ações dos primeiros 120 dias de governo. O evento será no gabinete da Prefeitura, às 10h30.

Durante o encontro o prefeito vai destacar as principais atividades realizadas desde que assumiu o mandato, em janeiro, nas áreas da saúde, educação, assistência social, cultura, e outras áreas.

“Nesse pouco tempo que assumimos a prefeitura já realizamos muito. Reformamos escolas, reabrimos projetos que estavam desativamos e investimos cada vez mais na valorização de nosso servidor, um exemplo é o pagamento dos salários em dia”, destacou Luciano Leitoa.

Para participar o jornalista deve enviar um email para o endereço comunicacao.timon@gmail.com, confirmando a presença e informando dados atualizados como nome, veículo de comunicação, telefone e email.

# 
  Prefeito comenta ações





O prefeito de Timon, Luciano Leitoa, realiza nesta quinta-feira (02) uma coletiva de imprensa para anunciar as ações dos primeiros 120 dias de governo. O evento será no gabinete da Prefeitura, às 10h30.

Durante o encontro o prefeito vai destacar as principais atividades realizadas desde que assumiu o mandato, em janeiro, nas áreas da saúde, educação, assistência social, cultura, e outras áreas.

“Nesse pouco tempo que assumimos a prefeitura já realizamos muito. Reformamos escolas, reabrimos projetos que estavam desativamos e investimos cada vez mais na valorização de nosso servidor, um exemplo é o pagamento dos salários em dia”, destacou Luciano Leitoa.

Para participar o jornalista deve enviar um email para o endereço comunicacao.timon@gmail.com, confirmando a presença e informando dados atualizados como nome, veículo de comunicação, telefone e email.

Vereador joga pesado contra a Empresa Dois Iramãos

O presidente da Comissão de Transporte da Câmara Municipal de Timon, vereador Juarez Morais anda questionando os serviços prestados pela empresa de transporte coletivo de Timon, Dois Irmãos. Durante a sessão da Câmara realizada ontem,29, o parlamentar disparou críticas a empresa e fez relatos graves sobre as condições de alguns ônibus que servem aos usuários na cidade.

Juarez começou criticando a situação de um ônibus que na quinta-feira da semana passada deu o prego em cima da alça da Ponte da Amizade, o que ocasionou um enorme congestionamento no trânsito na avenida Maranhão em Teresina impedindo motoristas a voltaram pela ponte. Segundo ele, foram duas horas de congestionamento no local e vários motoristas tiveram que voltar pela ponte Engenheiro Antonio Noronha (Ponte Nova) já que a outra ponte, a metálica, estava interditada para o sentido Teresina- Timon.

O vereador relatou que centenas de motoristas ficaram a mercê da boa vontade da empresa em consertar o ônibus. Disse que pior foi ter que assistir a empresa enviar apenas uma Toyota com dois mecânicos para consertar o veículo no local.

“O correto seria enviar um reboque para tirar o ônibus do local”, avaliou.

Juarez Morais classificou o fato como uma falta de respeito com os timonenses que estavam tentando voltar para casa.

Ele acrescentou que tem ouvido denúncias de que a Dois Irmãos tem utilizado pneus reformados na dianteira de seus coletivos, o que pode colocar em risco a integridade física dos passageiros.

Outra denúncia feita pelo parlamentar se refere a utilização de ônibus velhos pela empresa para servir aos passageiros de Timon.

Disse ele que a Dois Irmãos tem ônibus com mais de dez anos de uso, o que infringe a legislação de trânsito, pois os coletivos com esse tempo de uso tem que parar de circular, o que não acontece em Timon.

Juarez Morais afirmou que pretende se reunir com os órgãos responsáveis pelo setor de transporte no município para discutir uma melhor fiscalização dos os serviços prestados pela empresa aos timonenses.





( Do Blog do Elias/AZ)

Ministra já chega reclamando dos prefeitos do Piauí

Na abertura do Encontro com os novos prefeitos do Piauí, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, reclamou que os gestores piauienses não aderiram ao programa que paga médicos para atuar nos municípios. O Encontro com mais de 200 prefeitos ocorre no hotel Blue Tree Rio Poty durante toda esta terça-feira(30), com a presença de representantes de quatro Ministérios do governo federal. 

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

O Programa de Valorização dos Profissionais de Atenção Básica (Provab) tem o objetivo de estimular a formação do médico para a real necessidade da população brasileira e levar esse profissional para localidades com maior carência para este serviço. 

Foto: Yala Sena

O Governo Federal paga ao profissional uma bolsa no valor de R$ 8 mil e tem suas atividades supervisionadas por uma instituição de ensino superior. Para os médicos bem avaliados, o Provab 2 mantém a bonificação de 10% nos exames de residência médica, seguindo a resolução nº 03/2011 da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

O prazo de adesão aconteceu nos meses de janeiro e fevereiro, em março os profissionais inscritos foram enviados aos municípios cadastrados. Segundo a ministra, os prefeitos piauienses não fizeram inscrição e perderam a chance de possuírem médicos em suas cidades. 

Encontro com prefeitos

Também participam do encontro os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, do Turismo, Gastão Vieira e o das Cidades, Agnaldo Ribeiro. O governador Wilson Martins e o ministro Fernando Bezerra assinarão a ordem de serviço para a construção da barragem e da adutora de Milagres, localizadas na cidade de Santa Cruz dos Milagres e orçadas em R$190 milhões. 


A obra é uma das mais importantes do Estado na área de segurança hídrica e permitirá barrar o Rio São Nicolau, garantindo o abastecimento de água, através de adutora, aos municípios da região.

A ministra Idelli Salvati informou ainda que no encontro vai ter um momento que os ministros vão receber individualmente os prefeitos para tratar das suas demandas.  

Além do governador Wilson Martins, os senadores Wellington Dias (PT) e Ciro Nogueira (PP) e o prefeito de Teresina Firmino Filho. 



Confira a programação completa do evento:


8h30 - Credenciamento

9h30 - Abertura:
Ministra-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, 
Ideli Salvatti
Governador do Piauí, Wilson Martins 
Prefeito de Teresina, Firmino Filho
Presidente da Associação Piauiense de Municípios, Arinaldo Leal
Outras Autoridades 

11h30 - Mesa (Palestras):
Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro
Ministério da Integração Nacional, Fernando Bezerra
Ministro do Turismo, Gastão Vieira
Outros Ministros

11h às 18h - Salas de Atendimento Individualizado: 
Ministério da Saúde / Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome / 
Ministério da Educação / Ministério das Cidades / Ministério do Desenvolvimento 
Agrário / Ministério da Agricultura / Ministério da Pesca e Aquicultura / Ministério 
do Turismo / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão / Ministério da 
Integração Nacional / Fundação Nacional de Saúde - Funasa

12h30 - Almoço Livre

14h30 - Mesa (Palestras): 
- Apoio ao Planejamento e à Gestão dos Municípios
Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República 
Secretaria Geral da Presidência da República
- Políticas de Educação
Ministério da Educação
- Políticas de Enfrentamento à Seca
Secretario de Defesa Civil, Coronel Humberto Viana

18h - Encerramento das atividades
*Programação sujeita a alterações

( Cidadeverde.com )



Garoto eletrocutado já perdeu 2 pernas e pode perder os braços: Esta na UTI

O Hospital Prontomed para onde o garoto Hernesto Emanoel da Silva Moraes, de 8 anos, que foi eletrocutado na noite de ontem(29), foi transferido, divulgou um boletim médico a respeito do estado de saúde do paciente. Hernesto estava andando de bicicleta quando um fio de alta tensão caiu sobre ele no bairro Matadouro, zona Norte de Teresina.
 
 

Foto: Evelin Santos/Cidadeverde.com

 
 
 
Segundo o médico intensivista pediátrico Carlos Flávio Lopes Bonfim, o garoto deu entrada no hospital por volta das 9h05 com queimadura extensa elétrica. 

O boletim médico informa que as queimaduras tomam mais de 70% da superfície corporal em estado gravíssimo. Ele está intubado e com ventilação mecânica sob sedação contínua (coma induzido), hemodinamicamente instável e distúrbios metabólicos e ácido básico graves.


Hernesto passou a noite no Hospital de Urgências de Teresina (HUT) antes de ir ser transferido para o Prontomed. A transferência aconteceu porque no HUT não havia UTI disponível e como a criança possui plano de saúde ela poderia ser encaminhada a um hospital particular credenciado ao plano. 

Em nota, o plano de saúde Medplan justifica porque a criança não foi transferida imediatamente para rede credenciada. 

O Medplan vem prestando toda a assistência à criança vitima de descarga elétrica por fio de alta tensão. Desde que foi acionado, o plano de saúde buscou uma vaga em UTI em todos os hospitais da cidade – particulares e públicos. Durante a madrugada, não havia nenhuma vaga disponível. Logo no inicio da manhã desta terça-feira (30/04), a vaga foi obtida e a remoção da criança foi feita com todos os cuidados médicos exigidos para a gravidade do caso. Neste momento, a criança está internada na UTI do Hospital Prontomed recebendo todos os procedimentos médicos necessários.

Novas informações
Segundo apurou o jornalista Joelson Giordani, da TV Cidade Verde, especula-se nos corredores do hospital que atende o garoto Hernesto Emanoel, o jovem corre o risco ter as duas pernas e um braço amputados. O funcionamento correto do olho esquerdo também estaria ameaçado. O adolescente está passando por processo operatório e novas informações sobre o estado de saúde vão ser divulgados através de boletim médico.( Cidadeverde.com )

Gerente do BB e 4 bandidos morrem em assalto no Piauí

MIGUEL ALVES: Polícia está em pontos estratégicos. Quatro bandidos foram mortos e dois estão cercados.

  
A Polícia Civil confirmou no início da tarde de hoje que quatro pessoas foram mortas – entre elas o gerente do Banco do Brasil de Miguel Alves. Três assaltantes foram alvejados e mortos no confronto com a polícia e o gerente Ademiston Rodrigues Alves, 34 anos, levou um tiro e não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. A cidade está chocada e em clima tenso devido o assalto a agência do banco do Brasil por volta das 10h. 



O subcomandante da Rone, capitão Fábio Abreu confirmou a informação que de quatro assaltantes e o gerente do Banco estão mortos. O gerente teria sido alvejado com tiro durante a fuga, dentro do carro. Já os bandidos morreram durante confronto com policiais, que montaram uma barreira numa estrada vicinal por onde os acusados tentavam fugir.


Os outros dois assaltantes fugiram a pé pelo matagal em direção as cidades de Barras ou de Porto, que fazem limite com Miguel Alves. Cerca de 20 policiais fazem o cerco, entre eles o capitão Fábio Abreu.  

A assessoria de comunicação do Banco do Brasil ainda não confirmou a morte do gerente da agência bancária, Ademyston Rodrigues Alves. Ele informou que foi deslocada uma equipe da agência ao município e aguarda notícias.


Atualizada às 11h50

O Cidadeverde.com apurou que três assaltantes foram mortos e o gerente do Banco identificado como Ademyston Rodrigues Alves levou um tiro na cabeça. A cidade de Miguel Alves está em pânico.  

A informação foi confirmada pelo comandante de operações especiais da PM, Coronel José Albuquerque.

Foto: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

Atualizada às 11h13

A agência do Banco do Brasil de Miguel Alves (a 113 quilômetros de Teresina) está sendo alvo da ação de bandidos neste momento. De acordo com informações preliminares, o bando chegou em um veículo e ao perceber ação policial fizeram alguns reféns que ainda continuam sob a mira dos bandidos.

Segundo o soldado Feitosa, da Polícia Militar, a cidade está cercada por policiais que estão localizados em pontos estratégicos. 


De acordo com moradores, são cerca de seis bandidos, alguns dentro do banco e outros que estão do lado de fora  atirando para cima.

O assalto iniciou a cerca de 20 minutos e a população assiste apavorada. 

O Cidadeverde.com entrou em contato com o delegado da cidade, identificado como Lima, que não quis dar maiores detalhes da ação criminosa. 

Polícia na região

O comandante de Operações Especiais da Polícia Militar, coronel José Albuquerque disse que equipes da Rone, Gate e do serviço de inteligência da PM também foram deslocadas para a região. “Ainda não temos informações, mas as equipes já estavam próximas à região e foram deslocados”, explicou o coronel Albuquerque.


Uma equipe do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) se deslocam neste momento para a cidade. A informação é do presidente do Grupo, delegado Menandro Pedro. 

O Banco do Brasil de Miguel Alves havia sido assaltado em fevereiro de 2011. 

Polícia Civil se manifesta
O delegado-geral da Polícia Civil, James Guerra, comparou o assalto ao realizado na cidade de Luzilândia e acredita que o bando responsável pela ação pode contar com o apoio de populares da cidade, que podem ter passado informações sobre o efetivo de policiais da cidade e até sobre rotas de fugas.

“Esses criminosos são muito perigosos. Eles vão para matar ou morrer e sempre estão com fortes armamentos. Isso dificulta a ação da polícia. Lamentamos a morte e garantimos que a polícia vai dar a resposta que a sociedade espera”, revela o delegado.( Cidadeverde.com )

Justiça decide manter atropelador na cadeia no Maranhão




Gesse Leite Filho, o homem acusado de atropelar de propósito um casal na saída de uma boate  em Imperatriz em janeiro deste ano, vai continuar preso. Foi o que decidiu o Tribunal de Justiça do Maranhão.
Os desembargadores por unanimidade negaram o pedido advogado de Gesse Leite para que ele fosse colocado em liberdade. A informação foi repassada  agora pela manhã para a produção do telejornalismo da difusora sul pelo promotor Joaquim Júnior.
A decisão do TJMA foi tomada ontem, 29.

Usuário é preso, em flagrante, no Detran-MA tentando liberar veículo apreendido com procuração falsa

 São  Luis -O setor de custódia e liberação de veículos do Detran-MA, localizado na sede do departamento na Vila Palmeira, acionou na tarde desta sexta-feira (19/04), a Policia Civil/Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, ao detectar que o usuário Johnatan da Cruz Arouche, que possui CNH emitida no Estado do Mato Grosso do Sul, tentava retirar com uma procuração falsa sem firma reconhecida, em nome da proprietária, o veículo da marca Peugeot, ano 2008, placa NHH 3132-MA.

O Chefe do setor de liberação de veículos, Washington Pinheiro percebeu que a referida procuração estava com o carimbo em branco, somente com a assinatura do escrevente do Cartório e que a assinatura da proprietária não era idêntica, e se tratava de uma cópia grosseira e percebível.

A tentativa de retirada do carro apreendido iniciou na tarde de ontem (18/04) quando o usuário Johnatan apresentou a documentação. Não sendo liberado diante da falta da assinatura da referida proprietária.

Na tarde do dia  (19/04) por volta das 14h, o Johnatan retornou ao Detran para uma nova tentativa de retirada do veículo agora com a documentação com firma reconhecida e assinatura aparentemente idêntica da proprietária.

De imediato o chefe do setor de liberação entrou em contato com a Diretoria Operacional que acionou a Policia Civil que tomou as devidas providências legais, comparecendo ao Detran-MA, dando voz de prisão ao estelionatário.

O usuário será autuado pelo crime de estelionato na forma tentada (artigo 14 Inciso II e artigo 171 do Código Penal) passível de pena de 1 a 5 anos.

“Apesar de não ser perito, detectei que havia algo de errado na procuração do cartório apresentada pelo autuado”, enfatizou o chefe do setor de custódia e liberação de veículos do Detran-MA, Washigton Amaral Pinheiro.

“O Detran-MA alerta os usuários que condutas dessa natureza serão sempre reprimidas e orienta as pessoas que vendem seus veículos a terceiros que façam o comunicado de venda no departamento, para evitar situações do tipo”, destaca o Diretor Geral do Detran-MA, André Campos.( ASCOM/dETRAN )

Agências do Banco do Brasil fechadas até 5ª feira



Acontece nesta terça-feira (30) paralisação de advertência de funcionários das agências do Banco do Brasil. Eles estão revoltados com um novo plano adotado desde janeiro deste ano que interfere na jornada de trabalho e no salário dos funcionários. Por conta do feriado do Dia do Trabalho (1º), as agências retormam atividades somente nesta quinta-feira (02).
A paralisação foi discutida em assembleias realizadas nos estados e nesta segunda-feira (29) a Executiva Nacional apontaria para o início ou não da interrupção nas atividades bancárias. A princípio, a paralisação dos bancários será de vinte e quatro horas mas é possível, caso não sejam feitas correções no plano, que a categoria entre em greve por tempo indeterminado.


 ( Idifusora ) 

Defensores Públicos fazem Ato contra prefeito de Imperatriz

Sebastião Madeira, prefeito de Imperatriz.
Sebastião Madeira, prefeito de Imperatriz.

Após serem barrados de entrar nas unidades de saúde de imperatriz pelo prefeito Sebastião Madeira (PSDB), os Defensores Públicos do Estado farão Ato contra a atitude do prefeito e seu secretário de Saúde. O Ato Público em defesa das prerrogativas funcionais dos Defensores Públicos será realizado nesta terça-feira (30), às 10h, no núcleo regional da DPEMA em Imperatriz. O problema começou quando no dia 12 de março, a equipe técnica da DPE foi impedida de entrar em uma das unidades de saúde do município, por conta do Parecer Jurídico nº 005/2013, da Assessoria Jurídica da Secretaria de Saúde de Imperatriz e pelo Despacho nº 001-2013, do Gabinete da Secretária de Saúde. Através de tais atos, a Defensoria Pública fica proibida de realizar visitas, vistorias ou inspeções nas unidades de saúde, a menos que conte com autorização judicial, do Prefeito ou da Secretária de Saúde.
Segundo a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão, tais atitudes representam claras violações da prerrogativa de requisição, garantida à Defensoria Pública Estadual pelo art. 128, X, da Lei Complementar Federal nº 80/1994, bem como da prerrogativa garantida pelo art. 24, XV, da Lei Complementar Estadual nº 19/1994 (“XV – Ter livre acesso e trânsito em estabelecimentos públicos ou particulares, no exercício de suas funções”)”.
“Tentar esconder os problemas, autoritariamente, em nada ajudará ao povo sofrido desta que poderia ser uma das mais avançadas cidades do nosso estado. As condutas praticadas pelas citadas autoridades municipais são ilegais e, acima de tudo, antidemocráticas”, afirmou por meio denota, Adriano Jorge campo, presidente da ADPEMA.( DO Blog do Clodoaldo/Oimparcial )

PT já tem três candidatos a presidente do partido no Maranhão


Raimundo Monteiro tenta reeleição.
Raimundo Monteiro tenta reeleição.
Promete ser agitado o Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores no Maranhão. Isto porque a próxima direção do partido comandará o processo de aliança para a eleição de 2014. Já estão definidas três candidaturas:uma ligada ao vice-governador, Washington Oliveira,uma ligada ao deputado estadual Bira do Pindaré e outra ligada ao deputado Zé Carlos da Caixa. O candidato de Washington é o atual presidente, Raimundo Monteiro. Esta ala do partido defende a manutenção da aliança com o PMDB e a indicação novamente do vice petista na chapa que deve ter como candidato, o secretário de Infraestrutura, Luís Fernando Silva.
Augusto Lobato disputa pela "Resistência Petista"
Augusto Lobato disputa pela “Resistência Petista”
O outro candidato foi definido no último sábado (27). Augusto Lobato, ligado ao deputado Bira, defende a aliança com a candidatura de Flávio Dino (PCdoB). Augusto representará a chamada “Resistência petista”. Ele já é o atual vice-presidente da legenda no Maranhão. Correndo por fora está a candidatura de Henrique Souza, chefe de gabinete do deputado estadual Zé Carlos. Esta candidatura defende candidatura própria do PT na eleição majoritária de 2014, com nome ainda a ser definido. Especula-se que esta candidatura pode ter ainda apenas o poder de barganha para se unir a uma das outras duas na reta final.

Enquanto Paris homenageia mestre brasileiro, Espaço Niemeyer é abandonado

Desde a última semana, a sede do Partido Comunista em Paris — prédio projetado por Oscar Niemeyer — abriga a maior mostra sobre a vida e a obra do arquiteto já feita fora do Brasil e a primeira após a morte do artista. O trabalho do mestre, no entanto, não recebe os devidos reconhecimento e cuidado em Brasília, cidade que ajudou a projetá-lo internacionalmente. Desativado há um ano, o Espaço Oscar Niemeyer está entregue a infiltrações, fungos e descaso. O local abriga maquetes, desenhos e documentos originais, utilizados por colaboradores do arquiteto em Brasília. Tudo guardado em arquivos de plástico, empilhados em uma sala pequena.

Parte do carpete está descolado, e o ambiente, sujo: o ar está impregado de fungos que proliferam em uma infiltração. O banheiro público nos fundos fica sempre aberto e é usado por moradores de rua como dormitório. O Espaço conta com vigias durante o horário comercial e fica desprotegido à noite. Os visitantes que aparecem à procura dos projetos do mestre acabam voltando sem ver nada.
 
Correio Braziliense

Agentes apreendem droga, armas e celulares em Parnaíba

Celulares e drogas apreendidos em presídio de Parnaíba


A TV Costa Norte recebeu na manhã desta segunda-feira (29) uma carta anônima que teria sido escrita por um detento da Penitenciária Mista Dr. Fontes Ibiapina, em Parnaíba. Em frente e verso de três folhas, o registro descrevia supostos casos de propina e abuso de autoridade por parte de agentes e da direção do presídio.
O texto cita nomes de servidores, acusando-os de diversos desvios, inclusive de impedir a entrada do Ministério Público para uma vistoria. O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (SINPOLJUSPI) rebateu as denúncias e afirmou se tratar de uma retaliação por conta da greve a ser deflagrada nesta terça-feira.
“Drogas, facas e uma grande quantidade de celulares e carregadores apreendidos nos últimos 30 dias pode ter motivado a carta encaminhada para imprensa. É natural por conta da crise no sistema. Toda vez que existe descontentamento os presos querem passar uma imagem distorcida”, explicou André Seixas, diretor de defesa da classe.
Se realmente for deflagrada, a greve contará com adesão de pelo menos 60 agentes de Parnaíba. O efetivo continuará trabalhando, mas algumas funções serão reduzidas, tais como visita de advogados, familiares e envio de alimentação externa. O presídio atualmente possui cerca de 280 presos e tem capacidade para apenas 230.

Miss diz que foi "comida" e depoís abandonada

Vice Miss Bumbum afirma que ficou trancada por seguranças em quarto de hotel em Madri

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



A novela em que se transformou o affair entre Andressa Urach e o jogador português Cristiano Ronaldo ganha mais um capítulo. Revoltada não só com o comunicado publicado por ele, que negou o encontro entre ambos, mas também com as acusações públicas de que estaria tentando se promover, a vice Miss Bumbum resolveu colocar a boca no mundo.
“Ele simplesmente me comeu e me descartou como se eu fosse um lixo. Meu sonho virou pesadelo. Depois do encontro, fiquei trancada com seguranças no quarto do hotel (o caríssimo Villa Magna, em Madri) por duas horas para não falar com a imprensa”, diz ela.
Andressa diz que as conversas entre ela e Cristiano começaram há cerca de um mês. Um amigo em comum de ambos, jogador do Real Madrid, deu o telefone de Andressa para Cristiano.

“Foi ele quem me procurou primeiro, me mandou mensagens. Chegamos a um certo nível de intimidade, tivemos conversas picantes”, conta ela, que quase não acreditou que estava conversando com o ídolo. “Sempre o achei um deus grego e quis conhecê-lo. Nenhuma mulher diria não”.
"ME ILUDIU DURANTE UM MÊS"
A oportunidade do encontro aconteceu quando Andressa foi a Madri divulgar o concurso Miss Bumbum Brasil. Discretamente, os dois se encontraram no hotel. “Estava tudo ótimo, ele foi encantador, lindo, cheiroso. Ficamos juntos por cerca de duas horas. Até que o diretor ligou dizendo que a imprensa havia cercado o hotel. Ele surtou”, conta ela.
Aos poucos, o encanto de Cristiano Ronaldo começou a ser quebrado. “Eu tinha pedido para tirarmos foto, como fã, e ele marcou comigo um local no térreo. Eu desci e ele não estava lá, me despistou. Fiquei chateada, ele me iludiu durante um mês e depois não quis tirar nem uma foto?”.
Resignada, Andressa resolveu ir embora e estava pronta para pegar um táxi, quando foi “arrastada” por seguranças de volta para o hotel. “Cristiano me mandou mensagem dizendo para eu voltar para o quarto porque ele queria falar comigo. Quando cheguei no quarto, só encontrei seguranças. Fiquei trancada por duas horas. Depois três seguranças me escoltaram até uma caminhonete branca e me levaram pro meu hotel”.
Chateada, Andressa diz que chorou muito. “Me senti usada. Ele foi ridículo, idiota, nojento”. Pouco depois, ela diz ter sido procurada pela imprensa internacional. “Disseram que tinham fotos minhas no hotel e dele também. Impulsiva, acabei contando o que aconteceu. Eu jamais divulgaria que tínhamos ficado, até porque tínhamos combinado outros encontros. Mas depois do que ele fez comigo, fiquei indignada”.
Dando a entender que sofreu algum tipo de ameaça, Andressa diz: “Eu não tenho medo dele. Tenho provas. Não queria que tudo tivesse tomado esta proporção. Mas nenhuma mulher merece passar por essa situação. Independente de eu ser Miss Bumbum, eu sou mulher e mereço respeito”. Abaixo, Andressa mostra parte da conversa que teve com Cristiano Ronaldo antes do encontro em Madri.
foto_1.png
foto_2.png
foto_3.png
foto_4.png
foto_5.png
Fonte: Com informações do Ego

Quatro ministros hoje em Teresina

O Governo Federal, em parceria com os Governos estaduais está promovendo encontros com os novos prefeitos e prefeitas com o intuito de prestar apoio técnico aos novos gestores municipais. Em Teresina, o encontro acontece nesta  terça-feira (30), no Blue Tree Rio Poty Hotel, a partir das 9h. Na oportunidade estarão presentes o governador Wilson Martins e os ministros das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, da Integração Nacional, Fernando Bezerra, do Turismo, Gastão Vieira e o das Cidades, Agnaldo Ribeiro.
 


 
 
 
“Esse é um evento que terá consequências concretas. Além de receber essas orientações, os prefeitos poderão colocar suas dificuldades para o primeiro escalão do Governo Federal. É preciso, por exemplo, desburocratizar e descentralizar ações. O encontro será semelhante ao que fizemos no início do ano, intitulado de Parceria por um Novo Piauí: Encontro de Integração Estado/Municípios”, ressalta Wilson Martins.

Durante o encontro serão proferidas palestras sobre temáticas de interesse dos municípios, além da prestação de informações por parte dos técnicos dos ministérios, que farão atendimentos individuais. Também serão esclarecidas dúvidas sobre as parcerias possíveis entre o Governo Federal e os municípios. O Piauí será o sexto estado a receber o evento, que já aconteceu em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Espírito Santo e no Rio de Janeiro.

Assinatura de ordem de serviço para construção da Barragem de Milagres

Na abertura do evento, o governador Wilson Martins e o ministro Fernando Bezerra assinarão a ordem de serviço para a construção da barragem e da adutora de Milagres, localizadas na cidade de Santa Cruz dos Milagres e orçadas em R$190 milhões. A obra é uma das mais importantes do Estado na área de segurança hídrica e permitirá barrar o Rio São Nicolau, garantindo o abastecimento de água, através de adutora, aos municípios da região.

Confira a programação completa do evento:

8h30 - Credenciamento

9h30 - Abertura:
Ministra-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, 
Ideli Salvatti
Governador do Piauí, Wilson Martins 
Prefeito de Teresina, Firmino Filho
Presidente da Associação Piauiense de Municípios, Arinaldo Leal
Outras Autoridades 

11h30 - Mesa (Palestras):
Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro
Ministério da Integração Nacional, Fernando Bezerra
Ministro do Turismo, Gastão Vieira
Outros Ministros

11h às 18h - Salas de Atendimento Individualizado: 
Ministério da Saúde / Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome / 
Ministério da Educação / Ministério das Cidades / Ministério do Desenvolvimento 
Agrário / Ministério da Agricultura / Ministério da Pesca e Aquicultura / Ministério 
do Turismo / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão / Ministério da 
Integração Nacional / Fundação Nacional de Saúde - Funasa

12h30 - Almoço Livre

14h30 - Mesa (Palestras): 
- Apoio ao Planejamento e à Gestão dos Municípios
Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República 
Secretaria Geral da Presidência da República
- Políticas de Educação
Ministério da Educação
- Políticas de Enfrentamento à Seca
Secretario de Defesa Civil, Coronel Humberto Viana

18h - Encerramento das atividades
*Programação sujeita a alterações

Mais uma rebelião na Casa de Custódia e penitenciários entram em greve hoje

Motim acontece na véspera da greve geral dos agentes penitenciários que acontece a zero hora desta terça-feira.

 
 
O diretor da Casa de Custódia, capitão Dênio Marinho, informou que a rebelião ocorreu em algumas celas do pavilhão “D” do presídio. Segundo ele, um detento ficou ferido no confronto.

A direção garantiu que a rebelião foi controlada – por volta das 22h – e que os presos tinham voltados para as celas. “Um preso ficou ferido na perna e não sabemos o motivo aparente da rebelião”, disse Dênio Marinho.

A Rone, Gate e Tropa de Choque foram chamados ao local. A direção garantiu que não existe nenhum preso morto.


Atualizada às 21h20

Na véspera da greve dos agentes penitenciários, os presos da Casa de Custódia iniciam rebelião na noite desta segunda-feira. Há informações de que existem detentos feridos. A direção do presídio chamou a tropa de choque da Polícia Militar para conter o motim. Por enquanto não se sabe se existem presos mortos. 


Atualizada às 18h58

Uma possibilidade de negociação pode interromper a greve dos agentes penitenciários do Piauí logo no seu início. Com início marcado para 0h desta terça-feira (30), a mobilização será avaliada em assembleia da categoria às 9h da manhã, em frente a Casa de Custódia de Teresina (PI). Os servidores esperam receber uma proposta do Governo do Estado antes disso. 

Assembleia do Sinpoljuspi aprovou movimento nas semana passada

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Vilobaldo Carvalho, afirmou ao Cidadeverde.com que recebeu, na tarde desta segunda-feira (29), um telefonema do secretário estadual de Administração, Paulo Ivan da Silva Santos, informando que uma proposta será enviada para a categoria. 

"Se chegar até 9h alguma proposta do governo, nós vamos avaliar na assembleia. Mas que seja realmente uma proposta que atenda as reivindicações", comentou Vilobaldo Carvalho. 

A categoria cobra reajuste salarial de 60%, parcelado em até seis vezes durante três anos. Segundo Carvalho, a possibilidade de parcelamento em quatro anos já foi descartada pelos agentes em outra oportunidade. 

Vilobaldo Carvalho, presidente do Sinpoljuspi

Além disso, o Sinpoljuspi cobra a convocação de agentes aprovados em concurso. Eles contabilizam a nomeação de apenas 30 desde 2011, sendo 18 deles por força de decisão judicial. Ainda restariam 50. "Cinquenta agentes não são 50 procuradores do Estado. Para nomear aos pouquinhos, a conta gotas, não dá para entender", acrescenta o presidente do sindicato. 

Outra cobrança diz respeito a melhor estrutura e condições de trabalho, como a compra de equipamento bélico e de proteção individual. 

O Sindicato afirma que as cobranças são feitas desde o ano passado e já houve tempo para o Governo se posicionar. "Estamos coesos de Bom Jesus a Parnaíba, dispostos a fazer o movimento da forma mais organizada possível", concluiu Vilobaldo Carvalho. 

Com a greve, estão suspensas visitas aos presos e condução dos mesmos para audiências ou transferências entre penitenciárias. Além disso, os presídios também irão se recusar a receber detentos de delegacias da Polícia Civil. Apesar disso, os agentes garantem que continuarão trabalhando em atividades internas e essenciais para segurança do sistema prisional. ( Cidadeverde.com )

Nazareno começa a perder apóio na Câmara e no Senado

Renan e Alves ecidiram frear os ímpetos da bandada do PT no Congresso. Após uma reunião com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), decidiram frear os ímpetos da bandada do PT no Congresso. Após uma reunião com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, os dois parlamentares afirmaram que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que submete ao Congresso decisões do STF não deverá avançar.

A proposta que abriu uma crise entre o Congresso e o Supremo foi aprovada na semana passada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. A próxima etapa será a análise em uma comissão especial antes de ser votada em plenário, mas o presidente da Casa, Henrique Alves, decidiu adiar a tramitação diante da reação dos ministros da corte. Nesta segunda, ele admitiu, inclusive, anular a PEC. "Para se ter uma ideia, 94 parlamentares, titulares e suplentes, registraram presença na CCJ. Mas, na hora de a PEC ser votada, de forma simbólica, havia apenas 21 deputados", disse.

Renan Calheiros foi mais enfático e disse esperar que a PEC sequer chegue ao Senado - seria o passo seguinte, caso fosse aprovada no plenário da Câmara. "Sinceramente, não acredito que ela [PEC] chegue a tanto. Prefiro que ela fique antes", afirmou.
 
 
Imagem: Dida Sampaio/AE e Beto Barata
 Senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN)(Imagem:Dida Sampaio/AE e Beto Barata)Senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN)
Henrique Alves disse também que apresentará nos próximos dias um projeto de resolução que impede a aprovação de PECs de forma simbólica em qualquer instância. No Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) anunciou que fará o mesmo para evitar "acidentes".

Reservadamente, tanto Renan quanto Alves pediram que suas bancadas não apoiem a proposta para tentar estancar a crise com o STF. A orientação é para que a PEC seja associada à bancada do PT, como tentativa de retaliação do partido às condenações de mensaleiros pelo Supremo. No PT, aliás, a ideia é insistir na tentativa de aprovar uma proposta que amordace o Judiciário. Nesta segunda, o ex-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), começou a recolher assinaturas para uma PEC que impede decisões individuais de ministros da corte - em caráter liminar.
Imagem: Veja Online
 
 Nazareno Fonteles(Imagem:Veja Online) 
 
 
 
Nazareno Fonteles
Novos partidos - Oficialmente, os congressistas e o ministro do STF se reuniram para discutir o projeto que inibe a criação de novos partidos no país. Henrique afirmou que a reunião foi "informal, amistosa". Renan disse que o encontro serviu para colocar "a bola no chão".

Na semana passada, quando o Senado se preparava para votar a proposta, Gilmar Mendes atendeu a um pedido do senador Rodrigo Rollemberg (DF), do PSB, e concedeu liminar suspendendo a tramitação da proposta. O argumento é o de que o texto é casuístico e ameaça direitos dos partidos em formação - por exemplo a Rede Sustentabilidade, de Marina Silva.
Fonte: Veja Online

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Metade dos federais do Piauí apoiam PEC de Nazareno Fonteles

- Todos os petistas da bancada federal do Piauí assinaram a proposta. Ainda um comunista e um peemedebista também assinaram, manifestando apoio à PEC. Da Poupança Fraterna para silenciar o STF.

Constitucionalmente para que uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) seja apresentada por um parlamentar na Câmara dos Deputados são necessárias 171 assinaturas de apoio à proposta. Colhidas as assinaturas é a hora de apresentar a matéria à Secretaria Geral da Mesa, para conferência dessas assinaturas. Verificar se o quórum foi atingido, ou se não houve alguma duplicidade.

Neste processo o deputado federal Nazareno Fonteles (PT) conseguiu 219 assinaturas, dos 513 parlamentares da Câmara dos Deputados. Da bancada do Piauí, cinco parlamentares assinaram. Além de Fonteles, Assis Carvalho e Jesus Rodrigues apoiaram a proposta. Ainda Osmar Júnior (PC do B) e Marcelo Castro (PMDB). Só do PT, 76 assinaturas foram colhidas na Câmara. A bancada do partido é composta por 90 parlamentares. 
- Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa: “a aprovação dessa medida fragilizará a democracia brasileira”.

Nazareno Fonteles segue empolgado mesmo com as intensas críticas ao seu projeto. “Eu vou até o fim”, já avisou. E caiu na velha e batida celeuma de que as críticas que vem sofrendo ocorrem porque é um parlamentar do Piauí. Que o estado do Piauí está distante dos grandes cenários nacionais, seja na área econômica, política, social e cultural é um fato – culpa da própria classe política. Usar isso para se fazer de coitadinho e validar uma posição, no entanto, é perigoso.

Relator do mandado de segurança que pede a suspensão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que submete decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) à avaliação política do Congresso, o ministro Antônio Dias Toffoli concedeu nesta sexta-feira (26) prazo de 72 horas para que a Câmara dos Deputados se manifeste sobre a proposta do deputado Nazareno Fontelles (PT-PI), aprovada última semana pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. 
- Espelho da proposta de Nazareno Fonteles com algumas informações. Foram 215 assinaturas, sendo 219 confirmadas.

Votação Nominal
Depois que 21 deputados aprovaram a admissibilidade da PEC de Nazareno em votação simbólica, sem precisar se identificar na hora do voto, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), anunciou que vai apresentar nesta segunda-feira (29) uma projeto de resolução determinando que a partir de então as votações de PEC's sejam nominais.

“Em um quórum de 90 deputados que haviam registrado presença, aquela PEC foi votada com apenas 21 parlamentares no plenário, em votação simbólica e do jeito que foi: com deputados que entraram, saíram e voltaram”, alertou.
_____________________________________________________________
Texto da VEJA, Por Adriano Ceolin...
“Nazareno Fonteles: o PT quer controlar desde os gastos do cidadão até o STF”.
Vai chegar, está chegando...

O PT tem um modus operandi bastante conhecido: a escumalha do partido é sempre usada para executar as tarefas mais perversas. Até a manhã de quarta-feira passada, o deputado Nazareno Fonteles, do Piauí, exercia despercebido seu terceiro mandato na Câmara. Suplente, chamara atenção sobre sua existência uma única vez, quando propôs um projeto que estabelecia um limite máximo de consumo para cada brasileiro. Traduzindo: uma lei que determinaria quanto e em que cada cidadão poderia gastar seu dinheiro. O que sobrasse seria confiscado para uma tal de “poupança fraterna”. A sandice não prosperou – ao menos por enquanto. Mas o nobre parlamentar teve outra idéia brilhante. Católico adepto do sincretismo da religião com o marxismo, ele não gostou da decisão do Supremo Tribunal Federal que liberou a realização de pesquisas com o uso de células-tronco embrionárias. “Sou a favor do direito à vida. Um dia fui um embrião”, disse à Veja. Em retaliação, ele decidiu apresentar o projeto que restringe os poderes da corte.

Pelo Congresso tramita milhares de propostas absurdas que não são levadas a sério. A de Nazareno Fonteles prosperou com o incentivo e entusiasmo de muita gente conhecida. Em novembro passado, na reta final do julgamento do mensalão, o deputado afirmou que nem Cristo aceitaria o que estava acontecendo no Supremo: “Cristo não aceitou que juízes apedrejassem a pecadora que havia cometido adultério. Porque eles estavam mais sujos do que ela”. Na semana passada, Fonteles recebeu o apoio sorrateiro dos pecadores condenados José Genoíno e João Paulo Cunha, ambos ainda exercendo seus mandatos de deputado federal, para atirar pedras no STF. Na surdina, a trinca petista conduziu a aprovação do projeto na Comissão de Constituição e Justiça. Tudo planejado, posto em prática para tentar mais uma vez intimidar os ministros da corte que se preparam para analisar os recursos finais sobre a condenação da quadrilha. A certa altura da sessão, diante da ansiedade dos colegas para votar, Genoino tranquilizava: “Vai chegar...!”. A hora está chegando.
 ( 
Rômulo Rocha /AZ