sábado, 30 de novembro de 2013

Roberto Freire defende apoio do PPS à candidatura de Eduardo Campos

Roberto Freire defende apoio do PPS à candidatura de Eduardo Campos Presidente do partido e crítico do governo Dilma, Freire afirmou que se empenhará para que a legenda formalize a adesão à candidatura de Campos à presidência da República no ano que vem

Diários Associados




Roberto Freire esteve no evento e defendeu que o PPS apoie a candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press
Roberto Freire esteve no evento e defendeu que o PPS apoie a candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press 
O Diretório Estadual do PPS reuniu-se hoje no Teatro Ribeira, no Centro de Convenções, para debater, entre outros assuntos, que candidato a sigla deverá apoiar para a disputa à Presidência da República no ano que vem. Crítico ferrenho do governo Dilma Rousseff, o presidente nacional do partido e deputado federal Roberto Freire esteve no evento e defendeu que o PPS apoie a candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. "Estou assumindo publicamente que vou lutar para o PPS apoiar a candidatura de Eduardo Campos", declarou Freire.

O encontro começou por volta das 10h e seguiu até às 15h deste sábado. Os pós-comunistas, entretanto, não chegaram à uma conclusão sobre o assunto. O debate deverá ser retomado no Congresso Nacional do PPS, que acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, em São Paulo.

A reunião serviu também para eleger a nova direção estadual do partido, presidido em Pernambuco por Débora Albuquerque. Entre as lideranças políticas presentes, estiveram o vereador do Recife do PPS, Raul Jungmann; o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes; o deputado federal Raul Henry, do PMDB; e o deputado estadual Betinho Gomes, do PSDB.

Virgem de 21 anos sobre leilão: 'Sou a única e exclusiva dona do meu hímen'

'Se existem pessoas que valorizam essa película que tenho na entrada da vagina, por que deveria desvalorizar?', argumenta

iG
São Paulo - Ingrid Migliorini, conhecida também como Catarina, a virgem, iniciou um novo leilão da virgindade. A estudante de 21 anos ganhou fama mundial em 2012 após oferecer a primeira relação sexual a quem pagasse mais em um site na internet. Na ocasião, Catarina era personagem do documentário "Virgins Wanted", do cineasta australiano Justin Sisely, e teve a virgindade arrematada por um homem japonês por cerca de R$ 1,6 milhão.
"Conheci o suposto japonês mas não entramos em acordo. Desisti por não achar segura a transação, não concordei quanto à forma de pagamento e não me arrependo da minha decisão. Foi a mais correta", comenta ela. "Já estou em contato com uma empresa em Sydney que está procurando resolver tal impasse", diz, sobre um possível processo contra Sisely. Após o episódio, a garota posou para a capa de janeiro da "Playboy" e diz ter recebido inúmeras propostas pela virgindade.
Catarina Migliorini
Foto:  arquivo pessoal
Como a transação não foi consumada, a estudante decidiu tentar novamente, desta vez por conta própria, e criou o site VirginsWanted2.com. Até o momento, o maior lance é de um mexicano chamado Alejandro, que oferece US$ 150 mil. Os interessados devem realizar um cadastro informando, além do valor da oferta, o nome, o apelido, o país de origem e o telefone.
"Eu resolvi ter o controle da situação pois antes nunca tive acesso ao painel (do site), que era controlado apenas pelo Justin. Resolvi leiloar a virgindade porque sou a única e exclusiva dona do meu corpo e do meu hímen e, se existem pessoas que valorizam essa película que eu tenho na entrada da vagina, por que que eu deveria discordar ou desvalorizar?", justifica.
O que ela pretende fazer com o dinheiro? "Voce fala do possível dinheiro do leilão? Eu não faço planos com o que eu ainda não possuo. Um dia quero fazer algo de grande, mas preciso ter os recursos primeiro", esquiva-se a estudante universitária que se julga uma pessoa indecisa profissionalmente.
"Gosto de muitas coisas. Mudei do curso de educação fisica para medicina e, agora, faço geografia porque essa sempre foi a matéria que eu mais gostava. Tenho uma família que me ajuda nas coisas necessárias para viver enquanto eu precisar".
Morando atualmente em Santa Catarina, a jovem é fã de baladas eletrônicas e gosta de sair com os amigos "para se divertir, não para caçar" namorados.
"Minha família e alguns amigos podem não aprovar meu projeto, mas eles me conhecem e não ficam me julgando. Eu me apoio (risos). Deve ser deprimente precisar da aprovação dos outros para realizar seus atos sejam quais forem", enfatiza, preferindo não citar aqueles que discordam do leilão, que está previsto para terminar em 9 de dezembro.
Catarina também diz não dar importância às críticas. "No momento, tenho na minha frente treze livros, sendo uns de literatura e outros de filosofia, todos de grandes autores. Você acha que eu vou perder meu tempo lendo declarações ofensivas em redes sociais sei lá de quem ou de onde? Todo tipo de preconceito é ignorante, é mesquinho e vazio".
Apesar de jovem, Catarina diz não exergar a primeira vez de uma mulher como mostram os romances ou contos de fadas. "Acho que perder a virgindade com alguém que se ama é um desejo de muitas pessoas, mas é uma fantasia. Fala-se muito da primeira vez ser especial como se as outras vezes não fossem tão boas assim. Será que é por isso que muitos homens gostam de virgens?", questiona, sem esconder as expectativas.
"Só espero que a pessoa que irá tirar a minha virgindade seja no mínimo cuidadosa. Do prazer a dois com uma relação sexual, eu ainda não experimentei, mas imagino que seja algo divino, principalmente se as duas pessoas estão apaixonadas, o que creio que não será o meu caso. Mas não serei a primeira e nem a última a ter a primeira vez dessa maneira inconvencional", comenta, acrescentando uma dica para os casais. "Para aqueles que foram ou serão felizes na primeira vez, deixo aqui minhas felicitações e desejos de que as outras vezes sejam sempre tão boas quanto a primeira. E de preferência, que sejam sempre com o mesmo parceiro. Não se deve mudar o que está bom, né?", opina.

A mais sexy

 

Namorada do jogador de futebol português Cristiano Ronaldo, a modelo Irina Shayk (na foto ao lado), 27 anos, foi eleita ontem a mulher mais sexy do mundo pela edição russa da revista "Maxim". A classificação foi definida por meio de uma votação com os leitores da publicação. Modesta, Irina agradeceu em seu Facebook: "Obrigada pela agradável surpresa!". 
 
   Irina Shayk é considerada por revista a mulher mais sexy

Ceará perde do Joinville e desperdiça a chance de subir

Agencia Estado
 
 
 
 



Na tarde deste sábado, o Ceará perdeu grande chance de conquistar o acesso para a elite do Campeonato Brasileiro. O clube cearense sofreu um "apagão" na segunda etapa de jogo e acabou sendo derrotado, em pleno Castelão, para o Joinville por 3 a 0, Assim, permitiu o acesso ao Figueirense, que se garantiu mesmo com o empate por 1 a 1 com o Bragantino. O carrasco dos cearenses foi o meio-campista Marcelo Costa, autor de dois gols do time catarinense. A partida foi válida pela última rodada da Série B.

Com a derrota, o Ceará termina a Série B na sétima colocação com 59 pontos, apenas a um do Figueirense, primeiro integrante do G4, e com a mesma pontuação do Joinville, que apesar de entrar na rodada sem chances de acesso, ficou na sexta colocação. A partida acabou não sendo como o atacante Mota sonhava. Ele, que é ídolo do Ceará, anunciou sua aposentadoria e fez neste sábado a sua última partida como jogador de futebol.

Em uma partida equilibrada, o Ceará teve um maior domínio nos minutos inicias e só não chegou a abrir o placar pela boa atuação do goleiro Oliveira, que fechou o gol, assim como fez Jaílson quando acionado.

Ainda no primeiro tempo, o clube catarinense equilibrou o jogo e ainda foi melhor nos minutos finais. A grande chance aconteceu aos 46, quando Jaílson fez uma defesa milagrosa, fazendo com que o time cearense continuasse sonhando com o acesso para a elite do futebol brasileiro.

Na segunda etapa, o Ceará começou melhor e teve a chance do jogo aos 10 minutos, quando o atacante Magno Alves deu um passe açucarado para Lulinha. O atacante estava debaixo da trave, mas acabou se enrolando com a bola e não conseguiu fazer o chute.

Depois do lance, o clube cearense sofreu um verdadeiro apagão e apenas assistiu ao Joinville jogar e golear. O primeiro do clube catarinense aconteceu aos 18 minutos, em cobrança de falta de Marcelo Costa, que passou pelo meio da barreira e foi parar no fundo das redes.

O segundo saiu aos 25, em cobrança de pênalti do próprio Marcelo Costa. No lance, Francis foi derrubado por Potiguar, que acabou levando o cartão vermelho. Por fim, o terceiro aconteceu no final do segundo tempo. Francis aproveitou o cruzamento e, de primeira, fechou a conta, que impediu o acesso do time cearense.

FICHA TÉCNICA:

CEARÁ 0 X 3 JOINVILLE

CEARÁ - Jaílson; Marcos (Thiago Humberto), Gustavo, Potiguar e Vicente; João Marcos, Ricardinho (Diego Ivo), Lulinha e Rogerinho (Léo Gamalho); Mota e Magno Alves. Técnico - Sérgio Soares.

JOINVILLE - Oliveira; Eduardo, Sandro, Rafael e Rafinha; Augusto Recife, Naldo (Hernani), Marcelo Costa e Diogo Oliveira (Wellington Bruno); Francis e Fernando Viana (Edigar Junio). Técnico - Sérgio Ramirez.

GOLS - Marcelo Costa, aos 18 e aos 25, e Francis, aos 41 do segundo tempo.
ÁRBITRO - Pericles Bassols Pegado Cortez (RJ).
CARTÕES AMARELOS - Sandro e Naldo (Joinville). Ricardinho e Rogerinho (Ceará)
CATÃO VERMELHO - Potiguar (Ceará).
RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.
LOCAL - Estádio Castelão, em Fortaleza (CE).



Eduardo Campos minimiza divergências com Marina Silva


 

Julio Cesar Lima e Pedro Venceslau
 
 
 
 


Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Marina Silva e Eduardo Campos

Um dia depois de divergir publicamente de Marina Silva pela primeira vez, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB-PE), disse ontem (29) que a falta de consenso sobre a formação de palanques estaduais com a Rede já era uma situação esperada. "Nós fizemos a aliança em 5 de outubro. Há um projeto em que priorizamos o País, mas já sabíamos que iríamos conviver com algumas situações assim", disse o governador depois de participar de um evento com ruralistas em Curitiba.

Durante um ato conjunto do PSB e da Rede anteontem (28) na capital paulista, Marina defendeu diante de Campos o lançamento de uma candidatura própria do PSB em São Paulo. O governador, que negociava o apoio do seu partido à reeleição de Geraldo Alckmin (PSDB) antes da entrada da ex-ministra na legenda, desconversou e disse que a prioridade devia ser o projeto nacional. Questionado novamente sobre a situação no Estado, Campos não quis opinar. O PSB paulista deseja ter a vaga de vice na chapa do PSDB.

Choque

A desavença sobre o quadro político paulista causou o primeiro choque entre dirigentes do partido e "marineiros". Um dos principais operadores políticos da Rede, o deputado federal Walter Feldman (PSB-SP) disse ao Estado que uma eventual aliança da sigla com o PSDB em São Paulo seria uma "poligamia explícita". "Apoiar o Geraldo seria uma poligamia explícita, já que o PSDB terá um candidato presidencial (Aécio Neves) e o PSB outro. Nós entraríamos na campanha com duas posições acumuladas." Ainda de acordo com Feldman, que era do PSDB até 5 de outubro, a perspectiva de candidatura própria no Estado "é muito promissora".

O secretário-geral do PSB paulista, Wilson Pedro da Silva, rebate o deputado e afirma que o caminho do partido está "90% fechado com o Alckmin". "Somos nós que temos votos no congresso do PSB, que tomaremos essa decisão. É complicado um grupo chegar agora e dizer que não será assim", disse.

Reservadamente, dirigentes da Rede dizem que diante da imposição de uma eventual aliança do PSB com o PSDB em São Paulo, o grupo pode até fazer campanha para um candidato de outro partido. No Paraná, o cenário é parecido, pois a tendência do PSB é de apoiar a reeleição do tucano Beto Richa, mas os aliados de Marina tentam lançar um nome próprio. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Mais Médicos terá reforço de 2.800 profissionais


Equipe AE
 
 
 
 


Agência Brasil
Mais médicos
Integrantes do Programa Mais Médicos

Mais 2.800 médicos serão deslocados a diversos pontos do Brasil até a próxima quarta-feira para ampliar o atendimento do programa Mais Médicos, informou neste sábado, 30, a presidente Dilma Rousseff no microblog Twitter. "Este grupo se junta aos médicos que já estão atuando em 1.099 municípios e 19 distritos indígenas de todo o País", escreveu.

O reforço elevará para 6.600 o número de profissionais no programa até o final do ano, o que garantirá atendimento a 22,7 milhões de pessoas, informou a presidente. "O objetivo do Mais Médicos é ampliar o atendimento médico nos postos de saúde, garantindo médico para quem hoje não tem."

Citando dados do Ministério da Saúde, Dilma informou que 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos nos postos. "Ao priorizar os atendimentos mais simples, o Mais Médicos diminui a pressão sobre os hospitais, reduzindo filas e o tempo de espera", comentou. "É o governo brasileiro enfrentando a questão da saúde com coragem para cuidar de quem mais precisa."



Lixo reciclável dá desconto na conta de luz

 

Lixo reciclável dá desconto na conta Programa da Coelba recolhe resíduos em 24 bairros da cidade
Wladmir Pinheiro/Ibahia

A dona de casa Maria do Carmo Bispo marca o tempo do caminhão do Vale Luz, da Coelba, voltar ao bairro do Costa Azul. A cada dia, os dois caminhões recolhem resíduos de materiais recicláveis dos moradores de 24 bairros de Salvador contemplados pelo programa. Em troca de papelão, metais, plásticos, o Vale Luz dá desconto direto nas contas de luz. 

Quando passa um dia além do esperado, dona Carminha, como é conhecida, liga para a Coelba para saber quando o Vale Luz vai chegar. “Eu não vivo mais sem esse caminhão. Se não vem no dia que eu imaginei que viria, eu ligo mesmo, para saber o dia certo. Já nem lembro de quando paguei uma conta de luz”, gaba-se.

Enquanto o caminhão visita outros bairros, ela vai juntando cada latinha, embalagem plástica e garrafa PET que vê, em sua casa e também na dos vizinhos. “O pessoal daqui participa bastante. Mas o que vou encontrando vou juntando para trocar tudo em energia”, diz.  
Dona Carminha é apenas um entre os mais de 2 mil clientes que já participaram do Vale Luz desde que o programa foi criado, em 2008. Nos últimos cinco anos, já foram recolhidas mais de 320 toneladas de resíduos. Mais de R$ 20 mil já foram dados em descontos só este ano.

Quando chega nos bairros, o caminhão logo é rodeado pela população com sacolas recheadas de materiais. É preciso que os moradores comprovem que têm casas naquele bairro através da conta de energia, garantindo que o benefício fique para quem mora naquela comunidade. Em seguida, é feito um cadastro para identificar a conta que receberá o benefício. O resíduo entregue é pesado e transformado em crédito na conta de energia. 
“O resíduo tem de estar limpo e seco. Ao ser entregue, uma das cooperativas parceiras do programa pesa o resíduo e o desconto é dado na hora”, explica a assessora de eficiência energética da Neoenergia, Ana Cristina Mascarenhas. O material recolhido hoje é entregue à Camapet, empresa de cooperativa com sede em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. 
Segundo a assessora, o projeto resolve dois pontos importantes na relação de consumo de energia: diminui o valor das contas, o que reduz o número de consumidores com dívidas, e além disso estimula entre os moradores de comunidades populares o uso consciente dos materiais recicláveis. “A comunidade participa em peso e começa a recolher os resíduos para transformar isso em descontos quando o caminhão passa. O interessante também é que eles percebem como os bairros vão ficando mais limpos, com menos lixo”, vibra Ana, que acrescenta: “Eu chamo isso de ganha-ganha, porque, de fato, todo mundo sai ganhando”.
Os próprios caminhões que hoje fazem a maratona de descontos foram comprados com o valor gerado pelas sucatas de geladeiras entregues pela população em troca de refrigeradores novos. Nos veículos, também é possível se cadastrar na Tarifa Social de Energia, benefício do governo federal que dá descontos de até 65% na conta de luz, e também trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes, mais econômicas.

Cooperativa pesa, na hora, o lixo que será reciclado e calcula o valor do desconto em cada conta (Foto: Divulgação)

Óleo de cozinha

O caminhão do Vale Luz também começará a recolher óleo de cozinha, para evitar que o líquido seja descartado na tubulação de água ou no lixo. 
Apesar de não ser remunerada, a entrega vale muito ao meio ambiente. Um litro de óleo é capaz de poluir 20 mil litros de água. 
Como bons projetos geram bons resultados, o Vale Luz ganhou força e, desde 2012, deu origem ao Vale Luz Empresa. O projeto incentiva as empresas a atuar de forma sustentável através da reciclagem de seus resíduos. Em troca de um descarte ambientalmente responsável, o projeto dá descontos na conta de energia, da mesma forma como ocorre com os moradores. 
O diferencial positivo é que os créditos são doados a instituições que realizam trabalhos sociais. O Vale Luz já recolheu 90 toneladas. Entre os beneficiados estão as Obras Sociais Irmã Dulce. “O resíduo é coletado pela empresa, que agenda com o caminhão a periodicidade da coleta. Uma vez recolhido, o material é encaminhado a uma cooperativa de coleta seletiva”, explica Ana Cristina Mascarenhas. Cabe às empresas estimular, com a ajuda da Coelba, os funcionários a realizar um descarte consciente.
Hoje o caminhão estará no bairro de São Caetano, estacionado próximo ao campo de futebol Paraíso.
NÚMEROS DO VALE LUZ 320 toneladas de resíduos de materiais reciclados já foram recolhidos desde 2008, quando o Vale Luz foi criado 
20 mil litros de água podem ser contaminados com apenas um litro de óleo de cozinha dercartado irregularmente
90 toneladas de material reciclado foram recolhidos nas empresas cadastrados pelo Vale Luz Empresa, desde 2012
2.005 moradores já foram atentidos pelo benefício que concede descontos na tarifa de energia em troca dos resíduos.

Amor à Vida: plano de Aline quase é descoberto por Paloma

 

Médica coloca enfermeira para cuidar de César quando o pai estiver cego. A vilã quase será desmascarada enquanto coloca o veneno no uísque do marido
A vingança de Aline (Vanessa Giácomo) quase será descoberta por Paloma (Paolla Oliveira) em cenas dos próximos capítulos da novela 'Amor à Vida'. Isso acontece quando, segundo informações da colunista Patrícia Kogut, do jornal 'O Globo', a vilã marca uma consulta no San Magno com o objetivo de eliminar qualquer suspeita de que ela esteja envolvida na cegueira de César (Antonio Fagundes).
A ex-secretária liga para Lutero (Ary Fontoura) e pede para que ele agende os exames. Sem desconfiar de nada, o médico chega a comentar com Joana (Bel Kutner) que pode ter se enganado quanto ao caráter da mulher do amigo: "Ela acaba de dar provas de que está preocupada com o César. Talvez a gente tenha se enganado o tempo todo, e ela realmente ame o César".
Já durante uma conversa com Ninho (Juliano Cazarré), Aline deixa claro de que a intenção dela é outra: "Eu mesma marquei a consulta, é uma prova de que eu sou inocente. No caso de descobrirem, nem vão suspeitar de mim, pelo menos em primeiro lugar. Mas não vão descobrir, ele já fez aquele monte de exames da primeira vez e não apareceu nada. Nada. Eu vou levar o bebê também, para a Paloma examinar. Para mostrar que eu tenho boas intenções".
No dia combinado com Lutero, a vilã leva César ao hospital e, enquanto ele estiver fazendo os exames, ela vai atrás de Paloma com os filhos nos braços. Ao encontrar a pediatra, Aline comenta sobre a traição de Bruno (Malvino Salvador) e pede desculpas por tudo o que aconteceu.
Paloma logo interrompe o discurso da morena e examina o irmão caçula. Ela percebe que o bebê não está se alimentando direito. "Sinceramente, eu não fiquei satisfeita com o estado de saúde dele. Está havendo algum problema na alimentação dessa criança? Aline, o Juninho está desnutrido e com assaduras nas pernas. Isso mostra que, provavelmente, ele fica muito tempo com as fraldas sujas. Ele também está com picadas de insetos, brotoejas", diz a pediatra.
Aline, então, explica chorando: "Mas eu me dedico para o meu filho o tempo todo. Só que o seu pai também me ocupa muito. Às vezes eu acho que não vou dar conta, Paloma. Eu ainda não consegui uma babá". Já como parte do plano de desmascarar a ex-secretária, a médica diz que pode conseguir a ajuda de uma enfermeira e a vilã agradece. É aí que Paloma decide recorrer a Ciça (Neusa Maria Faro). Em conversa com a enfermeira, a irmã de Félix (Mateus Solano) diz quais as suas reais intenções.
"Eu quero que você, discretamente, descubra se tem alguma coisa errada naquela casa. Acho muito estranho a Aline insistir em morar tão longe, com o meu pai sem conseguir enxergar. Também acho estranho ela não ter pedido uma enfermeira até agora, estar até sem babá. Tem alguma coisa errada nessa história. É por isso que você vai para lá, Ciça. E tenta descobrir o que há com essa Aline", comentar Paloma. Em seguida, Ciça vai para a casa de campo de César e Aline.
Logo no início a vilã quase será desmascarada enquanto coloca o veneno no uísque do marido. A enfermeira entra na cozinha logo no momento em que Aline termina de misturar um líquido branco na bebida. "Eu só vim conhecer a cozinha. Essas garrafas aqui... O que são?", pergunta Ciça, apontando para as garrafas onde está o líquido misterioso e deixando Aline apreensiva.
Matéria: iBahia

Miss Penitenciária 2013 quer sair da cadeia

Hellen Moraes teve torcida e fala que só comeu ameixa e banana.
Outras cinco detentas participaram da edição de 2013 do concurso.

Nadyenka Castro Do G1 MS
 
 
Hellen Moraes, a Miss Penitenciária de MS (Foto: Nadyenka Castro/ G1 MS)Hellen Moraes, a Miss Penitenciária de MS
(Foto: Nadyenka Castro/ G1 MS)
Miss Penitenciária de Mato Grosso do Sul 2013, Hellen Moraes, de 20 anos, diz que objetivo dela é "voltar para a casa". "Tenho pai e mãe que me ajudam", fala a jovem, presa, segundo ela, desde 15 de junho quando foi flagrada pela Polícia Federal (PF), no Aeroporto Internacional de Campo Grande, com oito quilos de maconha.
Hellen conta que não queria participar do concurso porque iria se expor e poderia ser alvo de preconceito da sociedade. "Tinha vergonha disso", diz. No entanto, ela foi convencida pela direção do Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi e por colegas de alojamento. "Falavam para eu mostrar que nós detentas também temos belezas."
A jovem aceitou os pedidos, ganhou a etapa municipal e se emocionou com a vitória estadual. "Só comi ameixa e banana. E tomei muita água", conta sobre a preparação. Ao receber a faixa, disse que ficou "surpresa".
O Miss Penitenciária é realizado há 11 anos na unidade penal de Campo Grande e nos demais presídios do estado, há seis. Cada penitenciária escolhe a sua representante, que vai para a disputa estadual.
 
 
As roupas, acessórios e calçados utilizados pelas reeducandas nos desfiles com trajes esportivo, social e de banho, são levados pelas diretoras das unidades para que as participantes escolham. Os presentes que elas ganham são doações, conforme Marijane Carrilho, responsável pelo Presídio Feminino Irmã Irma Zorzi.
A produção cabelo/maquiagem é feita por profissionais. A decoração do presídio para o evento também é trabalho de especialistas, com ajuda das detentas. O evento contou com música ao vivo e presença de autoridades.
Seis participantes do Miss Penitenciária 2013 (Foto: Nadyenka Castro/ G1 MS)Seis participantes do Miss Penitenciária 2013 (Foto: Nadyenka Castro/ G1 MS)

Dilma tem 47%, Aécio, 19%, e Campos, 11%, diz Datafolha

Nesse cenário, presidente seria reeleita no primeiro turno.
Pesquisa foi divulgada neste sábado no site do jornal 'Folha de S.Paulo'

Do G1, em São Paulo
 
 
Gráfico Datafolha (Foto: G1)
Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (30) pelo jornal “Folha de S.Paulo” indica que a presidente Dilma Rousseff teria 47% dos votos e venceria no primeiro turno caso a eleição fosse hoje e ela tivesse como adversários o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).
Nesse cenário, Aécio teria 19% e Campos 11%. Votos em branco ou nulos seriam a opção de 16% e outros 7% responderam que não saberiam em quem votar.
Dilma cresceu 5 pontos na intenção de votos em comparação ao Datafolha divulgado em 11 outubro, que testou o mesmo cenário, com os mesmos candidatos.
O Datafolha entrevistou 4.557 pessoas em 194 municípios na quinta (28) e na sexta-feira (29), com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Dilma venceria no primeiro turno em 3 dos 5 cenários pesquisados (veja gráficos ao lado). Ela só teria de enfrentar uma segunda rodada caso a candidata do PSB seja Marina Silva.
No cenário em que Dilma concorre contra Marina e Aécio, ela teria 42% contra 41% da soma dos dois, um empate técnico. No mês passado, o resultado era 39% a 46%.
No caso de Dilma enfrentar Marina pelo PSB e José Serra pelo PSDB, a presidente teria 41% contra 43% da soma dos dois, também um empate técnico. No mês passado, o resultado era 37% a 48%.
2014
O cenário em que Dilma enfrenta Aécio e Campos é considerado o mais provável, mas as candidaturas só serão oficializadas pelos partidos no ano que vem.
A eleição de 2014 está marcada para 5 de outubro e, além de presidente, escolherá senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais.
Lula
A pesquisa também analisou a possibilidade da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de 2014. Segundo o Datafolha, Lula venceria a eleição no primeiro turno com 52% a 56% dos votos, dependendo do cenário (veja os números ao final da reportagem).
Joaquim Barbosa
O instituto também simulou um primeiro turno entre Dilma Rousseff, Joaquim Barbosa, atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).
Se as eleições fossem hoje, Dilma seria reeleita com 44% dos votos. Barbosa receberia 15%, Aécio, 14%, e Campos, 9%.
Em entrevistas, Barbosa vem afirmando que não será candidato em 2014. Caso decida se candidatar, tem até abril para se filiar a algum partido.
Veja os resultados obtidos:
Cenário A
28 e 29/11
- Dilma: 47%
- Aécio: 19%
- Campos: 11%
- Brancos/nulos: 16%
- Não sabe: 7%
Cenário B
28 e 29/11
- Dilma: 42%
- Marina: 26%
- Aécio: 15%
- Brancos/nulos: 11%
- Não sabe: 5%
Cenário C
28 e 29/11
- Dilma: 45%
- Serra: 22%
- Campos: 11%
- Brancos/nulos: 15%
- Não sabe: 7%

Cenário D
28 e 29/11
- Dilma: 41%
- Marina: 24%
- Serra: 19%
- Brancos/nulos: 10%
- Não sabe: 5%

Cenário E
28 e 29/11
- Rousseff: 44%
- Joaquim Barbosa: 15%
- Aécio: 14%
- Campos: 9%
- Brancos/nulos: 13%
- Não sabe: 6%
Simulação do Datafolha com Lula como candidato do PT
Cenário F
28 e 29/11
- Lula: 56%
- Aécio: 16%
- Campos: 8%
- Brancos/nulos: 14%
- Não sabe: 6%

Cenário G
28 e 29/11
- Lula: 52%
- Marina: 20%
- Aécio: 13%
- Brancos/nulos: 9%
- Não sabe: 5%

Cenário H
28 e 29/11
- Lula: 56%
- Serra: 16%
- Campos: 9%
- Brancos/nulos: 13%
- Não sabe: 6%
Cenário I
28 e 29/11
- Lula: 52%
- Marina: 20%
- Serra: 14%
- Brancos/nulos: 9%
- Não sabe: 6%

Juventude Timonense joga amanhã em São Luis

 




Com o reforço das atacantes Sereia e Jéssica o Juventude Timonense estreia no Domingo, amanhã, na segunda fase do Campeonato Maranhense de Futebol Feminino. O jogo será às 15h30, no Estádio Roseana Sarney, na Cidade Operária, na Capital São Luis.

O time comandado por Jorge Simplício, diretor de futebol e técnico, enfrentará o Internacional, atual campeão estadual da modalidade. O Juventude passou pela primeira fase como o primeiro do grupo vencendo todas as partidas que disputou e conquistando nove pontos. Em São Luis, quem acompanha os jogos, já aposta no time timonense como o favorito ao título deste ano.

Vale ressaltar que o time tem o apoio logístico da Prefeitura de Timon, através do prefeito Luciano Leitoa, que patrocina a ida das atletas e da comissão técnica à São Luis, do secretário Luis Fernando Silva, que garantiu a estadia do Juventude na cidade e outros patrocinadores como o secretário Carlos Trinchão, da Secretária de Fazenda.( Do Blog do Ribinha AZ)



Caixa comete falha e atrasa pagamento de servidores de Timon



Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarImagem ilustrativa(Imagem:Divulgação)Imagem ilustrativa
A Prefeitura Municipal de Timon informa que os pagamentos dos servidores públicos municipais foram encaminhados à Caixa Econômica Federal (CEF) ainda no dia 29 de novembro, sexta. As folhas foram devidamente fechadas com antecedência pelos técnicos do Departamento de Recursos Humanos. Porém, a logística de liberação para as contas dos servidores fica por conta não mais da prefeitura, mas sim, da Caixa Econômica, que apresentou problemas durante o processo.

Ressalta-se que até no final da noite de sexta, técnicos da prefeitura estiveram na agência da Caixa de Timon para saber os porquês da não liberação dos salários na data prevista, a fim de que haja normalização o mais rápido possível. A prefeitura, desde o início do ano, vem mantendo o calendário de enviar as folhas de pagamento consolidadas antes de cada dia 30. Ressalta-se, ainda, que o incidente, de responsabilidade da Caixa, não descredita a administração pública municipal, haja vista que os pagamentos podem ser efetuados até o 5º dia útil de cada mês.

(Com informações da prefeitura de Timon)
 


 

Aécio Neves aciona Justiça contra perfis que o satirizam nas redes sociais



Tércio Amaral





"Aécio Boladasso", um dos perfis que brincavam com o nome do senador mineiro e já foi retirado do ar. Foto: Reprodução/Facebook  
Brincadeira na internet tem limites. Pelo menos é isto que acredita a equipe jurídica do senador Aécio Neves (PSDB), potencial candidato à Presidência da República em 2014. Advogados do tucano entraram com uma ação na Justiça de São Paulo para impedir contas no Facebook e no Twitter com seu nome. A justificativa do pedido é porque o político foi “vítima” do perfil Aécio Boladasso, que virou alvo de brincadeira de internautas que consideraram a conta como uma estratégia do grupo de Aécio em imitar o perfil Dilma Bolada, criado em homenagem a presidente Dilma Rousseff (PT).
De acordo com a ação, “todos os perfis e páginas foram criados recentemente, em datas muito próximas, e possuem conteúdo muito similar, o que denota a criação seriada de perfis ilícitos, os quais, inclusive, foram altamente difundidos nas mídias digitais, sendo certo que o Google aponta mais de 40.000 (quarenta mil) resultados para a pesquisa pelo termo ‘Aecio Boladasso’ ‘Facebook’ e mais de 34.000 (trinta e quatro mil) resultados para a pesquisa pelo termo ‘Aecio Boladasso’ ‘Twitter’”. Algumas contas do Aécio Boladasso já foram retiradas do ar.
A assessoria jurídica do senador mineiro também informou que o Twitter já atendeu a solicitação de remover os perfis falsos, mas ainda não forneceu as informações sobre quem criou o usuário. Já o Facebook, que apresenta outras contas falsas, também não identificou os criadores das páginas. O juiz Nilson Wilfred Ivanhoé Pinheiro, da 3ª Vara Civil da Capital, concedeu uma liminar, no dia 19, para a remoção das páginas e armazenamento dos dados sobre os usuários que fizeram a brincadeira. No entanto, ele negou o pedido de segredo de Justiça.
Com informações do Radar Político, do Estado de S. Paulo

'Amor à Vida': Paloma desconfia que Aline não cuida bem do filho

 

 

Médica pede que Ciça fique uns tempos na casa de César e descubra o que está acontecendo de errado

Regina Rito/O Dia RJ
Paloma examina o irmão e vê que ele está magro e cheio de assaduras
Foto:  Divulgação
Rio - Depois de examinar o irmão Juninho, Paloma (Paolla Oliveira) fica desconfiada de que Aline (Vanessa Giácomo) não cuida bem da criança e indica Ciça (Neusa Maria Faro) para tomar conta do bebê e aproveitar para checar a alimentação de César (Antônio Fagundes), que está com altas taxas de glicemia. 
Na sequência de ‘Amor à Vida’, a partir do dia 20, Aline e César levam a enfermeira para casa. Antes, Paloma adverte Ciça: “Quero que fique um tempo na casa do meu pai. Ele tá enfeitiçado pela Aline. Já desconfiava que tinha algo errado. Agora, depois de examinar o bebê, desconfio mais ainda. Ele não é bem alimentado, deve ficar com a fralda suja o tempo todo, porque tá cheio de assaduras. Pedi pra você ajudar a Aline, uns tempos, com segunda intenção. Acho estranho ela insistir em morar longe, com meu pai sem conseguir enxergar, não ter pedido uma enfermeira até agora e estar sem babá. Por isso, vai pra lá. E tenta descobrir o que há de errado.”
César chega em casa de mau humor, pois tinha esperança de que, depois de novos exames, Lutero (Ary Fontoura) lhe dissesse algo animador. A mulher o aconselha a procurar outros médicos, diz que vai deixar o bebê no berço e depois leva o uísque para ele. Ciça: “Mas não é melhor evitar o uísque? A Paloma disse que a taxa de glicose dele tá alta.” César: “Exijo o uísque. Ciça, você cuida só do meu filho. A Aline cuida de mim.”
Depois de alojada, Ciça desce e encontra a patroa na cozinha. Aline acabara de colocar o líquido branco na garrafa de uísque e deixa o vidro do veneno ali. A enfermeira olha para o lado e pergunta: “Essas garrafas aqui, o que são?” Resta saber o que ela vai responder...

'Não me arrependo de algo que não cometi', diz acusada de explorar filhas

Mãe vendeu virgindade de criança por R$ 50 para comprar drogas. Ela diz ser inocente

Athos Moura/O Dia RJ
Rio - "Não posso me arrepender de algo que não cometi". Com a frase, Jacira do Carmo Moreira, 46 anos, acusada de explorar sexualmente suas filhas em troca de dinheiro para comprar drogas, negou o crime ao ser apresentada na Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), na noite desta sexta-feira. A mulher relatou ter sido viciada em cocaína por muitos anos. "Já larguei isso. Sou uma mulher de Deus e me entreguei à polícia para provar minha inocência", disse.
Além da adolescente de 15 anos, cuja virgindade foi leilada por R$ 50, Jacira tem outros sete filhos. Uma das crianas morreu em 2001 por problemas renais. Duas caçulas, de 10 e 11 anos, moram em um abrigo. A acusada se entregou na 31ª DP (Ricardo de Albuquerque) e, posteriormente, foi encaminhada à DCAV.
Jacira negou ter cometido o crime: 'Sou uma mulher de Deus'
Foto:  Ernesto Carriço / Agência O Dia
Pelos programas -- que aconteciam tanto na rua quanto na casa da mulher, em Marechal Hermes -- cobrava R$ 10, R$ 20 ou quanto o estuprador tivesse no bolso. Ela também se prostituia.
Cinco presos por abusos
Cinco homens foram presos em Marechal Hermes e Piedade na manhã de quinta-feira por policiais da DCAV, acusados de manter relações sexuais com a adolescente de 15 anos. Outros dois ainda estão foragidos. A especializada recebeu o caso através do Disque 100 e o investigava há dois meses. A adolescente é analfabeta e passou a ir para a escola recentemente. Ela está recebendo tratamento psicológico.
A polícia ainda George Correia Teteu, vulgo Jorge, de 58 anos, e Alexandre Italo Oliveira Santos, conhecido como Alex, 60 anos, apontado como o homem que comprou a virgindade da jovem.

Jovens levam mais tempo para sair da casa dos pais

 

 

Busca por qualificação profissional influencia na decisão de pessoas entre 25 e 34 anos pela permanência com a família

Alessandra Horto e Stephanie Tondo/O Dia RJ
 
 
Rio - “Só vou sair da casa dos meus pais quando passar em um concurso público e tiver estabilidade financeira”. A declaração da advogada Isabella Müller é o retrato da Geração Canguru, que em busca de crescimento profissional opta por morar com a família. Segundo pesquisa divulgada ontem pelo IBGE, o número de jovens entre 25 e 34 anos que vivem com os pais aumentou de 20,5% em 2002 para 24,3% em 2012 no país.
A advogada Isabella conta com o apoio da mãe, Isabel, para dar continuidade aos estudos até passar em concurso público
Foto:  Divulgação
A tendência é confirmada por dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que mostra que as concessões de bolsas para mestrado e doutorado aumentaram 233% e 171%, respectivamente, nesses dez anos.
“Embora esses jovens arquem com seus gastos pessoais, em parte ou na íntegra, boa parte de seus rendimentos se direciona a investimentos em ensino continuado — como MBA, pós-graduação e cursos —, além de compra de imóvel e lazer”, explica a técnica do IBGE Bárbara Cobo, em trabalho apresentado no 17º Encontro Nacional de Estudos Populacionais em 2010.
FORMAÇÃO CONTINUADA
É o caso de Isabella, que se formou em Direito em dezembro de 2012 e começou a pós-graduação em Processo e Direito Civil em abril deste ano. A cientista social Gabriela Caruso também pretende deixar a casa dos pais só depois que terminar o mestrado em Sociologia.
“Vou tentar bolsa de R$1.200 na Uerj. Não é suficiente para pagar as contas”, diz.
Fernando Schuler, diretor do Ibmec/RJ, conta que praticamente 100% dos alunos da instituição emendam a pós-graduação depois que se formam. “A atualização profissional é muito exigida”, diz.
Segundo o IBGE, a Região Sudeste registrou o maior crescimento de jovens que ainda moram com a família: passou de 23,1% em 2002 para 26,7% em 2012. Segundo o estudo, cerca de 60% dos jovens nessa situação são homens e 40%, mulheres.
O nível é maior para famílias mais abastadas, chegando a 15,3% naquelas com renda de 2 a 5 salários mínimos por integrante. A pesquisa revela ainda que os jovens que continuam morando com os pais têm escolaridade média maior. Em 2012, 14% continuavam estudando, enquanto para aqueles que saíram de casa o índice era de 9%.
Preocupação com os pais e custo de vida influenciam
Formada em Direito, a consultora Flavia Albuquerque da Motta ainda mora com os pais. Ela explica que a nova geração busca qualificação e experiência profissional para garantir autonomia no futuro. “A ideia é sair de casa mais confortavelmente”, avalia.
Coordenadora da pesquisa do IBGE, Ana Lúcia Saboia concorda que os filhos permanecem mais tempo na casa dos familiares para dar continuidade aos estudos, mas pondera: “Por outro lado, existe a crise dos cuidados, em que esses jovens podem estar por conta dos próprios pais, que em alguns casos são idosos, por exemplo”.

Sarah da Silva Telles, a professora de Sociologia da PUC-Rio, destaca que este comportamento passa por questões econômicas e culturais. “É inegável o aumento do custo de vida nas grandes capitais e, por isso, muitos jovens não querem perder a qualidade de vida que têm na casa dos pais. Por outro lado, as famílias estão mais tolerantes com o comportamento dos filhos, o que prolonga por mais tempo a decisão de sair de casa”, diz.
Emprego formal no país cresceu 12,3% em dez anos
A Síntese de Indicadores Sociais do IBGE divulgada ontem também mostrou aumento significativo da proporção de trabalhadores em empregos formais no país, que passou de 44,6% em 2002, para 56,9% em 2012. Cerca de 25% das mulheres que trabalharam em 2012 eram empregadas domésticas.
Segundo o Ministério do Trabalho, o setor de serviços foi o que mais contratou e passou de 9 milhões de contratações para 16 milhões de trabalhadores com carteira assinada.
De acordo com o IBGE, contribuíram para o aumento da formalização do mercado de trabalho, fatores como o o aumento da renda real, crescimento econômico, a redução do desemprego, a política de valorização do salário mínimo em vigor desde 2005 e a implementação do Programa Simples Nacional.

No Sudeste, o nível de formalização passou de 55,1% em 2002 para 66,9% em 2012. Já a Região Norte teve o pior desempenho e passou de 33,9% em 2002 para 38,7% em 2012. Norte e Nordeste não conseguiram alcançar o patamar de 40% de formalização das demais áreas.
Entre avanços e preocupações

Em relação aos indicadores da saúde, há avanços, mas também motivos de preocupação. A boa notícia é que a mortalidade infantil diminuiu de 53,7 óbitos para cada mil nascidos vivos, em 1990, para 18,6 óbitos por mil nascidos vivos, em 2010. O Objetivo do Milênio da ONU é chegar a 17,9 até 2015.
Já em relação à mortalidade materna (ocorrida durante a gravidez, aborto ou parto e puerpério), o país deve ficar fora do preconizado pela ONU. Entre 1990 e 2010, a taxa caiu de 133 por mil nascidos vivos para 68. A organização estabeleceu a taxa de 35 óbitos por cem mil.
Entre os anos 2000 e 2010, a taxa de incidência de Aids se manteve estável <MC0>(média de 17 casos por cem mil habitantes) no país, mas cresceu entre a população de 40 anos ou mais.
Na faixa dos 40 aos 49 anos, a incidência do vírus HIV aumentou de 31 por cem mil habitantes para 34,2. Já entre aqueles com menos de 39, houve redução. Entre as pessoas de 35 a 39 anos, caiu de 44,3 por cem mil para 38,1.
Colaborou Beatriz Salomão

Operação prende delegado e investigadores

 


Uma operação realizada pelo Ministério Público do Estado (MPE), pela Corregedoria da Policia Civil e por policiais do Grupo de Pronto Emprego (GPE) cumpriu cinco mandados de prisão preventiva na cidade de Paragominas, sudeste do Pará, na manhã desta sexta-feira (29). A ação foi iniciada por volta das 6h.

De acordo com o repórter JR Avelar, foram executadas a prisão de cinco pessoas, sendo um delegado e três investigadores. Os servidores são acusados de atos administrativos ilícitos.
Os acusados já estão em Belém e deverão ser encaminhados para o presídio Anastácio das Neves, no município de Santa Izabel do Pará.

A Polícia Civil ficou de se pronunciar através de nota sobre o caso.

(DOL com informações de JR Avelar)
 


 

Mãe prostituía filha com idosos em troca de drogas

Mãe prostituía filha com idosos em troca de drogas (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Cinco homens foram presos pela Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV) na quinta-feira, 28, por estupro de vulnerável e exploração sexual de uma menina de 15 anos no Rio de Janeiro. Outros dois homens e a mãe da adolescente ainda são procurados. A jovem era explorada desde os 9 anos pela mãe. 
José Belizário da Silva, conhecido como Dedé, de 79 anos; José Henrique Gomes, o Russo, 63; Humberto Ricardo Marsico Morelli Alves, o Maninho, que também é viciado em maconha e cocaína, 58; David Macedo Gonçalves de Aquino, conhecido como Davi ou David, 56; e Celso Medeiros Barrientos, o Celso Protético, 55, foram detidos.
O militar de reserva Alexandre Italo Oliveira Santos, vulgo Alex, 60; George Correia Teteu, conhecido como Jorge, 58; e a mãe da vítima, Jacira do Carmo Moreira, 46, estão foragidos. As investigações do delegado Marcello Maia apontam que a mãe oferecia a filha em troca de bebidas e drogas. Ela será indiciada pelos mesmos crimes dos presos e também por maus-tratos e abandono material. A adolescente reconheceu todos os detidos por fotos.
Segundo o delegado Maia, Jacira tem sete filhas e um filho de pais diferentes. Algumas das crianças moram com os respectivos pais. As investigações indicam que pelo menos quatro meninas teriam sido exploradas pela mãe. Além da vítima, uma das filhas estaria presa em São Paulo, outra em um abrigo da prefeitura do Rio e a quarta teria morrido por excesso de drogas.
A adolescente morava há cerca de um ano com a irmã Amanda Cristiane do Carmo Nascimento, de 20 anos, desde que esta descobriu os maus-tratos praticados pela mãe contra os irmãos. Amanda percebeu as mudanças de comportamento da irmã mais nova e a menina confessou que tinha sido vítima de estupro desde os nove anos. Em depoimento, Amanda confirmou que a mãe tentava induzir todas filhas a se prostituírem.
A jovem contou que a mãe era viciada e a entregava aos sete denunciados em troca de pequenas quantias em dinheiro, bebidas alcoólicas e drogas, desde 2006. De acordo com o relato, Alexandre Italo Oliveira Santos teria comprado a virgindade dela por R$ 50. Ela disse que a Jacira a levava até as casas dos acusados onde era obrigada a se relacionar com vários homens enquanto a mãe a aguardava em outro cômodo das casas. A jovem revelou que ela e os irmãos passavam fome e a mãe vendia todos os pertences da casa para comprar drogas. 
De acordo com o delegado, a adolescente não vacilou e não se contradisse durante o depoimento. As investigações indicam que Jacira está foragida com o filho.
Os mandados de prisão foram expedidos pela 28ª Vara Criminal da Capital para que fossem feitas buscas nos bairros de Marechal Hermes e Piedade, na zona norte, após denúncia pelo Disque 100. O Ministério Público já entrou com ação para destituir o poder familiar de Jacira e tirar todos os filhos dela.
(Diário do Pará)
 


 

Cantora Perlla se casa no Rio de Janeiro

Cantora Perlla se casa no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/ Instagram)
(Foto: Divulgação/ Instagram)
A cantora gospel se casou em uma cerimônia religiosa na ultima quinta feira (28), em uma casa de festas no Alto da Boa Vista, na zona norte do Rio de Janeiro, com o baixista de sua banda Cássio Castilhol.

Perlla utilizou seu perfil no intagram para compartilhar com seus seguidores varias fotos da celebração do casal. Na legenda de uma delas, a ex-funkeira se declara: "Provérbios Cap; 31 vs; 10-31: Quero ser sempre esta mulher  exemplar pra ti meu amor. Te amo e quero estar ao seu lado eternamente. Você me faz muito feliz. Lindo da minha vida", escreveu.
                                                                                                                                                                                                       Reprodução/ Instagram

O casal oficializou a união no civil no dia 16 de março de 2011. Cerca de 40 dias depois, a cantora anunciou a separação que durou apenas uma semana. Um mês depois, os dois voltaram a romper o relacionamento, mas não conseguiram ficar muito tempo longe um do outro.

Em março de 2012, a cantora deu à luz primeira filha, Pérola. A segunda herdeira do casal, Pietra, veio ao mundo em maio deste ano.
(DOL)

Consultoria deu dinheiro para tucanos


Consultoria deu dinheiro para tucanos (Foto: Diário do Pará/Direção de Arte)
(Foto: Diário do Pará/Direção de Arte)
 
A Focco Tecnologia, empresa de ex-diretores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) suspeitos de envolvimento com o cartel metroferroviário em São Paulo, foi a segunda maior doadora da campanha do vereador tucano Mário Covas Neto, o Zuzinha, em 2012. 
A consultoria também deu dinheiro, em menores quantidades, a outros políticos do PSDB na campanha de 2010. Hoje ambos estão no primeiro escalão do governo Geraldo Alckmin (PSDB). São eles o secretário estadual de Meio Ambiente e deputado estadual licenciado Bruno Covas e o secretário estadual de Energia e deputado federal licenciado, José Aníbal.
Sócios da empresa, os ex-diretores da CPTM João Roberto Zaniboni e Ademir Venâncio de Araújo foram indiciados pela Polícia Federal sob suspeita de corrupção, lavagem de dinheiro, formação de cartel e crime financeiro. Zaniboni foi condenado pela Justiça da Suíça por lavagem de dinheiro.
A Focco já recebeu R$ 32,9 milhões do governo paulista entre 2010 e 2013 por serviços de consultoria. Ela assinou contratos para “supervisão de projetos” com CPTM, Metrô, Agência Reguladora de Transportes do Estado (Artesp),Secretaria de Transportes Metropolitanos e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).
A PF aponta Zaniboni e Ademir como “intermediários no pagamento de propinas” para beneficiar cartel no sistema metroferroviário suspeito de atuar nos governos tucanos de Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra.
Zuzinha e Bruno Covas são, respectivamente, filho e neto do ex-governador Mário Covas. Este era o governador em 1998, ano em que a multinacional alemã Siemens sustenta ter começado a operar o cartel no setor metroferroviário do Estado. Covas morreu em 2001, sendo sucedido pelo então vice, Alckmin, atual governador, que terminou o seu mandato. 
A Focco doou R$ 50 mil para Zuzinha em 2012, ano da primeira campanha do filho de Covas. Era a segunda maior doadora do total de R$ 904,7 mil que o vereador declarou ter recebido. Ele ficou em oitavo lugar nas eleições, com 61 mil votos, e assim conquistou uma das 55 cadeiras do Legislativo municipal.
Em 2010, a consultoria de Zaniboni e Ademir já havia doado para as campanhas do sobrinho de Zuzinha, Bruno Covas, e de José Aníbal. Bruno acabaria se tornando o deputado estadual mais votado, com 239.150 votos. Ele contou com uma doação de R$ 2 mil, e Aníbal com uma de R$ 4 mil. 
O atual secretário de Energia do Estado ainda recebeu uma doação de R$ 2 mil do consultor Arthur Teixeira, apontado pelo Ministério Público como lobista do cartel. Aníbal foi eleito como o 19º deputado federal mais bem votado, com 170.957 votos.
Todos dizem que as doações foram regulares e atenderam às exigências da Justiça Eleitoral.
Zaniboni e Araújo, sócios da Focco, foram os primeiros agentes públicos a serem indiciados pela Polícia Federal no inquérito que investiga o cartel dos trens - há outros indiciamentos envolvendo o cartel, mas no setor de energia. Zaniboni foi diretor de operações e manutenção da CPTM entre 1999 e 2003, e Ademir foi diretor de obras e engenharia da estatal entre 1999 e 2001. Zaniboni se tornou sócio da Focco em 2008, quando já estava fora do governo.
(AE)

'Grávido' se casa com sua namorada transgênero na Argentina

 

 

Alexis Taborda nasceu mulher, mas trocou de gênero e está grávido de oito meses



Foto: Reprodução
Alexis Taborda com a namorada Karen Bruselario


O transgênero argentino Alexis Taborda, que nasceu mulher mas trocou de gênero e está grávido de oito meses, teve seu ventre abençoado pelo padre Raúl Benedetti, na cidade de Victoria, na Argentina, nesta sexta-feira (29).
Também nesta sexta,  Taborda se casou com sua namorada Karen Bruselario, que nasceu homem, mas também fez a alteração do gênero.O casal realizou uma cerimônia simples para parentes e amigos.
Mesmo com a troca de identidade, que foi  reconhecida pela Lei de Identidade de Gênero argentina, ambos mantiveram os órgãos sexuais, o que possibilitou a gravidez de Alexis Taborda. 
O padre explicou que não pode casar a dupla pela Igreja, já que eles modificaram o que a natureza os dotou. "Há uma contradição entre o documento e a pessoa. Se eles se quisessem casar com o nome de batismo e aceitar que o papai é o homem e a mamãe é a mulher, não há nenhum problema", afirmou  Raúl Benedetti.
A filha do casal irá se chamar Gênesis e deve nascer no fim de dezembro em um parto cesariana. Taborda será o primeiro caso na Argentina de um homem a dar à luz.

"Ana Paula Arósio não é mais atriz. Agora é criadora de cavalos", diz Wolf Maya

 

 

Diretor lamentou afastamento de Arósio da arte dramática


Depois de ser novamente criticada pelo diretor Dennis Carvalho, a atriz Ana Paula Arósio foi alvo de um comentário do também global Wolf Maya. Em entrevista ao "Reviva", do canal a cabo Viva, ele falou sobre a atriz. "A Ana agora não é mais atriz, uma pena, a arte dramática perdeu uma atriz espetacular. Ela agora é criadora de cavalos, tem uma fazenda linda no interior de São Paulo. Ela está casada e muito feliz. Nos falamos de vez em quando", afirmou.
Wolf também disse que Ana Paula foi a melhor "Hilda Furacão" que ele poderia ter escolhido para trama. A estreia da atriz na Globo aconteceu naminissérie, em 1998. O programa é reprisado atualmente às 23h10 (de Brasília) no Viva.
"Ela foi a maior Hilda que eu podia ter, foi uma grande parceira, uma grande atriz, uma mulher belíssima. Ninguém a conhecia e eu queria uma atriz que o público ainda não tivesse visto", explicou.
Mesmo sabendo que Arósio não quer mais contato com a imprensa e não pensa em retomar a carreira, o diretor insistiu: "Faço aqui um apelo público, nós não podemos perder Ana Paula Arósio".
 
 



"Só porque sou branquinha?', questiona Fernanda Lima sobre polêmica no sorteio da Copa

 

 

Em entrevista, a apresentadora disse não ter dado importância aos comentários. "Não discrimino ninguém. Também não levanto bandeiras", disse


Confirmada como mestre de cerimônias no sorteio dos grupos da Copa de 2014, a apresentadora Fernanda Lima comentou a polêmica que norteia o evento desde que ela e o marido, Rodrigo Hilbert, teriam substituído os atores negros Lázaro Ramos e Camila Pitanga.
Em entrevista à colunista da Folha de S. Paulo, Mônica Bergamo, a modelo disse que não se incomodou com os comentários na internet, que debateu um suposto racismo da entidade do futebol. Ela contou que aceitou a proposta desde que foi convidada pela Fifa há mais de seis meses.
"Eu sou funcionária, uma comunicadora. Fui convocada e como tal aceitei e vou fazer o meu trabalho. O que eu tenho a ver com isso? Só porque eu sou branquinha?", questionou Fernanda. "Não discrimino ninguém. Também não levanto bandeiras. Simplesmente acho que a gente tem que ser respeitado, sem violência. Eu não alimento esse tipo de coisa", disse. 



Fernanda e Hilbert, que são casados, fazem parte do quadro artístico da TV Globo. A apresentadora já havia participado do sorteio para os grupos das eliminatórias. A Fifa vai divulgar também os demais artistas que estarão no evento, assim como as personalidades do futebol.
A polêmica começou depois que os nomes dos atores Lázaro Ramos e Camila Pitanga foram vetados para apresentar o evento de sorteio dos grupos da competição. O Comitê Organizador Local da organização alegou que a escolha por outros nomes não tem nenhuma ligação com questão racial e informou que prefere "um nome mundial mais forte", já que o sorteio dos grupos serão transmitidos para todo o mundo. 
O fato, no entanto, gerou indignação nos internautas não apenas pela recusa dos dois atores globais, que são negros, mas pelo fato de a própria Fifa ter escolhido a apresentadora Glenda Kozlowski, também funcionária da Rede Globo, para apresentar o sorteio da Copa das Confederações, em 2012.

Geração Canguru: aumenta para 24% a proporção de adultos que moram com pais

 

 

Eles têm entre 25 e 34 anos, muitos trabalham e até ganham bem. Outros não trabalham, ou ganham pouco. Em comum, o fato de ainda morarem com os pais. Pesquisa do IBGE mostra que a Geração Canguru está crescendo no Brasil




Priscila Chammas/Ibahia
 
 
Esse texto é sobre cangurus e nem-nens. Mas não sobre os simpáticos seres puladores da Austrália e bebês. Os cangurus dos quais trataremos aqui são desta espécie que você vê na foto acima, trajando blusa de oncinha e  saia laranja. Parodiando uma famosa página no Facebook, esta é Elisa. Elisa tem 34 anos, mas ainda mora com a mãe porque acha que não faz o menor sentido gastar dinheiro com coisas que pode ter de graça. Elisa faz parte da Geração Canguru.

Elisa Xavier é publicitária e tem 34 anos, mas só pretende sair da casa da mãe, Lívia, se for para casar ou mudar de cidade: “Não tem o menor sentido sair só para gastar dinheiro”
A Geração Canguru no Brasil é formada por 24% dos jovens entre 25 e 34 anos, que ainda moram com os pais. Segundo dados divulgados ontem, pelo IBGE, o número cresceu desde 2002, quando os cangurus eram 20% do total de pessoas nesta faixa etária. Os percentuais são os mesmos no Nordeste. Não há dados por estado.
O nome, agora sim, é uma referência aos seres pulantes da Austrália que carregam os filhotes bem protegidinhos, dentro da bolsa. Mas as semelhanças param por aí, porque as mamães cangurus só carregam o herdeiro até o primeiro ano de idade. O animal, aliás, nem chega a viver 34 anos.
Mas a publicitária Elisa Xavier chegou, e está longe de pensar em sair da bolsa, isto é, de casa. “Aqui tenho tudo o que preciso e, principalmente, quem faça as coisas para mim. Só saio se for para casar ou mudar de cidade. Senão, vou sair para quê?”, questiona.
Se depender da mãe, a funcionária pública Lívia Margarida de Lima, ela pode ficar em casa até os 50 anos, se quiser. “Para mim seria uma felicidade. A convivência com elas (a outra filha, de 30 anos, também mora na casa) me rejuvenesce”, justifica.
Cangurus Ricos
O sociólogo Agenor Gasparetto, professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), analisa que o fenômeno é típico das culturas latinas, onde há uma tendência maior de proteger os filhos. “Um caso como esse poderia até acontecer nos Estados Unidos, mas seria um fato isolado”, avalia.
Ele também comenta outro dado. “Voltar para o ninho, ou permanecer nele é uma opção para quem tem pais com condições de dar apoio. O pobre não vai voltar para casa porque sabe que em casa não tem nada”, observa Gasparetto.
De fato, a proporção de cangurus nas famílias com renda entre dois e cinco salários mínimos per capita é mais do que o dobro que o das famílias com rendimento de até meio salário por pessoa.
“Quem tem pouca grana expulsa o filho de casa mais cedo”, brinca o coordenador de disseminação de informações do IBGE, Joilson Rodrigues de Souza, para falar da maior pressão para que os filhos das classes menos favorecidas comecem logo a trabalhar e saiam das costas dos pais.
Ele também lembra que os filhos das pessoas mais endinheiradas estudam e se qualificam mais antes de sair de casa, porque não admitem baixar bruscamente o padrão de vida a que estão acostumados. “Os filhos cangurus têm, em média, 9,6 anos de estudo. Outras pessoas na mesma faixa etária, mas que não moram mais com os pais têm média de 8,5 anos”, compara.
Cangurus Machos
Fazendo outro recorte do dado, uma informação curiosa: a maioria dos cangurus é do sexo masculino. Em 2012, cerca de 60% dos jovens nesta condição eram homens e 40% mulheres. Joilson tem duas explicações para o fenômeno. Ambas derivam do machismo da sociedade, só que uma para o bem e outra para o mal.
“A primeira é que quando os casais se separam, a tendência é sempre a mulher ficar com os filhos e com a casa. Aos homens resta voltar para a casa dos pais e recomeçar tudo do zero”, diz. Sorte das mulheres. “A segunda é que dentro de casa, o filho homem sempre acaba tendo mais liberdade, então ele não sente tanta necessidade de sair de casa”, completa. Azar das mulheres. Xiii... não sobrou espaço para falar dos nem-nens. Mas não tem problema. Fica para o boxe aí do lado.
Um quinto dos jovens não estuda nem trabalhaNem-nem não é uma grafia errada de neném, mas uma abreviação para “nem estuda, nem trabalha”, situação de um quinto dos jovens brasileiros entre 15 e 29 anos. Em 2012, 9,6 milhões de jovens nessa faixa etária não frequentavam escola e nem trabalhavam. E se os cangurus são homens, em sua maioria, entre os nem-nens prevalecem as mulheres (70,3%).
“Essa predominância tem a ver com a maternidade. As que têm filho cedo acabam deixando de lado essas atividades”, avalia Joilson, do IBGE. Entre essas mulheres, 58,4% tinham pelo menos um filho. Esse é o caso de Isabela Brandão Gouveia, 28 anos e um filho de 2.
Ela trancou a faculdade para trabalhar, mas largou o emprego no final da gravidez, e não voltou mais. Nem quando se separou do marido e voltou a morar com o pai. Como o ex não ajuda, é ele (o avô) e a mãe de Isabela que arcam com todas as despesas dela e da criança.
“Se eu fosse trabalhar, ia ter que colocar meu filho o dia inteiro numa creche. Ia mudar muito a rotina dele”, justifica. Mas a jovem não pretende ser nem-nem pelo resto da vida. “Vou entrar num curso de inglês e depois procurar um emprego numa grande empresa, para poder pagar a creche meio turno e uma babá para o outro turno, por que assim não muda tanto a rotina dele”, planeja.
Idosos: 66,2% vivem de pensão ou aposentadoriaA principal fonte de renda dos idosos a partir dos 60 anos de idade é a aposentadoria ou pensão (66,2%), sendo que, para o grupo de 65 anos ou mais, a participação dessa fonte de rendimento fica mais importante (74,7%).
Para o grupo de pessoas de 60 anos ou mais de idade, 23,7% não recebiam aposentadoria ou pensão, enquanto 7,8% acumulavam os dois. A taxa de ocupação de maiores de 60 anos no mercado de trabalho foi de 27,1% em 2012.
Brasil: 56,9% dos trabalhadores são formalizados; na Bahia, 39
Entre 2002 e 2012, a proporção de trabalhadores ocupados em trabalhos formais subiu de 44,6% para 56,9%. Tal crescimento significa o aumento da cobertura por uma série de benefícios. Estão entre os formalizados aqueles que têm carteira assinada, os militares e funcionários públicos e os conta-própria e empregadores que contribuem para a Previdência.
O indicador de formalização apresentou variações significativas nas regiões Sul (de 49,6% em 2002 para 65,6% em 2012) e Centro-Oeste (de 44,3% para 60,8%). A menor variação ocorreu na região Norte, de 33,9% para 38,7%.
Essa expansão da formalização também foi evidenciada na região Nordeste, cuja taxa passou de 26,7% para 38,6%. Na região Sudeste, a taxa passou de 55,1% para 66,9%. O estado do Maranhão registrou 74,5% de ocupados em trabalhos informais, enquanto Santa Catarina e o Distrito Federal possuem apenas 26,9% de seus trabalhadores nessas condições.
Na Bahia, essa taxa em 2012 era de 39,2% do total de trabalhadores. Na informalidade, os jovens de 16 a 24 anos e os idosos de mais de 60 anos tiveram os maiores percentuais: 46,9% e 70,8%, respectivamente.
Os 10% mais ricos do Brasil têm 42% dos rendimentos do país
Apesar da melhoria no Índice de Gini, que mede a desigualdade na distribuição de renda dentro do país, os 40% mais pobres da população brasileira eram responsáveis por 13,3% da renda total do país, enquanto os 10% mais ricos tinham 41,9% em 2012, segundo o IBGE.
Na pesquisa Síntese de Indicadores Sociais - Uma Análise das Condições de Vida dos Brasileiros -, o Índice de Gini caiu de 0,556 em 2004 para 0,507 em 2012. Quanto mais próximo de 0, melhor a distribuição da renda. Se em 2002 os 10% com os maiores rendimentos ganhavam 16,8 vezes mais do que os 40% com as menores rendas, a proporção caiu para 12,6 em 2012.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2013, que analisou os dados de 2012, no ano passado 6,4% das famílias recebiam até um quarto de salário mínimo por pessoa e 14,6% estavam na faixa entre um quarto e meio salário mínimo per capita. Entre 2002 e 2012, a participação de outras fontes de renda, que não o trabalho, para o grupo de até um quarto de salário mínimo passou de 14,3% para 36,3%.
Já para as famílias com rendimento per capita entre um quarto e meio salário mínimo, a participação das outras fontes passou de 6,5% para 12,9%. Nessa categoria de rendimentos entram os programas de transferência de renda do governo, como o Bolsa Família.  
A questão racial também é destacada na desigualdade de rendimentos. Em 2002, nos 10% mais pobres da população, 71,5% eram pretos e pardos e 27,9% eram brancos. Em 2012, 75,6% das pessoas com menores rendimentos eram negros e 23,5% de brancos entre os 10% com menor renda.