roseana-timon3 (2)
O candidato ao Senado pela coligação “Pra frente, Maranhão”, Gastão Vieira (PMDB), continua escondendo os maiores apoiadores da sua campanha: a governadora Roseana Sarney e o senador José Sarney. Perto do fim do horário político, Gastão tem omitido de sua propaganda até seu candidato ao Governo, Edinho Lobão (PMDB), fugindo do desgaste de todo clã apoiado pela oligarquia.
Se por um lado esconde os aliados estaduais, por outro explora, durante a grande parte de todos os seus programas, a imagem da presidenta Dilma Rousseff. Gastão foi ministro do Turismo no governo da petista entre os anos de 2011 e 2014, onde teve passagem de pouca representatividade, sendo eleito o pior, entre 39 ministros, em estudo realizado pela GT Marketing e Comunicação, instituto de um dos mais respeitados cientistas políticos do Brasil, Gaudêncio Torquato.
Gastão Vieira tem como característica mais notável ser fiel escudeiro de José Sarney desde 1985. Com pleitos de deputado estadual e federal, todas com o apoio do clã Sarney, Gastão sempre passou por secretarias estaduais como homem de confiança da oligarquia.
Em 2001, quando era secretário de Educação no governo Roseana, Gastão foi responsável pelo maior fiasco educacional do Maranhão: o Telensino. O projeto consumiu mais de R$ 90 milhões em 12 meses de aulas e prejudicou alunos porque não respeitou os padrões de pedagogia. Usava monitores de Português para dar aulas de Matemática, Química e Física, comprometendo as lições.
Nestas eleições, Gastão Vieira parece ter deixado de lado toda uma vida pública de quase 30 anos dedicada a família Sarney para não prejudicar seu projeto ao Senado. Apesar disso, o desgaste sofrido por todos os seus aliados da coligação “Pra frente, Maranhão” tem afetado também as aspirações do ex-ministro.( Do Blog do John Cutrin/JP)