A Saúde da zona rural de Timon foi tema de uma audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (30/09) no Fórum do município. A sessão foi convocada pelos promotores de justiça da comarca de Timon: Giovanni Papini, Eduardo Borges e Antônio Borges, com o objetivo de discutir sobre o diagnóstico da Atenção Básica de Saúde nos povoados do município.
Estiveram presentes na solenidade o subsecretário estadual de saúde do Maranhão, Arnaldo Muniz; a diretora da Regional de Saúde de Timon, Graça Rodrigues; o secretário municipal de saúde, Marcio Sá; o secretário municipal de planejamento, Sebastião Rocha; os vereadores Dr. Tuá (PMN) e Itamar Barbosa (PSL), além de representantes da sociedade civil.A audiência foi presidida pelo promotor Antônio Borges que em sua fala de abertura explicou que a audiência foi programada após visitas realizadas às Unidades Básicas de Saúde da zona rural de Timon. “Vamos aqui apresentar um diagnóstico da situação encontrada nas unidades para decidir os rumos da saúde pública do município.”
Antes que se apresentasse o relatório preparado pelos promotores, o secretário de planejamento Sebastião Carlos, fez uma exposição do trabalho realizado pela gestão municipal para melhorar os serviços em saúde no município, apresentando a situação encontrada no início da administração e os esforços para alavancar e suprir o atendimento à população.
“Esta é uma oportunidade para que possamos prestar contas ao usuário, às autoridades e às instituições sobre as ações em Saúde no município, que foi encontrada totalmente desassistida pela atual gestão. O que existia era apenas um mecanismo virtual da rede de saúde, pois a realidade chocava com unidades fechadas por falta de pagamento aos profissionais, falta de equipamentos, material básico de atendimento, péssima estrutura física, entre outros problemas que levaram a prefeitura a remontar o sistema de saúde do município”, disse Sebastião Carlos.
O subsecretário Arnaldo Muniz durante sua apresentação, onde fez um levantamento sobre a situação da Saúde em todo Maranhão, relatou que apesar de todas as dificuldades encontradas em Timon, é inegável o avanço na área de saúde no município. “Acompanhando o relatório que trata, entre outras coisas, das UBS, vejo que Timon avançou muito“
O documento que detalhou as visitas realizadas às UBS da zona rural, foi apresentado pelo promotor Giovanni Papini, que relatou sobre alguns pontos que merecem atenção nas Unidades Básicas de Saúde da zona rural do município.
Após as discussões, o secretário municipal de Saúde, Marcio Sá, pôde responder aos questionamentos levantados pelo público presente, enfatizando o trabalho que vem sendo desenvolvido pela sua pasta e os grandes avanços conquistados na gestão. “Estamos honrados em estar participando deste ato democrático que nos faz, em cima dos erros, tentar acertar e ajudar mais ainda as pessoas da nossa cidade; principalmente aqueles que são usuários do SUS e que compõe a parcela mais carente da nossa população” falou o gestor destacando o esforço da administração para melhorar o sistema de saúde do município.
“Sabemos como encontramos a saúde: tudo estava sucateado e a prefeitura teve que começar do zero, reestruturando todo o sistema. Muita coisa foi resolvida, mas ainda temos muito para melhorar. O governo tem muita vontade de mudar a situação e tem tentado driblar a atual crise buscando emendas parlamentares que venham beneficiar nossa cidade. Estamos também estudando a implantação de projetos que visam otimizar o atendimento à população como a construção de pontos de apoio às UBS, para funcionar como anexos das unidades de saúde, através de recursos próprios da prefeitura, ampliando assim o atendimento à população” O nosso propósito é buscar alternativas que venham melhorar a saúde pública de Timon”, disse Marcio Sá.
Imagem: CGCOMClique para ampliarSaúde da zona rural de Timon é discutida em audiência pública (Secom)