quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Kylie Jenner posta foto e bumbum impressiona

Kylie Jenner posta foto e bumbum impressiona (Foto: Reprodução)
Vestindo um jeans justo de cintura alta, a socialite deixou seus seguidores do Instagram admirados. (Foto: Reprodução)
Já é normal ver fotos sensuais no Instagram da Kylie Jenner, mas nesta terça-feira, 27, a socialite conseguiu impressionar até seus mais fieis seguidores ao postar uma foto onde aparece com um bumbum gigante.
No registro, a irmã mais nova das Kardashians está sentada de costas, usando uma calça jeans de cintura alta da grife Fashion Nova. A postagem - até o momento - já possuiu mais de 947 mil curtidas e milhares de comentários. Confira:


Suspeito de matar ambulante é preso em SP

Suspeito de matar ambulante é preso em SP (Foto: Reprodução)
Sugestões para o utensílio durar mais tempo e não ser foco para proliferação de germes (Foto: Reprodução)
Ricardo Martins do Nascimento, de 21 anos, suspeito de matar o vendedor ambulante Luiz Carlos Ruas, 54 anos, foi preso na noite dessa terça-feira (27). O outro suspeito, Alípio Rogério Belo dos Santos, de 26, continua foragido.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que Ricardo foi preso na cidade de Itupeva, na região de Campinas. Uma recompensa de R$ 50 mil foi oferecida a quem fornecer informações que levem à prisão dos suspeitos, que são primos.
Ruas foi espancado e morto, segundo a polícia, às 22h25 de domingo, noite de Natal. Segundo testemunhas, o ambulante vendia salgados e refrigerantes do lado de fora da estação quando dois homens se desentenderam com ele e passaram a agredi-lo. O ambulante defendia moradores de rua, um deles uma travesti, que também foram agredidos pelos dois suspeitos.
O vendedor tentou correr até a bilheteria da estação na Estação Pedro II do metrô, mas foi atingido por vários golpes e caiu no local. Ele foi socorrido e levado a um hospital por agentes de segurança do Metrô, mas não resistiu aos ferimentos.

(Agência Brasil)

Marido testemunha execução da esposa

Marido testemunha execução da esposa (Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará)
(Foto: Celso Rodrigues/Diário do Pará)
Iranilde Conceição Brito Silva, 46, foi executada na noite deste domingo (11), na Passagem Vitória, município de Benevides, região metropolitana de Belém. De acordo com informações do interativo da Polícia Militar da área, a vítima estava em uma motocicleta com seu companheiro, quando ambos foram abordados por dois indivíduos, também em uma moto. Em seg

(DOL)

Casal de irmãos é executado no Mangueirão

Casal de irmãos é executado no Mangueirão (Foto: Reprodução DOL)
Yasmin e Erick não resistiram e morreram no hospital (Foto: Reprodução DOL)
Dois irmãos foram baleados na noite desta terça-feira (27), na Avenida Mangueirão, próximo ao Instituto Médico Legal. Segundo as informações do interativo da Polícia Militar da área, um veículo modelo Ecosport de cor vermelha, com três indivíduos no interior, tentou surpreender Erick Wesley Barata Nascimento, 23 anos.
Erick estava em frente à sua casa por volta das 19h30, quando um dos indivíduos saiu do carro e começou a efetuar vários disparos. Ao perceber que o irmão estava sendo baleado, Yasmin Nascimento, de 20 anos, saiu da residência para tentar salvá-lo, porém, acabou sendo atingida com um disparo na cabeça.
Os dois irmãos foram levados para a Unidade Municipal de Saúde Centro 4 da Marambaia, mas não resistiram aos ferimentos e morreram.
A Polícia Militar informou que viaturas estão fazendo uma varredura no local para tentar encontrar os assassinos. De acordo com informações de locais, Erick Nascimento teria envolvimento com o tráfico de drogas na região, o que não foi confirmado pela polícia.

(DOL) 

Pais começam a ir às livrarias para driblar aumentos


 

A movimentação nos estabelecimentos ainda não é intensa, visto que muitos pais buscam trocar livros

00:00 · 28.12.2016 / atualizado às 01:31
Clique para ampliar
O fim de dezembro se aproxima e os pais já começam a se preocupar com o material escolar dos filhos. Alguns se adiantam, aproveitando que a maioria das livrarias só faz reajuste de preços em janeiro. Optam ainda por utilizar parte do dinheiro extra proporcionado pelo 13º salário para garantir a aquisição do material necessário. Apesar disso, há livrarias que registram movimentação até 60% menor neste fim de dezembro, comparado a igual período de anos anteriores. No preço à vista, em geral, há desconto.
Um dos possíveis motivos apontados para essa retração é os pais estarem buscando adquirir preferencialmente livros usados. "Os pais têm optado por irem às feiras comprar livros usados para economizar", explica Ilda Melo, coordenadora da livraria Dom Pedro. "As pessoas primeiro vão nas feiras de livros de segunda mão e só vem à livraria quando não encontram algum exemplar", complementa Danielle Jordânia, gerente da livraria Interativa. Segundo Danielle, a preferência pelos livros usados se deve ao estado de conservação que, hoje em dia, é praticamente como novo.
Outro fator que diminui o movimento dos estabelecimentos especializados é a venda de livros nas próprias escolas. "Os pais acham mais cômodo comprar nos colégios, mesmo correndo o risco de pagarem mais caro. "Nós vendemos livros com preços tabelados pelas editoras, acredito que nas outras livrarias também, mas nas escolas, não sei", afirma Danielle.
Outro fator que prejudicou as vendas foi o cenário nebuloso da economia do País. Ainda assim, a estimativa dos estabelecimentos é que haja, pelo menos, uma estabilidade no faturamento.
Reajuste
A maioria das livrarias irá praticar aumento nos preços dos livros e materiais apenas em janeiro do próximo ano, quando chegarão novas remessas de produtos já com aumento no repasse dos fornecedores. "Estamos com remessa de livros nova chegando, então deve haver reajuste, mas depende das editoras", declara a coordenadora da livraria Dom Pedro.
Na livraria Atual a majoração nos preços já está definida, valendo a partir de janeiro. "Haverá apenas a alteração normal de todos os anos", expõe Marcia Marques, gerente da loja.
Apesar do aumento, o consumidor não deve sentir tanto, pois o que irá subir é pouco, segundo Jordânia. "Se ainda tivermos mudança, é algum produto que teve o preço de repasse das fornecedoras aumentado, mas a diferença é pequena", declarou.
Em contrapartida, há outros estabelecimentos que não irão fazer reajuste. "Os preços dos produtos vão permanecer os mesmos e possivelmente não há o risco de haver reajuste, pois, se fosse acontecer, já teriam nos comunicado", garante Elenilson Medeiros, gerente da Sodine.
Descontos de até 15%
Pelo custo do material escolar ser alto, tornou-se uma prática comum "pechinchar" por preços melhores, por isso, as livrarias estão fazendo condições especiais para o período. A Livraria Dom Pedro oferece 15% de desconto em materiais e 5% em livros para quem pagar à vista.
Na Atual, o consumidor também ganha abatimentos se comprar à vista ou em parcela única no cartão. A Sodine também oferece redução no valor final da compra, mas afirma que os compradores têm até se surpreendido com o total a pagar. "O valor da conta teve uma queda considerável, até porque diminuiu bastante o número de itens que as escolas podem pedir", explica Elenilson.
Mochilas
De acordo com o empresário Denis Katsuragi, proprietário das lojas Bagaggio no Ceará, a expectativa para as vendas no período pré-escolar é positiva. "O Natal de 2016 apresentou um crescimento de 8% nas vendas em relação a dezembro do ano passado. Assim, esperamos que esse crescimento se mantenha em janeiro, período de férias e volta às aulas, dois eventos que influenciam muito em nosso faturamento", afirmou.
O empresário cita, ainda, as vantagens e possibilidades de antecipar as compras. "A vantagem de se comprar antes é garantir o personagem infantil do material, algo muito procurado pelas crianças. Fechamos ótimos contratos com grandes fornecedores, o que possibilitou uma linha completa e preços bem competitivos. Trabalhamos com parcelamento em até seis vezes, sem juros, com parcela mínima de R$ 50", informou.
Dicas
É fundamental comprar todo o material escolar necessário com antecedência. Isso evita perder tempo em filas, além de conseguir preços menores e melhores condições de pagamento.
Atenha-se aos produtos da lista e aos que a criança realmente precisa. Evite itens supérfluos. Produtos de marca são mais caros. Procure objetos mais simples, mas que agrade seu filho e tenha um bom custo-benefício.( DN )

PF faz ação em gráficas


 

Ação foi autorizada por Herman Benjamin, relator do processo no TSE que pode levar à cassação da chapa


O advogado de uma das empresas investigadas, a VTPB Serviços Gráficos (na foto), disse que a gráfica "não é uma empresa fantasma", embora no endereço onde está registrada não haja indicação aparente de funcionamento ( Foto: Folhapress )
São Paulo/BH. A Polícia Federal realizou ontem uma operação para verificar a capacidade de empresas subcontratas por gráficas que receberam valores da chapa Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB). A ação foi autorizada pelo ministro Herman Benjamin, relator do processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode levar à cassação da chapa vitoriosa de Dilma e Temer. Estão na mira empresas que foram subcontratadas pela gráficas Red Seg Gráfica, Focal e Gráfica VTPB. Não há mandados de prisão.
A força-tarefa da Polícia Federal, Receita e Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), criada por determinação do TSE para analisar as contas da campanha da chama Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB), encaminhou um laudo ao ministro Herman Benjamin.
Nas 80 páginas do documento, os peritos apontam indícios de "desvio de finalidade" dos recursos da chapa. O próprio Ministério Público Eleitoral também analisou o relatório e apontou a existência de indícios de "fortes traços de fraude e desvio de recursos" da campanha. Diante do documento, o ministro deu no dia 16 o prazo de cinco dias para as partes envolvidas na ação de manifestarem.
Uma das gráficas que prestaram serviços à chapa, a Focal, recebeu cerca de R$ 24 milhões e já foi alvo da Lava-Jato.
Segundo maior fornecedora da campanha petista em 2014, a empresa pertence a Carlos Roberto Cortegoso. O empresário é investigado pela Polícia Federal e Ministério Público Federal na Custo Brasil e é réu por suposta ocultação de propinas.
Segundo um laudo do TSE, a empresa teria recebido R$ 3,2 mi de forma irregular da campanha e pode ter sido usada para desvios de recursos eleitorais.
Aspectos eleitorais
A nova etapa da investigação sobre a chapa Dilma-Temer mira exclusivamente em aspectos eleitorais. A força-tarefa que rastreia supostas fraudes e desvios de recursos na campanha de 2014 da petista e do peemedebista queria estender a apuração para outros crimes, mas por determinação do ministro Herman Benjamin, a ofensiva nas gráficas e empresas subcontratadas não pode ir além.
O ministro destacou que "eventuais ilícitos financeiros, tributários e de lavagem de capital devem ser apurados na via própria, sobretudo quanto às repercussões penais".
No despacho em que autorizou a operação, o relator invocou relatório da força-tarefa e apontou para o trânsito de recursos em grande monta na campanha. "Justifica-se o aprofundamento das circunstâncias identificadas na movimentação financeira de algumas das empresas investigadas, especialmente às concernentes à aparente ausência de capacidade operativa de subcontratadas e ao recebimento de elevados valores por pessoas jurídicas e físicas sem justa causa demonstrada".
As diligências complementares do TSE estão sendo executadas sob a supervisão do juiz auxiliar da Corregedoria-Geral Bruno César Lorencini e com a coordenação de peritos da Corte eleitoral e apoio da Polícia Federal.
O ministro vedou a condução coercitiva "dos entrevistados" mas autorizou a quebra do sigilo fiscal "das pessoas jurídicas e físicas que, a partir do relatório de análise de movimentação financeira bancária demonstraram maiores indícios de irregularidades nos dispêndios eleitorais".
Fomento
O relatório produzido pela força-tarefa coordenada por analistas do TSE e integrada por especialistas da Receita, Polícia Federal e Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) motivou as diligências.
O documento foi produzido com base na quebra dos sigilos bancários das gráficas VTPB Serviços Gráficos e Mídia Exterior Ltda, Focal Confecção e Comunicação Visual Ltda, Rede Seg Gráfica Eireli e dos sócios.
As diligências foram realizadas em, aproximadamente, 20 locais de três Estados brasileiros (Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina). Cinquenta agentes da PF atuaram na ação.
A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff criticou, em nota, a realização de ações de investigação em pleno recesso do Judiciário e a obtenção de depoimentos sem a presença de advogados. De acordo com o advogado de Dilma, Flávio Caetano, faltou respeito ao contraditório.
Não foram informados, no entanto, a quantidade e os nomes das pessoas que foram ouvidas pelo juiz encarregado de liderar a colheita dos depoimentos.
O presidente Michel Temer disse que as operações não o preocupam. "Isso é natural. Não há nenhuma irregularidade. A investigação segue adiante com depoimentos, perícias, fatos como esse que visam instruir processo que está no Tribunal Superior. Nenhuma preocupação", disse Temer.
O advogado Miguel Pereira Neto afirmou que a VTPB Serviços Gráficos e Mídia Exterior Ltda "não é uma empresa fantasma". Pereira Neto promove também a defesa da VTBP, outro alvo da Ação de Investigação.
"Ela trabalha desde sempre nas campanhas eleitorais. Já participou de muitas campanhas. Sempre forneceu material de campanha para praticamente todos os partidos e muitos candidatos. O fornecimento é para os partidos", afirmou.

Bandidos assaltam agência dos Correios na madrugada


 

Polícia fecha o cerco na região para prender os bandidos (Fotos: VC Repórter)
Polícia fecha o cerco na região para prender os bandidos (Fotos: VC Repórter)
Bandidos teriam usado explosivos para detonar parte da agência
Bandidos teriam usado explosivos para detonar parte da agência
Ibicuitinga. Armados com fuzil e metralhadora. Foi assim que, conforme relatos da população, bandidos invadiram e sitiaram este Município do Sertão Central, e em seguida explodiram parte da agência dos Correios. A ação aconteceu na madrugada desta quarta-feira (28) e durou menos de meia hora. Ninguém ficou ferido.
Conforme os moradores, os bandidos chegaram na cidade por volta de 1h30. A cidade foi acordada com o barulho dos tiros que os bandidos disparavam. Eles se concentraram em frente ao prédio dos Correios e usaram explosivos para detonar as portas da agência. Não é possível dizer se o grupo teve acesso ao cofre.
Um casal que mora na parte de cima do prédio onde funciona os serviços dos Correios foi acordado com o barulho dos tiros e ordenado pelos bandidos que saíssem do local. Eles saíram desesperados pelas ruas da cidade e se refugiaram em casas da vizinhança.
Policiais do destacamento de Ibicuitinga ficaram acuados. Ainda conforme moradores, os componentes da quadrilha passaram atirando em frente ao prédio da Polícia para intimidar os policiais que estavam de serviço. Felizmente ninguém ficou ferido.
Bandidos tentaram ter acesso ao cofre da agência
Bandidos tentaram ter acesso ao cofre da agência
A ação foi rápida. Logo após detonar o prédio, os bandidos fugiram. Eles saíram da cidade atirando. Parte da estrutura física da agência ficou comprometida. Moradores se concentraram em  frente ao prédio logo em seguida. Policiais de outras quatro cidades da região estão na cidade e ajudam no trabalho de cerco aos criminosos.
O blog tentou contato com os policiais de Ibicuitinga mas as ligações não foram atendidas. A Delegacia Regional de Russas, que atende a região onde Ibicuitinga se insere, ainda não tem informações sobre a ação.

Polícia investiga morte de advogado

O corpo do advogado Alex Ney Diógenes Almeida, de 44 anos, foi achado na última segunda-feira, na Zona Rural de Alto Santo ( FOTO: VC REPÓRTER )
A morte de um advogado, que estava desaparecido desde o último dia 25, da cidade de Iracema, está sendo investigada pela Delegacia Municipal de Polícia Civil de Alto Santo. O corpo foi encontrado na segunda-feira (26), às margens do Rio Figueiredo, na localidade de Extrema, Zona Rural de Alto Santo (230Km de Fortaleza).
Antes do cadáver ser localizado, a Polícia já tinha encontrado o carro de Alex Ney Diógenes Almeida, 44, abandonado no Sítio Tibolo, no mesmo Município. No veículo Hyundai, modelo HB20, placas OWE-7639, com registro de Pau dos Ferros, no Estado do Rio Grande do Norte, foram identificadas manchas de sangue nos bancos e no piso.
Por volta de meio-dia, os policiais militares do Destacamento local e do Batalhão de Divisas encontraram o advogado com as mãos amarradas e com 13 perfurações provocadas por um objeto cortante, provavelmente uma faca. As lesões foram percebidas na cabeça, tórax, ombro e costas. O corpo da vítima foi recolhido e encaminhado ao núcleo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) de Russas, para passar pelos procedimentos da necropsia e depois foi liberado.
O advogado era natural e morador do Município de Iracema. A maneira como se deu o desaparecimento dele ainda não foi divulgada, bem como quem são os envolvidos no crime. Algumas linhas de investigação ainda estão sendo seguidas. Uma fonte da Polícia, que acompanha as investigações, mas não quis se identificar, disse que familiares prestaram informações em depoimento, que levaram à hipótese de um crime passional.
Investigações
A reportagem procurou a equipe da Delegacia de Alto Santo, mas as ligações não foram atendidas. Por meio de nota, a Polícia Civil informou que a morte do advogado Alex Ney Diógenes Almeida está sob investigação, mas detalhes não podem ser repassados para não comprometer o trabalho policial.
Ainda segundo a nota emitida pela Instituição, as diligências efetuadas também contam com o apoio de policiais militares. Conforme a Instituição, equipes da Polícia Civil e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram até local da ocorrência e realizaram os primeiros levantamentos sobre o caso.(DN)

Vereador é executado em São João

Image-0-Artigo-2181174-1
Francisco Anailde Freire Chaves, de 50 anos, foi morto com vários tiros na calçada de casa ( FOTO: VC REPÓRTER )
O vereador de São João do Jaguaribe Francisco Anailde Freire Chaves, 50, foi executado, ontem, na frente da casa onde morava. De acordo com informações da 4ºCia do 1º BPM, ele estava sentado na calçada quando alguns homens se aproximaram em um veículo e efetuaram vários disparos.
Patrulhas de Destacamentos vizinhos foram deslocadas e já estão em diligências junto com as de São João do Jaguaribe, em busca aos suspeitos. O militar que conversou com a reportagem, mas preferiu não se identificar, disse que o crime foi, provavelmente, uma pistolagem e que quem testemunhou não diz nada por medo de represália.
Anailde já era vereador e foi reeleito neste pleito com o maior número de votos (533) entre os candidatos. Ele concorreu a uma vaga no Legislativo pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) declarou ser motorista e ter ensino superior completo.
Este é o segundo vereador daquele Município a ser executado neste ano. No último dia cinco de setembro, José Élbio Almeida Chaves (PPS) foi assassinado a tiros na sede da Secretaria Municipal de Agricultura.(DN)

Abandonar Temer agora seria um equívoco grave, diz Aécio


FILE PHOTO: Brazil's interim President Michel Temer (R) talks with Senator Aecio Neves during a ceremony where he made his first public remarks after the Brazilian Senate voted to impeach President Dilma Rousseff, at the Planalto Palace in Brasilia, Brazil, May 12, 2016. REUTERS/Ueslei Marcelino/File Photo ORG XMIT: RJO01
Presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG) fez sua mais contundente declaração de apoio ao governo Temer. Ou é isso, ou o país afunda, indica o tucano.
“Um distanciamento do PSDB do governo neste instante custará imensamente caro ao país e, por consequência, ao PSDB”, afirma. Em entrevista à Folha, o senador faz acenos a Geraldo Alckmin e tenta desmobilizar a agitação causada entre aliados do governador de São Paulo após a recondução do mineiro ao comando da sigla.
Como ambos são virtuais candidatos à Presidência da República em 2018, a prorrogação do mandato concedida a Aécio significaria, aos olhos de alckmistas, um atalho para eliminar o paulista do tabuleiro da sucessão, ideia que o tucano refuta.
*Folha – O sr. “pedalou” para seguir no comando do PSDB, como falam os alckmistas
Aécio Neves – O que ocorreu foi um gesto em favor da unidade do PSDB, feito às claras, com apoio de lideranças de todo o país, inclusive da maioria dos representantes de São Paulo na Executiva nacional. O PSDB tem essa tradição de prorrogar os mandatos por um ano exatamente para evitar disputas em anos em que elas não são convenientes. Não se justificam algumas preocupações exageradas de alguns companheiros do partido que não perceberam que o que estamos fazendo ao longo dos últimos anos é fortalecer o PSDB para transformá-lo no partido com maior inserção social do país. Mas é um episódio já superado e que não merece reparos pela forma como foi conduzido.
Mas a recondução não constava da pauta da reunião.
Não é verdade, talvez alguém distraidamente se esqueceu de olhar a pauta. Está lá em seu terceiro item a prorrogação da data das convenções. Isso foi amplamente negociado e discutido, e o resultado dessa discussão na qual 29 membros votaram favoravelmente [à recondução], com apenas dois votos contrários [de aliados de Alckmin], é uma demonstração de que esse sentimento é convergente no PSDB. O que eu vejo é que algumas figuras próximas, que eu respeito, do governador Geraldo Alckmin subestimam a dimensão da liderança do governador no partido. Independentemente de quem esteja na presidência, de ter ganhado ou não a eleição na capital do Estado, Alckmin é uma das maiores lideranças do país e com todas as condições de ser uma das alternativas do PSDB à sucessão presidencial. Não há vitoriosos nem derrotados.
Mas sem prévias?
A prévia pressupõe mais de um candidato. Disputas não são algo dramático para partido algum, ao contrário, podem ser instrumento de revitalização do partido, mas a minha percepção é a de que naturalmente as coisas caminharão de forma convergente, no momento certo. Eu não terei a menor dificuldade de apoiar um outro nome do PSDB que demonstre capacidade maior de unir o partido, mas principalmente de vencer as eleições. Já ficamos tempo demais fora do comando do governo central, o que não se mostrou bom para o país.
Se a eleição fosse agora, quem estaria mais bem posicionado, o sr. ou Alckmin?
Difícil dizer, pois a disputa não é agora. Eu reconheço que nós tivemos vitórias extraordinárias em todo o Brasil, em especial em São Paulo, mas não dá para você trazer para um ano ou dois anos antes da eleição um quadro que é mutável, é algo difícil de antecipar. Não é adequado e não interessa a ninguém trazer 2018 para antes de 2017.
E se Alckmin deixar o PSDB?
Não acredito nisso, porque seria contra a própria história do governador, que sempre colocou os interesses de São Paulo e do país acima dos pessoais. Figuras como Geraldo Alckmin, José Serra, Fernando Henrique e tantos outros que tiveram uma história de vida construída no PSDB têm uma dificuldade enorme de deixar o partido. Claro que essa é uma decisão pessoal, mas vejo como exploração natural da política, mas sem qualquer efeito prático, pelo que eu conheço do governador. Não vejo razão para ele não apresentar o seu nome [ao Planalto] pelo PSDB.
Outro ponto o separa de Alckmin: a aliança com Temer. Ele defende distância maior do PMDB…
A posição do PSDB é de responsabilidade com o Brasil. Portanto, abandonar agora pelas dificuldades eventuais que ele [Temer] enfrenta e em razão de preocupações com o que ocorrerá em 2018 será um equívoco extremamente grave. Nós apoiamos uma agenda de reformas que ajudamos a conceber e que está em curso no Congresso. Um distanciamento do PSDB do governo Temer neste instante custará imensamente caro ao país e, por consequência, ao PSDB.
Se o governo naufragar, o PSDB se afoga junto, não?
Se o governo eventualmente der errado, e acredito que essa não seja uma verdade absoluta, pois já tem colhido alguns êxitos, é preferível que isso ocorra apesar do apoio PSDB e não em razão da ausência do PSDB. Eu conduzirei o partido com as forças que eu puder ter para viabilizar essa agenda de reformas para que nós possamos atravessar o rubicão e chegar a 2018 com o país melhor. Vejo uma análise sempre muito pessimista desse cem dias de governo Temer. É preciso que se registre coisas muito importantes e inimagináveis poucos meses atrás: PEC do teto, reforma da Previdência que começa a tramitar, projeto do pré-sal para Petrobras voltar a gerar emprego, a proposta de reforma do ensino médio, a nova Lei das Estatais, a reforma trabalhista que está sendo negociada, a nova postura na política externa comandada por José Serra…
O sr. e Serra eram dois tucanos que não se bicavam, mas ele apoiou a sua recondução.
Lendas urbanas. O PSDB tem uma característica: por mais que existam disputas, nós nos gostamos, acredite nisso. No fundo, somos diferentes, de formações diferentes, mas gostamos de sentar e conversar sobre o mundo, de conversar sobre nada, sabe? São todos homens públicos, gente do bem. Nós nos gostamos e isso faz com que mais uma vez nos preparemos para disputar juntos em 2018.
Essa é uma novidade…
Serra é uma paixão avassaladora [risos].
Mas se o governo der errado, vocês tombam em 2018.
Se fôssemos colocar o nosso interesse eleitoral estratégico na frente dos interesses do país, talvez nós não tivéssemos apoiado o governo Temer, tivéssemos lavado as mãos, como fez o PT no governo Itamar Franco. Eu me sentirei muito mais à vontade de defender essa posição do que chegar lá em 2018 e ver que o governo eventualmente naufragou por falta de coragem do PSDB de enfrentar as dificuldades ao lado do presidente Temer. Quando nós apoiamos o impeachment, nós sabíamos que o PSDB não assumiria. Qual seria a nossa alternativa? No que depender de mim, nós estaremos até o final desse governo contribuindo com propostas. O PSDB deve estar lado de Michel Temer.
E por que nenhum tucano defendeu Temer após a delação do ex-executivo da Odebrecht atingi-lo diretamente?
Mas isso não é nossa responsabilidade. O nosso apoio se dá em torno de uma agenda oferecida por nós.
E as acusações da Odebrecht?
Nós não vamos interromper esse processo de apoio às medidas econômicas em razão de eventuais delações que ainda não foram sequer homologadas e sequer comprovadas. Fazer isso é compreender que essas investigações, por mais importantes que sejam, jamais serão maiores do que necessidade de recuperarmos a economia e gerarmos empregos. Não é uma delação de um delator que, por si só, se transforme em prova e, a partir daí, já em condenação. Essa é uma questão que o Brasil terá de discutir com absoluta serenidade, a diferença entre financiamento de campanha e corrupção. Os tribunais, o próprio Ministério Público e o Congresso Nacional terão de discutir com muita serenidade a diferença entre os dois.
Esse posicionamento é pela citação a tucanos nas delações?
Eu não sei em que termos foram essas citações, mas é um equívoco grave você tratar da mesma forma financiamento de campanha e corrupção ou enriquecimento ilícito. (Folha de SP)

De olho na ascensão de Dino, PCdoB mira presidência em 2018


EL PAÍS – O Estado do Maranhão ganhou 2.000 quilômetros de rodovias desde que o governador Flávio Dino (PCdoB) foi empossado, em 1º de janeiro de 2015. Dois desses quilômetros levam ao pequeno município de Paço do Lumiar, na região metropolitana da capital São Luís, onde Domingos Dutra, petista histórico que migrou no ano passado para o PCdoB, foi eleito prefeito neste ano. Embalado pelos bons resultados da gestão Dino, o PCdoB elevou de 14 para 46 o número de prefeituras no Maranhão, onde a coligação do Governo venceu 150 das 217 disputas na eleição municipal. Os resultados são tão bons que animam os admiradores de Dino a pensar em destinos mais distantes. Os 2.000 quilômetros novos de rodovias, comenta-se em São Luís, equivalem à distância entre a capital maranhense e Brasília. Teria o comunista pavimentado em apenas dois anos de Governo seu caminho para uma candidatura ao Palácio do Planalto?
O governador do Maranhão, Flávio Dino, no Palácio dos Leões.
O próprio Flávio Dino espanta a possibilidade de se candidatar à presidência em 2018. “Sou candidato à reeleição se Deus me der vida e saúde. Porque nós temos uma tarefa inconclusa no Estado”, disse o governador em entrevista ao EL PAÍS. Mas a presidenta nacional do partido, a deputada federal Luciana Santos (PE), diz que o governador ainda ficou de se posicionar sobre o assunto perante o partido. “Neste ambiente de falta de perspectiva, o PCdoB tomou uma definição: lança em março seu candidato à presidência. Ele [Dino] ficou de refletir”, diz a deputada, que comanda um partido obrigado a se reposicionar com a saída do PT do poder, de quem foi o mais leal parceiro em quase 14 anos, e com a perspectiva de uma pulverizada disputa presidencial.
Santos pondera sobre o planos: entende que Dino tem suas responsabilidades no Maranhão e diz que ele vem se dedicando para que a gestão dê certo, mas destaca a rápida projeção alcançada pelo governador em um curto período — os 46 prefeitos eleitos pelo PCdoB neste ano representam mais da metade das  80 vitórias do partido nas eleições municipais. A outra grande vitória da legenda foi em Aracaju, com a eleição do ex-prefeito Edvaldo Nogueira, o único de oposição a Michel Temer a emplacar numa capital do Nordeste ao lado de Roberto Cláudio (PDT), um aliado do também presidenciável Ciro Gomes. Caso Dino não aceite ser candidato, quais seriam as alternativas? Segundo Luciana Santos, entre os nomes estão a senadora Vanessa Grazziotin (AM), o ex-ministro Aldo Rebelo e a deputada Jandira Feghali, derrotada neste ano na disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro. Nenhum parece se comparar ao do governador maranhense.
Em um momento de crise na esquerda brasileira, com seu principal partido, o PT, atravessando o pior momento de sua história, o nome de Flávio Dino, um ex-juiz federal que vai passando ileso pela apocalíptica Operação Lava Jato e ostenta 61% de aprovação popular, parece se apresentar naturalmente ao posto de liderança nacional. O governador destaca que, desde o impeachment de Dilma Rousseff — contra o qual atuou —, vem tentando se manter longe do debate político nacional. Mas todas as suas manifestações sobre o assunto, em entrevistas ou por meio de redes sociais, parecem carregar o tom da liderança esquerdista que ele, segundo suas próprias palavras, tenta evitar.
Não faltam números para explicar o sucesso do governador comunista — e seu Governo faz questão de expô-los constantemente, em reação a uma oposição que governou o Maranhão por mais de 50 anos e que tem apontado os limites da atual gestão por meio de grandes veículos de imprensa e de numerosos blogs que alimentam a luta política nas redes sociais. Neste fim de ano, Flávio Dino celebrou uma redução de 47,5% da mortalidade infantil em 30 cidades atendidas pelo programa Força Estadual de Saúde (Fesma). Além disso, a capital São Luís se aproxima de atingir o tratamento de 40% de seu esgoto — até o meio do ano, tratava apenas 4%, e a meta é atingir 70% até o meio de 2018.
As políticas bem sucedidas — entre elas estão a proeza de não ter atrasado salários em um ano em que quase todo mundo atrasou e a melhoria das condições em um sistema prisional que ficou marcado pelas barbaridades do Complexo de Pedrinhas — atraíram para a órbita de Dino uma série de políticos, que renderam ao PCdoB um número de candidaturas (103) recorde neste ano. “O PCdoB é um partido forte, que reúne todas as condições para fazermos um grande trabalho em prol da cidade de Barão de Grajaú”, discursou em outubro de 2015 o prefeito Gleydson Resende, ao trocar o PR pelo partido comunista. Um ano depois, Resende seria reeleito como um dos 46 comunistas vitoriosos no Estado.
O resultado eleitoral deste ano animou o governador maranhense a antever um 2017 ainda melhor para o Estado, apesar da esperada intensificação no aperto financeiro, como consequência da crise econômica nacional. “Nós teremos em 2017 um cenário de trabalho com as prefeituras num clima melhor. Não que a gente não trabalhe com prefeituras que não são da nossa posição política, mas há uma identidade programática melhor, o que facilita o diálogo”, diz Flávio Dino, que completa: “Isso autoriza que a gente imagine o nosso fortalecimento político em 2018, com a reeleição no Governo e a eleição de deputados que consolidem a transição maranhense”. Ou brasileira.

Governo promove momento de louvor e oração aos presos


Os internos da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) São Luís 6 participaram, na segunda-feira (26) e terça-feira (27), de um culto evangélico para celebrar as festividades de fim de ano. Mais de 500 detentos ouviram as pregações, testemunhos, louvores e oração ministrados por pastores e evangelistas. O momento contou ainda com a presença do ex – integrante do grupo de pagode “Os Morenos”, o cantor e compositor Vaguinho, que hoje é missionário de uma denominação cristã.
A inciativa faz parte do compromisso do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração penitenciária (Seap), para reforçar as ações de ressocialização voltadas às Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). “Nós vemos os trabalhos evangelísticos feitos nas unidades prisionais como sendo de fundamental importância para a reintegração social do preso. Hoje, as igrejas são nossas grandes parceiras”, destacou o secretário Murilo Andrade de Oliveira.
O culto, que no primeiro dia contou com aproximadamente 100 internos do pavilhão Gama, ocorreu na área do banho de sol da unidade. Dirigida pelo pastor Felipe Pereira, a celebração religiosa foi marcada por testemunhos de pastores que, inclusive, foram ex-presidiários. Um desses casos é do pastor Franklin Jonne, de 47 anos.
“Hoje vou aos presídios para levar meu testemunho de libertação e superação. Sempre falo para as pessoas que um dia cometeram crimes que elas podem ser regeneradas e ser, verdadeiramente, novas pessoas, homens transformados, de novo caráter”, pontuou o pastor, que cumpriu 10 anos de pena por assalto.
Bem dinâmica, a celebração ocorreu da seguinte forma: uma palavra bíblica, seguida de um testemunho e, por fim, o louvor. A cada término do testemunho, o pastor Felipe Pereira trazia sempre uma rápida reflexão bíblica. “Eu quero lhes dizer que o processo tem sabor de fel, mas o alvará tem sabor de mel”, disse ele e logo em seguida foi cantada a música “A minha vitória tem sabor de mel”, da cantora gospel Damares.
Um dos momentos mais aguardados foi o testemunho do Vaguinho. Na oportunidade, ele cantou músicas bastante conhecidas do público como, por exemplo, “Alvará” e “O dono da boca”. O cantor ainda laçou a música “Senso e razão” do seu novo CD, que tem o mesmo nome.
Entre uma canção e outra, Vaguinho conversava com os internos e contava um pouco da sua história de vida. “No passado eu me envolvi com bebidas e drogas, mas hoje vivo uma vida liberta desses vícios, literalmente uma nova vida. O que desejo para cada um aqui é a luz da salvação”, disse ele.
Na terça-feira (27), o grupo foi aos demais pavilhões da unidade onde levou uma palavra bíblica aos internos. Além dos detentos do pavilhão Gama foram contemplados com a ação os internos do Alfa, Beta e Delta. O grupo de evangélicos encerrou fazendo uma oração voltada aos presos e aos seus familiares e também aos servidores da Secretaria. O evento foi coordenado pela secretaria Adjunta de Atendimento e Humanização (SAAH) da Seap, por meio de sua Supervisão Religiosa.
“Me converti na unidade há mais ou menos 1 ano e hoje penso diferente, hoje quero coisas melhores para minha vida. O evangelho é que mudou minha mente. Fisicamente estou preso, mas espiritualmente liberto”, contou o interno Moacir Moraes, de 25 anos.
O diretor da UPRSL 6, Fábio Aurélio Lopes Costa, disse que a ação é de extrema relevância para a efetiva ressocialização do apenado. “A assistência religiosa é de fundamental importância para a ressocialização, ela vem somar com as demais assistências oferecidas aos internos”, concluiu o diretor.