Nesta quarta-feira (31.05), a Comissão de Monitoramento e Implantação dos Conselhos Escolares nas escolas da rede municipal de ensino de Timon concedeu posse ao primeiro Conselho Escolar criado no município: na Escola Municipal Nazaré Rodrigues, localizada no bairro Parque Piauí.
Os Conselhos Escolares foram estabelecidos pelo prefeito Luciano Leitoa e pela secretária de educação, Dinair Veloso, em 29 de julho de 2014, por meio do decreto Nº. 098/2014, o qual também estabelece as normas de funcionamento dentro das escolas municipais, considerando a necessidade de promover a democratização e a construção da autonomia da escola nos aspectos administrativos e técnico-pedagógicos.
A Comissão explicou as atribuições do Conselho aos membros convidados pela direção da escola, bem como fez a leitura do estatuto, que foi aprovado por eles e será homologado pela secretária de educação. “É um momento histórico para o nosso município, pois é o primeiro Conselho Escolar instalado oficialmente em Timon, cumprindo uma das metas do Plano Municipal de Educação (PME). É uma forma democrática de gestão da escola, ou seja, é um compartilhamento dessa gestão”, ressaltou a presidente da Comissão, Alexandra Morais.
Na ocasião, foram definidos ainda o presidente, secretário e tesoureiro do Conselho, que terá funções de caráter consultivo, deliberativo, fiscalizador e normativo nos assuntos referentes a gestões institucionais, administrativa e pedagógica na unidade escolar.
Os Conselhos têm representantes de todos os segmentos da comunidade escolar para o mandato de dois anos, cujos membros internos são: três professores ou profissionais de apoio pedagógico; um aluno (com idade a partir de 12 anos e com frequência regular); e um funcionário. Membros externos: três pais; e um representante da Associação de Moradores.( Assessoria )
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