terça-feira, 30 de maio de 2017

Federação nacional pede lei para hospital de notificação compulsória


 




O assessor de Relações Governamentais da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), Thiago Turbay, pediu o apoio dos deputados estaduais para melhorar o acesso ao tratamento das mulheres com câncer de mama no Piauí. Ele disse que a Assembleia Legislativa pode aprovar proposição para implantação nos hospitais do Estado da Notificação Compulsória do Câncer de Mama.

Thiago Turbay disse que, dentre outras coisas, a Notificação Compulsória possibilitará o atendimento às pacientes no prazo legal de 60 dias após o diagnóstico do câncer de mama, além de facilitar a liberação de recursos para as unidades de saúde que combatem a doença. “Os hospitais terão a racionalização do atendimento, inclusive com a previsibilidade de vagas para as pacientes”, declarou ele.



O assessor da Femama afirmou que vários Estados já adotaram a Notificação Compulsória e os resultados são positivos em benefício das pessoas que precisam do tratamento contra o câncer de mama. Ele assinalou que a medida possibilita ainda a previsão de gastos, inclusive com a compra de medicamentos, evitando o descontrole orçamentário.
“Essa contribuição do Poder Legislativo poderá ser feito através de um Projeto de Lei ou do encaminhamento de um requerimento ao Poder Executivo para que implante a Notificação Compulsória”, declarou Thiago Turbay, ressaltando que a medida poderá ser adotada através de um Decreto assinado pelo governador do Estado.




J. Barros –Alepi

Nenhum comentário:

Postar um comentário