quinta-feira, 6 de julho de 2017

Aécio não vai reassumir a presidência do PSDB, que ficará com Jereissati


Resultado de imagem para Aécio charges
Charge do Duke (dukechargista.com.br)
Deu na Veja(Agência Estado)
Retornando ao Senado após 46 dias de afastamento das funções parlamentares, o senador Aécio Neves (MG) avisou aos correligionários do PSDB que não pretende, pelo menos por enquanto, retomar a presidência efetiva da legenda, mas continuará como “presidente licenciado”. Pelo estatuto tucano, ele teria a prerrogativa de reassumir o cargo, mas optou por deixar o senador Tasso Jereissati (CE) no comando.
Apesar da decisão, Aécio, Tasso e o senador José Serra (SP) se colocaram contra a proposta de aliados do governador Geraldo Alckmin de antecipar a convenção nacional do PSDB de maio de 2018 para o segundo semestre.
CABEÇAS PRETAS – A antecipação da renovação da direção partidária também é defendida pelos “cabeças pretas”, ala do PSDB da Câmara que prega o rompimento com o presidente Michel Temer, e por setores do partido que atuam nos movimentos sociais, como a J-PSDB (Juventude Tucana).
Em conversas reservadas, deputados dizem que a presença de Aécio como presidente licenciado traz todos os holofotes para o PSDB. Os “cabeças pretas” avisaram que, se o senador não fizer “um gesto de grandeza” de renunciar, o grupo vai começar a pressioná-lo publicamente. Em reunião na semana passada com senadores e deputados, Serra expôs esse raciocínio.
DEIXA ROLAR – A solução que se constrói nos bastidores da sigla é deixar do jeito que está. Ou seja, adiar ao máximo a próxima reunião da Executiva e deixar Tasso no comando de forma interina, enquanto Aécio fica por prazo indeterminado como presidente licenciado.
Os caciques também não querem dar holofote aos “rebeldes”. O principal obstáculo à proposta de manter a cúpula tucana, entretanto, é Alckmin. Mas até ele dá sinais de que pode aceitar a ideia.
O prefeito João Doria, aliado do governador, se posicionou contra antecipar a eleição. “Tasso pode ser efetivado, mas só para cumprir o final deste mandato, até maio de 2018, quando o PSDB deve convocar eleição para o Diretório Nacional”, disse à reportagem.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Os caciques do PSDB, incluindo Jereissati, disseram que Aécio poderia reassumir imediatamente  a presidência do partido, se assim desejasse. Mas é claro que a intenção foi não deprimi-lo ainda mais, todos sabem que Aécio não pode presidir mais nada, conforme o prefeito João Doria teve a sinceridade de afirmar. Em 2018, se Aécio não estiver preso (é bem provável que não esteja), ele vai disputar para deputado federal, caindo de turma, como se diz no linguajar turfista. Nasceu em berço de ouro, é filho de uma das mulheres mais ricas do país, mas não tem juízo, destruiu o renome da família e jogou seu futuro na lata do lixo. (C.N.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário