quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Andrea contesta obra que transformará avenidas em mão única


 

Assecom/ Dep. Andrea Murad
Andrea contesta obra que transformará avenidas em mão única
A deputada Andrea Murad contestou a ideia de transformar as avenidas dos Holandeses e Litorânea em vias de mão única. Um convênio entre o governo e a Caixa Econômica Federal foi assinado ontem para se dar início às obras de reestruturação das duas avenidas que resultará no fluxo de veículos em apenas um sentido. O verdadeiro objetivo da obra só veio à tona agora já que no projeto de operação de crédito, aprovado em abril, o assunto não foi detalhado.
“Ontem o Governo assinou o convênio com a Caixa Econômica Federal para execução da primeira etapa do Projeto, para a execução daqueles cinquenta e cinco milhões do pedido de empréstimo que foi aprovado nesta casa em abril. E na verdade nós, naquela época, não sabíamos nada do projeto. No dia, eu não estava na sessão, mas no dia seguinte disse que votaria NÃO como forma de protesto, porque o projeto não era transparente. Só agora estamos sabendo do que realmente se trata. Flávio Dino quer tornar mão única as avenidas Holandeses e Litorânea porque não tem projeto para melhorar o trânsito da cidade. Então, resolveu fazer uma loucura dessa porque achou mais fácil, rápido e prático”, disse.
A deputada argumentou a falta de qualquer discussão sobre o assunto com a sociedade e qualquer estudo de viabilidade técnica, ambiental ou de tráfego divulgado para se justificar uma alteração desse nível na capital maranhense, que não deve ser comparada com capitais como Recife que mantém uma avenida de mão única na orla. Para a parlamentar é a medida mais fácil para o governador em vez de buscar soluções mais eficientes como os iniciados pela gestão anterior.
“Ele poderia colocar mais uma via em cada lado da Avenida dos Holandeses, que seria a continuidade do corredor metropolitano ou então ver uma equipe para ver a melhor solução para melhorar o trânsito na capital já que ele não quer dar continuidade a nenhuma obra iniciada na gestão anterior. Com o corredor Metropolitano ele daria fluidez ao sistema viário nos principais pontos de estrangulamento da região metropolitana de São Luís, beneficiando mais de cinquenta bairros, pois o problema do trânsito não é somente na avenida dos holandeses. Isso mostra o desconhecimento do governador. Com o corredor metropolitano ele também interligaria São Luís a outros municípios da grande ilha, resolveria o grande problema da mobilidade urbana na capital. O governador podia pegar uma aula com o Luís Fernando que tem conhecimento sobre esse assunto para tentar fazer algo melhor do que essa loucura e insanidade que ele está querendo fazer aqui, cometendo essa barbaridade de transformar a Litorânea e a Holandeses em mão única, podendo ainda prejudicar tanto os comerciantes da Holandeses como os da Litorânea, além de criar grandes transtornos para a população”, finalizou.

Coral da Creche-Escola Sementinha apresenta Cantata Natalina


 

Andressa Valadares/ Agência Assembleia
Coral da Creche-Escola Sementinha apresenta Cantata Natalina
Uma manhã para celebrar o espírito natalino. Foi essa a proposta da Creche-Escola Sementinha ao apresentar, nesta quarta-feira (30), a Cantata Natalina. As músicas foram cantadas pelos alunos que formam o Coral da Sementinha, proporcionando um clima de confraternização e fraternidade.
O coral, formado por alunos do 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental, trouxe cinco canções que remetem ao período natalino. Ansiosas, as crianças não escondiam o orgulho em estar mostrando para os pais o resultado de um trabalho feito com muita dedicação.
“Eu não só participei nesse ano, como também nos anos passados. Eu amo cantar, sou apaixonada por música e, para mim, sem a música o mundo não vive”, declarou a aluna Camila Cristian, de 8 anos, que está no 3º ano do Ensino Fundamental.
Segundo Bruna Abreu, diretora da Sementinha, ao longo de todo o ano são realizadas atividades envolvendo a música, trazendo para o coral aquelas crianças que demonstram maior aptidão para o canto. “No final do ano achamos que era pertinente trazer um coral que resgatasse o sentido natalino, do amor, da solidariedade e da fraternidade”, completou.
Para os pais que assistiram à apresentação, o momento foi de muita emoção. “A emoção é muito grande. É de suma importância para a criança que está desenvolvendo uma educação esse ambiente familiar. A gente sempre se orgulha dos nossos filhos participarem de momentos como esse”, afirmou o analista de sistemas Ronald Soares.


“População de São Luís é humilhada nas filas de marcação de consultas”, denuncia Wellington


 

Assecom/ Dep. Wellington do Curso

 
“População de São Luís é humilhada nas filas de marcação de consultas”, denuncia Wellington
O deputado Wellington do Curso (PP) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (30), para denunciar que continua o caos na saúde pública de São Luís. A denúncia mostra a precariedade e deprimente situação de vários ludovicenses que padecem nas filas com o intuito de marcar consultas e exames na Central de Marcação de Consultas do Maranhão (CEMARC), em São Luís.
Na oportunidade, pela terceira vez, o deputado Wellington cobrou melhorias no sistema de marcação de consultas. "Não é a primeira vez que subo a esta tribuna para pedir ao prefeito melhorias no sistema de saúde. Em agosto de 2015 fiz uma indicação solicitando a possibilidade de implantar o serviço de teleagendamento para marcação de consultas. Neste ano, em abril, voltamos com mais uma indicação solicitando o mesmo pedido. Hoje, volto a pedir ao prefeito reeleito que possa ajudar o povo maranhense que passa horas e até dias, em uma fila para tentar marcar uma consulta”, denunciou.
O deputado Wellington, que já comprovou o caos de perto ao visitar a Central, aponta que é uma humilhação com os idosos, gestantes e com toda população. 
Como solução, Wellington apresentou quatro tópicos que estava em seu Plano de Governo, quando candidato a prefeito de São Luís. "Em nosso Plano de Governo temos tópicos importantes para a melhoria da saúde em São Luís. Hoje, solicito ao prefeito de São Luís a Informatização do Sistema de Saúde Municipal, que consiste na criação do Prontuário Eletrônico Ambulatorial no âmbito municipal e Teleagendamento de Consultas básicas, de especialidades, exames de rotina e exames de alta complexidade, garantindo a universalidade e integralidade da assistência. Bem como a reorganização da Rede de Atenção à Saúde, melhorando a referência e a contra referência, garantindo a integralidade da assistência. Ainda, Implementar os Multicentros, que serão centros de especialidades médicas para a promoção da saúde, consultas e exames especializados; Saúde Itinerante: realizar mutirões periódicos para consultas de especialidade que, rotineiramente, não são disponibilizadas, a fim de garantir a universalidade e integralidade assistencial, em conjunto com as rotinas da atenção primária à saúde. Estas são algumas ações que, com certeza, o povo ludovicense quer, melhorias no sistema de saúde”, afirmou Wellington. 
O parlamentar concluiu dizendo que “é triste saber que esconderam o problema durante as eleições e agora, com menos de 30 dias após o 2º turno das eleições, as pessoas continuam sendo humilhadas nas filas de marcação de consulta”.

Deputada solicita audiência pública para discutir situação dos bancos


 


Foi lido na manhã desta quarta-feira, o requerimento da deputada Flora Izabel (PT) solicitando Audiência Pública, perante as Comissões de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação, Infraestrutura e Política Econômica e Administrativa e Administração Política Social. 
Segundo a parlamentar, a Audiência pública deverá ser realizada no dia 14 de dezembro, e tem como objetivo de tratar sobre o chamado programa de reestruturação dos bancos públicos e privados, enfocando o Banco do Brasil e Bradesco. 
Foram convidados, de acordo com o texto do documento, a direção do Sindicato dos Bancários do Piauí, da Central Única dos Trabalhadores, Sindicato dos Servidores Federais no Piauí, Fenaban e Fenabran, Superintendência do Banco do Brasil no Piauí e Federação e Confederação dos Trabalhadores de bancos públicos e privados e demais interessados.
A deputada Flora Izabel disse que a solicitação se faz necessária, pelo fato de os trabalhadores estarem passando por um momento delicado, considerando o anúncio de fechamento de agências do Banco do Brasil e de bancos privados, entre os bancos está o banco do Bradesco, que deverá demitir cerca de dez mil bancários, em todo o Brasil, nos próximos meses.
“O Sindicato dos Bancários do Piauí está muito preocupado, diante desse quadro, porque no Estado serão fechadas várias agências do Banco do Brasil, em municípios e postos de atendimento em Teresina, além de programas de incentivos à aposentadoria”, ressaltou a deputada.
 
O deputado João Madson Nogueira (PMDB) solicitou a autorização de emissão de bilhete de passagem ao senhor Guilherme Minssen, assessor técnico zootecnia, que virá prestar seus serviços profissionais na 66ª (sexagésima sexta0 EXPOAPI.
O parlamentar enfatizou que o pedido é oportuno, pelo fato de tratar-se de profissional imprescindível, para o sucesso da maior Feira Agropecuária do Estado do Piauí, que espera movimentar mais de 20 milhões de reais em negóciose um público de mais de 150 mil pessoas.
Lindalva Miranda
Foi lido na manhã desta quarta-feira, o requerimento da deputada Flora Izabel (PT) solicitando Audiência Pública, perante as Comissões de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação, Infraestrutura e Política Econômica e Administrativa e Administração Política Social.

Segundo a parlamentar, a Audiência pública deverá ser realizada no dia 14 de dezembro, e tem como objetivo de tratar sobre o chamado programa de reestruturação dos bancos públicos e privados, enfocando o Banco do Brasil e Bradesco.

Foram convidados, de acordo com o texto do documento, a direção do Sindicato dos Bancários do Piauí, da Central Única dos Trabalhadores, Sindicato dos Servidores Federais no Piauí, Fenaban e Fenabran, Superintendência do Banco do Brasil no Piauí e Federação e Confederação dos Trabalhadores de bancos públicos e privados e demais interessados.

A deputada Flora Izabel disse que a solicitação se faz necessária, pelo fato de os trabalhadores estarem passando por um momento delicado, considerando o anúncio de fechamento de agências do Banco do Brasil e de bancos privados, entre os bancos está o banco do Bradesco, que deverá demitir cerca de dez mil bancários, em todo o Brasil, nos próximos meses.

“O Sindicato dos Bancários do Piauí está muito preocupado, diante desse quadro, porque no Estado serão fechadas várias agências do Banco do Brasil, em municípios e postos de atendimento em Teresina, além de programas de incentivos à aposentadoria”, ressaltou a deputada.

 O deputado João Madson Nogueira (PMDB) solicitou a autorização de emissão de bilhete de passagem ao senhor Guilherme Minssen, assessor técnico zootecnia, que virá prestar seus serviços profissionais na 66ª EXPOAPI.

O parlamentar enfatizou que o pedido é oportuno, pelo fato de tratar-se de profissional imprescindível, para o sucesso da maior Feira Agropecuária do Estado do Piauí, que espera movimentar mais de 20 milhões de reais em negóciose um público de mais de 150 mil pessoas.



Lindalva Miranda -Alepi

Líder da oposição reclama da falta de líder do Governo


 


Robert reclama da falta de líder do Governo
O deputado Robert Rios(PDT) ocupou o espaço  dos pequenos avisos na sessão desta quarta-feira(30) para reclamar da ausência do líder do governo na Assembleia Legislativa, cargo este que vinha sendo ocupado pelo deputado João de Deus Sousa(PT).
Robert disse que vários deputados que estavam ocupando cargos de secretário foram demitidos para   ocuparem seus cargos na Assembleia, mas até hoje não havia voltado,  como o deputado Fábio Novo(PT), que ocupava a presidência da Fundação Cultural.
Ele fez questão de frisar que estava fazendo este apelo ao Governo Wellington Dias – de nomear um novo líder – porque não gosta de bater em quem não se defende. “Eu tenho um monte de críticas para fazer do governo, mas não vou fazê-las enquanto não tiver nenhum aqui para defendê-lo, de preferência que seja o João de Deus, um líder que tem dado o sangue pelo governo”, disse Robert.
Vaquejada sancionada
O pronunciamento seguinte dos pequenos avisos foi feito pelo deputado Francis Lopes(PRB), que comunicou aos fãs e defensores da nossa cultura popular sobre a decisão do presidente Michel Temer de sancionar a lei que autoriza a realização de vaquejada e rodeios em todo o território brasileiro. “O presidente Temer esta de parabéns por ter sancionado a lei 13.364, que expressa a anistia à nossa cultura popular rural. O presidente está tão certo que ontem, na audiência pública que tratou do assunto, não apareceu ninguém; agora falta ainda o Congresso Nacional aprovar, ainda nesta semana, a emenda constitucional regulamentando de vez a questão da vaquejada”, disse Francis Lopes.
Repórter Edmundo Moreira.

O deputado Robert Rios(PDT) ocupou o espaço  dos pequenos avisos na sessão desta quarta-feira(30) para reclamar da ausência do líder do governo na Assembleia Legislativa, cargo este que vinha sendo ocupado pelo deputado João de Deus Sousa(PT).

Robert disse que vários deputados que estavam ocupando cargos de secretário foram demitidos para   retornarem a Assembleia, mas até hoje não havia voltado,  como o deputado Fábio Novo(PT), que ocupava a presidência da Fundação Cultural.

Ele fez questão de frisar que estava fazendo este apelo ao Governo Wellington Dias – de nomear um novo líder – porque não gosta de bater em quem não se defende. “Eu tenho um monte de críticas para fazer do governo, mas não vou fazê-las enquanto não tiver nenhum aqui para defendê-lo, de preferência que seja o João de Deus, um líder que tem dado o sangue pelo governo”, disse Robert.

Vaquejada sancionada - O pronunciamento seguinte dos pequenos avisos foi feito pelo deputado Francis Lopes (PRB), que comunicou aos fãs e defensores da nossa cultura popular sobre a decisão do presidente Michel Temer de sancionar a lei que autoriza a realização de vaquejada e rodeios em todo o território brasileiro.


“O presidente Temer esta de parabéns por ter sancionado a lei 13.364, que expressa a anistia à nossa cultura popular rural. O presidente está tão certo que ontem, na audiência pública que tratou do assunto, não apareceu ninguém; agora falta ainda o Congresso Nacional aprovar, ainda nesta semana, a emenda constitucional regulamentando de vez a questão da vaquejada”, disse Francis Lopes.



Edmundo Moreira /Alepi

Indicativo de Projeto de Lei quer desconto na antecipação do IPVA


 


Assembleia recebe dois Indicativos de Projetos de Lei
 
 
Os deputados Flora Izabel (PT) e Wilson Brandão (PSB) apresentaram dois Indicativos de Projetos de Lei que foram lidos no pequeno expediente da sessão plenária de hoje(30). A parlamentar petista propõe que os proprietários de veículos tenham o direito de antecipar o pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) recolhido anualmente pelo Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI).
De acordo com a proposição de Flora Izabel, os donos de veículos poderão optar pelo pagamento antecipado de parcelas do IPVA que serão disponibilizadas no site do Detran-PI. O artigo 3º do Indicativo de Projeto de Lei estabelece que o contribuinte que optar pela antecipação terá direito a um desconto vigente ou que venha a ser concedido pela Secretaria de Fazenda.
O Indicativo de Projeto de Lei do deputado Wilson Brandão dispõe sobre acréscimo do paragrafo único ao Artigo 68 da Lei 4.257/1998 com a seguinte redação: “As multas por descumprimento das obrigações acessórias poderão ser reduzidas ou canceladas pelo órgão julgador administrativo, desde que fique comprovada a primariedade do contribuinte infrator e que as infrações tenham sido praticadas sem dolo, fraude ou simulação e não impliquem em recolhimento do imposto”.
A Lei 4257/1998 disciplina a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias, Serviços, Transportes e Comunicação (ICMS) no Piauí. Depois de aprovados em plenário, os dois Indicativos de Projetos de Lei serão encaminhados ao Poder Executivo e o governador Wellington Dias poderá ou não acatar as sugestões. Se forem acatadas, o chefe do Poder Executivo enviará à Assembleia Legislativa Projetos de Lei tratando sobre as duas proposições.
 
Por J. Barros
Os deputados Flora Izabel (PT) e Wilson Brandão (PSB) apresentaram dois Indicativos de Projetos de Lei que foram lidos no pequeno expediente da sessão plenária de hoje(30). A parlamentar petista propõe que os proprietários de veículos tenham o direito de antecipar o pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) recolhido anualmente pelo Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI).

De acordo com a proposição de Flora Izabel, os donos de veículos poderão optar pelo pagamento antecipado de parcelas do IPVA que serão disponibilizadas no site do Detran-PI. O artigo 3º do Indicativo de Projeto de Lei estabelece que o contribuinte que optar pela antecipação terá direito a um desconto vigente ou que venha a ser concedido pela Secretaria de Fazenda.

O Indicativo de Projeto de Lei do deputado Wilson Brandão dispõe sobre acréscimo do paragrafo único ao Artigo 68 da Lei 4.257/1998 com a seguinte redação: “As multas por descumprimento das obrigações acessórias poderão ser reduzidas ou canceladas pelo órgão julgador administrativo, desde que fique comprovada a primariedade do contribuinte infrator e que as infrações tenham sido praticadas sem dolo, fraude ou simulação e não impliquem em recolhimento do imposto”.

A Lei 4257/1998 disciplina a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias, Serviços, Transportes e Comunicação (ICMS) no Piauí. Depois de aprovados em plenário, os dois Indicativos de Projetos de Lei serão encaminhados ao Poder Executivo e o governador Wellington Dias poderá ou não acatar as sugestões. Se forem acatadas, o chefe do Poder Executivo enviará à Assembleia Legislativa Projetos de Lei tratando sobre as duas proposições.




J. Barros 

Enfermeiros participam de oficina para testagem rápida


 

2
Aconteceu nesta terça-feira (29), no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), um curso de capacitação de teste rápido para o diagnóstico do vírus HIV, Sífilis e Hepatites Virais. A oficina é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Timon (SEMS), por meio da Divisão DST/AIDS, em parceria com as coordenações da Estratégia Saúde da Família e Hepatite Virais.

A capacitação foi ministrada pela multiplicadora de Testagem Rápida de diagnóstico em HIV pelo Ministério da Saúde, Luzivane Bezerra. De acordo com ela, a testagem rápida faz parte de uma abordagem no enfrentamento dessas doenças. No caso da Aids, há muitos diagnósticos tardios, quando o paciente já está acometido de uma infecção oportunista. “Nossa meta é o diagnóstico precoce, para a redução da transmissão do vírus e consequente melhoria na qualidade de vida do portador”, explica a psicóloga.

O secretário Márcio Sá esteve presente na oficina e parabenizou as coordenações pela iniciativa. “As coordenações estão de parabéns pela ação de capacitar e treinar os nossos profissionais. Temos certeza de que os participantes se tornarão multiplicadores e serão responsáveis por replicar o conhecimento para outros profissionais, que se tornarão aptos a realizar os testes rápidos em suas áreas de atuação. Que todos possam aproveitar ao máximo essa capacitação”, disse o secretário.( Assessoria )
1

Proteção Especial de Timon participa de Oficina em Fortaleza


 

1
Membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Proteção Social Especial (PSE) e Casa de Guarumã estiveram em Fortaleza nos dias 28 e 29 de novembro participando de mais uma oficina oferecida pelo Programa Amigo de Valor.

O programa é do Banco Santander, e esta é a segunda capacitação oferecida para equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES). A oficina trabalhou a avaliação e os resultados desde a criação e implantação da Casa de Guarumã, como também discutiu as perspectivas e sustentabilidade para o ano de 2017.

De acordo com Clarissa Mota, assistente social e coordenadora do PSE, esta é a última oficina, tendo em vista que a parceria amigo de valor e o município se encerra agora no fim de 2016. O município passa a assumir a responsabilidade com o projeto.

A Casa de Guarumã assiste apenas meninas em situação de violência e vulnerabilidade social, proporcionando apoio psicológico, pedagógico além de estimular a criatividade com aulas de dança, pintura e trabalhos terapêuticos.( Assessoria )

Apoio da Prefeitura mantém time adulto e a base do Juventude Timonense em atividade


 

img-20161130-wa0000
A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer (Semej), nos últimos quatro anos desenvolveu importantes ações no esporte municipal, dentre as quais o apoio aos atletas e às equipes amadoras, possibilitando às mesmas a participação em eventos em âmbito local, estadual e nacional. A Sociedade Esportiva Juventude Timonense é uma das equipes contempladas com esse apoio, o qual possibilita que o time represente o município no Campeonato Maranhense de Futebol Feminino, evento classificatório para a Copa do Brasil e considerado o mais importante da modalidade no Estado do Maranhão.

De acordo com informações da Semej, essa parceria com o Juventude Timonense se ampliou nos anos de 2015 e 2016. Nesse período, a Prefeitura de Timon custeou as despesas relacionadas ao transporte, hospedagem e alimentação das atletas do elenco durante a participação nos Jogos do Campeonato Maranhense, além da liberação do Complexo Esportivo Miguel Lima para treinos e jogos da competição.

Em 2016, a Prefeitura ainda assinou um convênio com o Juventude Timonense no valor de R$ 48 mil para a criação da Escolinha de Futebol do time, possibilitando a valorização da categoria de base e, sobretudo, a descoberta de novos talentos.
img-20161130-wa0002
Jorge Simplício, técnico e presidente da equipe, destacou a importância do apoio dado pelo prefeito Luciano Leitoa, o qual deu total condição à Semej no processo de revitalização do esporte timonense que ocorreu nos últimos quatro anos.

“Sem esse apoio que temos recebido da Prefeitura de Timon eu já tinha fechado as portas do Juventude Timonense. Nosso time sobrevive graças ao incentivo dado pelo município e agradeço ao prefeito Luciano Leitoa. Desde 2015, o apoio tem contribuído com a equipe. Antes disso, nós participávamos do Campeonato Maranhense, mas em situação difícil. Com o apoio da Prefeitura, foi possível melhorar a estrutura e criar a nossa categoria de base”, ressalta Jorge Simplício.

O secretário da Semej, Lucélio Mendes, falou sobre o incentivo dado ao time e da sensibilidade do prefeito Luciano Leitoa em atender aos pedidos feitos pelo dirigente do clube, Jorge Simplício.  “O prefeito Luciano Leitoa sempre atende aos pedidos feitos pela equipe, visto que em seu governo incentivar aos atletas e aos desportistas em geral tem sido uma constante. O governo municipal não tem medido esforços no sentido de ajudar ao Juventude Timonense. Durante as viagens, priorizamos a contratação de ônibus especiais e hospedagens em bons hotéis para acomodar bem as jogadoras, justamente para que as mesmas possam entrar em campo e possam desempenhar um bom futebol”, comenta Lucélio Mendes.( Assessoria )
img-20161130-wa0001

Timon : SEMED promove formação sobre Diversidade Racial


 

 ea9a3347-copy
A Secretaria Municipal de Educação de Timon (SEMED) realizou nesta quarta-feira (30) uma formação para professores, supervisores, alunos e sociedade civil sobre diversidade racial. O evento faz parte da II Encontro de Arte, Cultura e Comunicação para Diversidade Étnico Racial. Além de palestras, houve apresentação de documentários, desfile da beleza negra com alunas da rede municipal e uma oficina de turbante. O evento aconteceu no auditório Wall Ferraz.
 ea9a3349-copy
Maria Sousa, presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, Conselho Seccional do Piauí e palestrante convidada, enriqueceu o momento mostrando aos participantes a importância de se combater o racismo dentro da sala de aula: “A equipe da educação precisa adotar medidas de combate à discriminação nas escolas. No Brasil, temos uma política de retrocesso e a realização desses debates, como esta formação, é importante para que possamos desconstruir o preconceito e superar barreiras”.
 ea9a3308-copy
A equipe da SEMED abriu espaço para debates onde os convidados retiraram dúvidas e puderam trocar experiências vivenciadas em suas instituições de ensino. A secretária de Educação, Dinair Veloso, citou a educação como o melhor caminho de transformação de uma sociedade: “Estamos tratando de uma temática muito importante; precisamos ter atitude e combater o preconceito, seja qual for, e a educação é o único caminho. Para 2017, vamos intensificar esse debate  dentro das salas de aula”.( Assessoria )
ea9a3312-copy

IPMT entrega mais 29 portarias a aposentados pela a Prefeitura de Timon


 

ea9a3326-copy
O Instituto de Previdência do Município de Timon (IPMT) entregou nesta quarta-feira, 30/11, vinte e nove portarias que concedem aposentadorias a servidores municipais. A Prefeitura de Timon vem adotando nesta gestão, através do IPMT, essa atitude de realizar frequentemente solenidades de entrega como essa.  Momentos assim expressam reconhecimento aos servidores, que por muitos anos contribuíram com o município.
ea9a3320-copy
Dona Francisca de Souza, uma das servidoras que receberam portaria, disse estar emocionada com esse momento proporcionado pelo IPMT. “É muito confortante receber esse tipo de tratamento; estou emocionada e feliz pelo reconhecimento. Trabalhei desde 1991 alfabetizando crianças na Escola Nazaré Rodrigues, então agora só tenho a agradecer”.
Outra mais nova aposentada também pela educação é a Dona Cidinha Maria Barbosa. Ela também ficou feliz pelo reconhecimento durante a entrega de portarias. “Era um momento muito esperado; agora estou aposentada e feliz. É uma sensação de ver cumprido, pois dei minha contribuição por muitos anos no setor administrativo da Escola Luiz Miguel Budaruiche”.
ea9a3313
Para o presidente do IPMT, Lazaro Martins, esses momentos são importantes, pois ao entregar a portaria em uma solenidade, mostramos ao aposentado que ele passa a ser abraçado por nós aqui do IMPT. “Aqui, o aposentado recebe orientações, é capacitado, é encaminhado ao direito por optar por um plano de saúde e aqui estamos de portas abertas para sugestões e para acolher o servidor em tudo relacionado a previdência.”
Após a solenidade, os aposentados participaram de uma ação de saúde, alusiva ao dia do aposentado, comemorado no último dia 8 de novembro. A atividade foi promovida pelo IPMT em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMS). Os aposentados receberam avaliação médica e verificaram a pressão arterial. O secretário de Saúde, Marcio Sá, acompanhou ação realizada no IPMT.( Assessoria )

11° Batalhão da Polícia Militar recebe encerramento da Campanha Novembro Azul


 

2-1
Marcada pela realização de diversos atendimentos em vários pontos da cidade em prol da saúde do homem, a Secretaria Municipal de Saúde encerrou na manhã desta quarta-feira (30/11) a Campanha Novembro Azul. A ação mobilizou milhares de homens timonenses que contaram com a intensificação de serviços específicos para o público masculino nesse período.
O encerramento aconteceu no 11° Batalhão da Polícia Militar de Timon, com atividades e disponibilização de serviços em saúde entre os quais estiveram: palestras sobre câncer de próstata  e direitos do homens, atendimento médico, agendamento de consultas, realização de exames do PSA e toque retal, administração de vacinas, verificação de pressão arterial, glicemia, testes rápidos de hepatite e HIV, distribuição de panfletos informativos e orientações em saúde foram alguns dos serviços prestados pelas equipes de profissionais da Policlínica, Estratégia Saúde da Família, Nasf e Vigilância em Saúde.
Presente no evento, o secretário municipal de saúde Marcio Sá, destacou que fez questão de se engajar nesta luta contra a prevenção do câncer de próstata, uma vez que é uma causa bastante gratificante em favor da vida.
“Nós estamos fazendo nossa parte com estas ações alertando os cidadãos de Timon sobre as formas de prevenção e tratamento do câncer de próstata. Nossa proposta, com a realização da campanha, foi atingir todos os homens, levando informações e orientações sobre a importância da prevenção”, disse o gestor.
3-1
A doença e tratamento
O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
O tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica.( Assessoria )

Estado reforma Colônia de Férias do litoral para servidor


 


 

A Colônia de Férias do Servidor Público Estadual em Luís Correia está passando por ampla reforma na estrutura física a fim de propiciar um espaço mais moderno para as festas de fim de ano. Além disso, a Secretaria de Estado de Administração e Previdência (SeadPrev), órgão que gerencia o lugar, vai entregar, nesta semana, novos frigobares, camas e lençóis para o espaço de lazer no litoral piauiense.
Segundo o coordenador da Colônia de Férias do Servidor Público, Germano Santana, as melhorias na área externa consistem em pintura na recepção, restaurante e bar, salões de jogos e vídeos, nos chalés (16), nos apartamentos (38) e casas (38). Ele acrescenta que também foi feita limpeza na caixa d’água e nas duas piscinas, adulta e infantil; manutenção na rede elétrica, substituição de postes e instalação de novas placas no local.
Germano Santana disse que o servidor estadual que tiver interesse em passar o período de 27.12.2016 a 1º.01.2017, na Colônia de Férias, deve se inscrever até o próximo dia 9, no prédio do Instituto da Assistência de Saúde do Estado do Piauí (Iaspi), em Teresina, situado na Rua 7 de Setembro - ao lado do Palácio de Karnak. “No ato da inscrição, o segurado precisa apresentar o contracheque recente e um documento de identificação e torcer para ser sorteado”, explicou o coordenador.
O sorteio dos servidores que terão direito de usurfruir das acomodações da Colônia de Férias, em Luís Correia, está marcado para o dia 13, às 8h, no auditório do espaço. No dia seguinte, será amplamente divulgado o resultado com o nome dos sorteados. “O servidor não é obrigado a permanecer todo o período de fim de ano disponibilizado pela Colônia de Férias”, frisou Germano.
O segurado sorteado pagará a diária no valor de R$ 20 por pessoa, assim como todos aqueles que tiverem a carteirinha do Iaspi. Já quem é acompanhante e não segurado, pagará R$ 40 por dia. O depósito deve ser feito na Caixa Econômica Federal, agência 0029, conta corrente 1531-5, operação 006.
O secretário da SeadPrev, Franzé Silva, destacou os serviços que estão sendo feitos na Colônia de Férias para que o servidor tenha mais conforto e segurança. ”Já a programação de shows nas festividades de fim de ano no local está sendo elaborada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Música de qualidade e animação não vão faltar para os hóspedes”, pontuou o gestor.

Trio é preso com espingardas no Recanto Universitário


 

  •  
Eles estavam com três espingardas de calibres diferentes.

Eles estavam com espingardas calibres 22, 20 e 36.
Eles estavam com espingardas calibres 22, 20 e 36. - Foto: Divulgação/ PM
IMPERATRIZ – Três homens identificados como Antônio Carlos Pereira de Oliveira, de 39 anos, Marcos Antônio Messias Silva, de 53 anos, e Denis Augusto Carlos Freitas, de 26 anos, foram presos, nessa terça-feira (29), suspeitos de tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo no bairro Recanto Universitário, em Imperatriz. Com os suspeitos foram encontrados uma espingarda calibre 22, uma espingarda calibre 20 e uma espingarda calibre 36.
De acordo com o 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM), a prisão dos suspeitos aconteceu após o recebimento de informações de que três homens estariam armados e ameaçando pessoas no Recanto Universitário. No local foram encontrados os três suspeitos portando as espingardas apreendidas.
O trio foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Imperatriz.

Senadores do Maranhão votam a favor da PEC do teto dos gastos


 

  •  
João Alberto (PMDB), Edison Lobão (PMDB) e Pinto Itamaraty (PSDB) são a favor da contenção de gastos públicos

Senadores do Maranhão votam a favor da PEC do teto dos gastos
João Alberto, Edison Lobão e Pinto Itamaraty são a favor da PEC (Foto: Fotomontagem/EduardoLindoso )
SÃO LUÍS - O Senado aprovou na terça-feira (29) em primeiro turno o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC 55/2016) que estabelece um teto para os gastos públicos nos próximos 20 anos. Foram 61 votos favoráveis e 14 contrários. Os senadores se revezaram com discursos favoráveis e contrários à proposta durante sete horas no Plenário. Os três senadores maranhenses no exercício do mandato – João Alberto (PMDB), Edison Lobão (PMDB) e Pinto Itamaraty (PSDB) – votaram a favor da proposição. Após a análise de destaques apresentados pela oposição para fazer mudanças no texto — todos eles rejeitados — a sessão foi encerrada à 0h35 da quarta-feira (30). A votação em segundo turno da PEC do Teto de Gastos está programada para 13 de dezembro.
A partir das 14h manifestantes começaram a ocupar o gramado em frente ao Congresso Nacional, que ficou completamente tomado uma hora depois, com mais de dez mil pessoas. A maior parte delas protestando contra a PEC do Teto de Gastos, ou "PEC da Morte" — como se lia em alguns cartazes —, contra a reforma do ensino médio e pedindo "Fora Temer".
Manifestantes protestam contra PEC em Brasília (Foto: Agência Senado )
Por volta das 17h15, quando se iniciou a ordem do dia no Plenário, a sessão teve de ser suspensa por alguns minutos devido a protestos verbais da presidente da Confederação das Mulheres no Brasil, Gláucia Morelli, contrária à proposta. Para ela, a PEC teria o objetivo de “entregar o país aos banqueiros”. Após isso, vários senadores protestaram devido ao esvaziamento das galerias do Plenário do Senado e pediram ao presidente da Casa, Renan Calheiros, que permitisse a entrada de representantes sindicais e outros representantes da sociedade civil.
Pouco antes das 18h, o presidente do Senado chamou o item 1 da pauta, a PEC 55/2016, e o relator, Eunício Oliveira (PMDB-CE), apresentou seu relatório favorável à aprovação da proposta e contrário às emendas apresentadas. Ele rechaçou as acusações da oposição de que o teto de gastos vai diminuir os investimentos públicos nas áreas de saúde e educação e reforçou que programas como o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) não terão prejuízos. A partir daí, foram quase sete horas de intensos debates no Plenário.
Teto de gastos
Senadores votação da PEC no plenário (Foto: Agência Senado )
De acordo com o texto aprovado, a partir de 2018 e pelos próximos 20 anos, os gastos federais só poderão aumentar de acordo com a inflação acumulada conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O novo regime fiscal valerá para os orçamentos Fiscal e da Seguridade Social e para todos os órgãos e poderes da República. Dentro de um mesmo poder, haverá limites por órgão. Existirão, por exemplo, limites individualizados para tribunais, Conselho Nacional de Justiça, Senado, Câmara, Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público da União, Conselho Nacional do Ministério Público e Defensoria Pública da União.
O órgão que desrespeitar seu teto ficará impedido de, no ano seguinte, dar aumento salarial, contratar pessoal, criar novas despesas ou conceder incentivos fiscais, no caso do Executivo.
A partir do décimo ano, o presidente da República poderá rever o critério uma vez a cada mandato presidencial, enviando um projeto de lei complementar ao Congresso Nacional.
Regra geral
A inflação a ser considerada para o cálculo dos gastos será a medida nos últimos 12 meses, até junho do ano anterior. Assim, em 2018, por exemplo, a inflação usada será a medida entre julho de 2016 e junho de 2017.
Para o primeiro ano de vigência da PEC, que é 2017, o teto será definido com base na despesa primária paga em 2016 (incluídos os restos a pagar), com a correção de 7,2%, que é a inflação prevista para este ano.
Exceções
Algumas despesas não vão ficar sujeitas ao teto. É o caso das transferências de recursos da União para estados e municípios. Também escapam gastos para realização de eleições e verbas para o Fundeb.
Saúde e educação também terão tratamento diferenciado. Esses dois pontos vêm gerando embates entre governistas e oposição desde que a PEC foi anunciada pelo presidente Michel Temer. Para 2017, a saúde terá 15% da Receita Corrente Líquida, que é o somatório arrecadado pelo governo, deduzido das transferências obrigatórias previstas na Constituição.
A educação, por sua vez, ficará com 18% da arrecadação de impostos. A partir de 2018, as duas áreas passarão a seguir o critério da inflação (IPCA).
Alterações rejeitadas
Foram rejeitados todos os destaques apresentados pela oposição e que foram votados separadamente. O primeiro, de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), retiraria do congelamento de gastos os recursos da saúde e da educação (55 votos contra 17). O segundo, também de Humberto Costa, pedia a realização de um referendo popular em 2017 para que os brasileiros pudessem decidir se concordam ou não o novo regime fiscal proposto pelo governo federal (51 votos contra 15). Por fim, o destaque da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) sugeria um limite de gastos também para o pagamento de juros e encargos da dívida pública da União (52 votos contra 16).