quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Uma delícia de dose tripla

 

 

 
 

As três 'Abysolutas do Funk' posam juntas
Hoje o time está completo. Josiely, Michelly e Thais formam o grupo ‘As Abysolutas do Funk', todas absolutamente lindas. Quem contrata o show dessas gatas não se arrepende jamais. Gatas, mandem foto, com telefone, para agatadahora@meiahora.com

Prefeito eleito de São Luis diz que não vai dar emprego de secretários

Por Jorge Vieira (JP)

O prefeito eleito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), disse ontem, em entrevista ao Jornal Pequeno, que o secretariado da futura administração terá “perfil técnico e condições de ajudá-lo a construir as mudanças que o povo tanto deseja”.
A primeira condição para fazer parte da equipe do primeiro escalão é não ser candidato a cargo majoritário ou proporcional nas eleições de 2014, a fim de evitar mudanças na metade da administração.
Edivaldo Holanda quer montar um secretariado técnico de alta competência, que tenha condições de viabilizar recursos para o município através de projetos junto aos ministérios e que possa realmente contribuir com as transformações pretendidas.
O prefeito eleito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC)
O novo prefeito adiantou que se os partidos que apoiaram sua candidatura tiverem técnicos de reconhecida competência e que possam ajudar sua administração serão, segundo ele, “bem vindos”.
“Nossa administração não dará emprego de secretário, vai montar um secretariado de alto nível e comprometido com as mudanças que pretendemos implantar na prefeitura”, adiantou.
O prefeito eleito disse ainda que sua equipe será essencialmente técnica porque a população de São Luís não suportaria mais administrações voltadas apenas para o interesse político.
Holanda Júnior deixou claro que não existe ninguém escolhido para ser secretário e que vai analisar todos os nomes e currículos dos indicados pelos partidos para saber se possui o perfil técnico desejado para a pasta que estão sendo indicados.
Edivaldo Holanda Júnior, após cumprir uma série de compromissos com a imprensa, viajou ontem a Brasília para reiniciar sua atividade na Câmara dos Deputados. Vai permanecer no mandato até o final de dezembro, já que a posse acontecerá somente em 01 de janeiro de 2013.
Todos os dados da administração atual serão coletados pela equipe de transição para que ele possa assumir o mandato conhecendo toda a situação econômica e financeira do município.

Suspensa demissão de professora que fotografou escola deteriorada no Maranhão

 

Do G1 MA




O prefeito reeleito de Imperatriz, Sebastião Madeira decidiu suspender, nesta quarta-feira (31), o ato de demissão da professora Uliane Araújo Santa Rosa, de 24 anos, que fotografou a situação de uma sala de aula do Colégio Municipalizado Guilherme Dourado.
"Será feita uma avaliação da situação da escola, da professora, e a situação de todas as escolas municipais também será revista", afirmou o prefeito.
Nas imagens feitas pela professora é possível ver os alunos se protegendo com guarda-chuvas, além do chão da sala de aula alagado e buracos no telhado da instituição. De acordo com a professora, a intenção ao publicar as imagens era chamar a atenção para os problemas da rede municipal. “Não identifiquei o nome do colégio ou de qualquer funcionário da instituição, mas publiquei as fotos em meu perfil pessoal, pois acredito que não se deve ficar de braços cruzados diante de uma situação assim”, falou ao G1. As fotos publicadas nas redes sociais foram acessadas por mais de 20 mil pessoas em todo o país.
Foto: Uiliene Santa Rosa
Foto mostra alunos com guarda-chuvas dentro de sala de aula
A professora de História foi demitida após a grande repercussão do caso. Segundo o secretário municipal de Educação, Zeziel Ribeiro da Silva, Uiliene Araújo Santa Rosa é seletivada e seu contrato foi rescindido após a postagem da situação da escola nas redes sociais. O secretário afirmou que o episódio foi isolado e que a escola, que fica no parque São José, um bairro da periferia de Imperatriz, tem um dos melhores prédios entre as municipalizadas da cidade.
A direção da escola afirmou que a demissão ocorreu porque a professora divulgou as fotos sem antes comunicar o problema da sala de aula e que Uiliane já vinha se desentendendo com boa parte dos funcionários. "Eu já fiquei sabendo pela internet. Ela não teve ética, ela deveria ter tirado os alunos da sala e pedir, mostrar o que estava acontecendo”, disse a diretora Ivone Carvalho.
Uiliene Araújo acredita que a demissão foi uma retaliação por causa das fotos publicadas. A professora acionou a Justiça denunciando a situação da escola para ter seus direitos reconhecidos.

Maranhão já tem mais de um milhão de veículos rodando

 

G1 MA


O número de veículos que circulam nas ruas das cidades maranhenses já passa de um milhão. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito, o Estado tem um total de um 1.053.813 veículos.
O maior número é de motocicletas, mais de 500 mil, representando quase metade da frota. Em seguida aparecem os automóveis, mais de 300 mil e depois as motonetas. Com tantos veículos nas ruas e sem a expansão da malha viária, com a abertura de grandes avenidas, os engarrafamentos são constantes nas maiores cidades.
Com a deficiência da sinalização e da fiscalização nas ruas, o que se vê é um festival de infrações: motoristas cruzando sinais vermelhos, subindo em calçadas e até dirigindo na contramão para não perder tempo nos engarrafamentos.
O número de veículos que circulam nas ruas das cidades maranhenses já passa de um milhão
O festival de infrações no trânsito começa cedo nas proximidades do bairro do Turu, em São Luís. No cruzamento da rua Boa Esperança com a Avenida São Luís Rei de França, os carros passam no sinal vermelho, disputam espaço com as motos e fazem fila na contramão. Sair da fila de carros e andar na contramão na pista vazia parece mesmo tentador para quem está atrasado, mas esta é uma infração grave, passível de multa e mais cinco pontos na carteira de habilitação. Quem enfrenta o transito da região todos os dias sabe que é comum o desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro. “Aqui a gente não olha agentes da SMTT. Tanto à noite, quanto de dia, a gente vê veículos que atravessam aqui no semáforo fechado”, conta o vigilante Aldair Mendonça.
Em vários trechos da Avenida São Luís Rei de França, o espaço da calçada está sendo utilizado como via alternativa para fugir dos engarrafamentos. Esta infração é considerada gravíssima pelo Código de Trânsito e coloca em risco os infratores e as pessoas que normalmenteutilizam as calçadas. Na altura da entrada do Parque Vitória, a calçada serve de passagem para motos, carros e até caminhões, chegando a ter congestionamento de veículos. O pedestre tem que se adaptar par

Ex-deputado Paulo Santos Rocha morre vitima de cancer

O juiz federal do Trabalho Paulo Barbosa dos Santos Rocha, 65 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (31), no Hospital São Marcos. O magistrado estava internado desde o dia 6 de outubro e enfrentava um caso grave de câncer.


O velório acontece nesta tarde, na Igreja Presbiteriana localizada próxima à avenida Homero Castelo Branco. 

O juiz era titular da 1ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho, quando foi afastado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2008. Paulo respondia processo administrativo por conduta incompatível com sua função. No ano seguinte, ele foi aposentado compulsoriamente. 

Além de juiz, Paulo dos Santos Rocha era também professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O sindicato da categoria (Sintufpi) divulgou nota de pesar sobre o falecimento:

"A Diretoria do SINTUFPI, através do presente, vem manifestar o seu mais profundo pesar pelo falecimento do Professor da UFPI Paulo Barbosa dos Santos Rocha, lotado no Departamento de Ciências Jurídicas – CCHL, que também era Juiz Federal do Trabalho. O SINTUFPI se solidariza com a família enlutada neste momento de perda e dor".

Quem foi Paulo dos Santos Rocha

Foi advogado da Caixa Econômica Federal no Piauí e da Cepisa. Foi ainda assessor especial do Governo do Piauí e secretário estadual da Justiça e Cidadania no período de 1987 a 1989.

Foi deputado estadual no período de 1983 a 1987, pela legenda do PMDB e, também, suplente de deputado federal. Em 1988, concorreu à prefeitura na cidade de Altos, sem obter sucesso. É ainda o autor da letra do Hino Oficial de Altos.

Na UFPI, lecionava as disciplinas Direito Financeiro e Direito Tributário na UFPI. Quando a doença se agravou, há 8 meses, pediu licença de seis meses e depois se aposentou. O docente tinha mais de 30 anos de serviço na instituição.

Paulo dos Santos Rocha deixa a esposa, Mirian Beatriz Krebsky dos Santos Rocha, e três filhas: Cristiana Krebsky dos Santos Rocha; Matilde Krebsky dos Santos Rocha; e Paula Beatriz Krebsky dos Santos Rocha.

Furacão deixa deputado do Piauí retido nos EUA

Deputado federal faz aniversário nesta quarta-feira e não consegue deixar os Estados Unidos por conta do furacão.

Texto: A- A+
O deputado federal Hugo Napoleão (PSD) está retido em Nova York, devido ao furacão Sandy, que provocou a morte de 54 pessoas na Costa Leste dos EUA.

Gustavo Lima/Agência Câmara

O parlamentar piauiense estava voltando ao Brasil na sexta-feira, vindo da reunião da União Interparlamentar, realizada em Quebec, no Canadá, e o voo que fazia escala nos Estados Unidos recebeu a ordem de desembarque por conta do furacão.

A assessoria do deputado informou que Hugo Napoleão, que está de aniversário hoje, se encontra em um hotel sem poder sair devido os estragos do Sandy e está aguardando a reabertura dos aeroportos.

“O deputado contou que foram momentos de muita tensão. Todos os hóspedes foram orientados a comprar água e comida já que não podiam sair de onde estavam”, disse a nota.

Os aeroportos internacionais John F. Kennedy e Newark Liberty reabriram hoje depois de dois dias fechados pela passagem do Sandy. Mais de 300 mil passageiros usam os aeroportos JFK, Newark e La Guardia por dia, segundo as autoridades.

A tempestade provocou o cancelamento de 15 mil voos, 6 mil deles apenas na terça-feira, de acordo com a consultoria FlightAware.

Eleições
Segundo a assessoria, o deputado acompanhou o segundo turno das eleições no Piauí por internet e telefone e ao final do resultado falou com Firmino Filho e Sílvio Mendes parabenizando pela vitória. O PSD, partido de Hugo, indicou o candidato a vice de Firmino, o vereador Roney Lustosa.
(Cidadeverde.com )

Famosas se fantasiam para o dia das bruxas

Rio -  Doces ou travessuras? Várias famosas entraram no clima sombrio e se fantasiaram nesta quarta-feira para comemorar o Halloween. Diversas bruxas e vampiras estão espalhadas a solta por aí assombrando a todos.
Confira as fotos
Karina Bacchi posa de 'bruxinha' em frente à abóboras | Foto: Reprodução Internet
Karina Bacchi posa de 'bruxinha' em frente às abóboras | Foto: Reprodução Internet
Daniela Albuquerque em 'ritual' para o Halloween | Foto: Reprodução Internet
Daniela Albuquerque em 'ritual' para o Halloween | Foto: Reprodução Internet
Carol Narizinho assustando de zumbi | Foto: Reprodução Internet
Carol Narizinho assustando de zumbi | Foto: Reprodução Internet
A ex-BBB Anamara aprontando um feitiço | Foto: Reprodução Internet
A ex-BBB Anamara aprontando um feitiço | Foto: Reprodução Internet
Carla Perez de veste de bruxinha | Foto: Reprodução Internet
Carla Perez assusta com 'aranha na cabeça' | Foto: Reprodução Internet
Gracyanne Barbosa também entra no clima sombrio | Foto: Reprodução Internet
Gracyanne Barbosa também entra no clima sombrio | Foto: Reprodução Internet



 

Deputados da oposição criticam pedido de empréstimo do Poder Executivo

Agência Assembleia


Deputados da bancada oposicionista criticaram, na manhã desta quarta-feira (31), o Projeto de Lei nº 218/2012, encaminhado à Assembleia Legislativa pela governadora Roseana Sarney, para que o Governo do Maranhão consiga um empréstimo no valor de R$ 3,8 bilhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O líder da Oposição, deputado Marcelo Tavares (PSB), declarou que o pedido de empréstimo, aprovado pelo Plenário na manhã desta quarta-feira (31), é ilegal. Ele argumentou que a lei estabelece limites para o endividamento, de modo que nenhum Estado da Federação pode comprometer mais do que 16% da receita corrente líquida em dívidas.

“Esse empréstimo é irresponsável, porque significa 44% da receita corrente líquida no Maranhão nos últimos 12 meses. A lei diz que são 16% no máximo, e a governadora quer contratar 44% de endividamento. É uma ilegalidade, mais do que irresponsabilidade, é uma ilegalidade. Este projeto é ilegal. E como é que pode a Assembleia Legislativa do Maranhão autorizar um pedido de empréstimo ilegal?”, questionou.

Da mesma forma que Marcelo Tavares, o Projeto de Lei nº 218/2012, aprovado pelo Plenário mediante um pedido de urgência formulado pelo deputado Carlos Alberto Milhomem (PSD), foi criticado também pelos deputados Rubens Pereira Júnior (PCdoB), Cleide Coutinho (PSB), Bira do Pindaré (PT), Eliziane Gama (PPS) e Othelino Neto (PPS).

Durante a discussão do projeto, Marcelo Tavares foi enfático ao afirmar que Roseana Sarney será a governante que “entrará pela porta dos fundos da história como a governadora que mais endividou o pobre estado do Maranhão”.

O deputado Rubens Pereira Júnior lembrou que, no mandato anterior, entre os anos de 2009 e 2010, a governadora Roseana contratou mais de R$ 700 milhões, e antes mesmo de prestar contas com a maioria do povo e com seu representante, que é o Poder Legislativo, “agora ela faz um empréstimo três a quatro vezes maior do que o primeiro. E nenhum de nós, deputados estaduais do governo ou da oposição, sabe como foram gastos os R$ 800 milhões dos dois primeiros empréstimos. Nenhum de nós. Com a Lei 8.992, de 3 de junho de 2009, o Governo do Estado contraiu R$ 288 milhões. Com a Lei 9.097, de 22 de dezembro de 2009, o Governo do Estado contraiu R$ 433 milhões”, lembrou Rubens Júnior.

Os deputados Eliziane Gama, Cleide Coutinho, Othelino Neto e Bira do Pindaré criticaram também a forma como o projeto foi aprovado na sessão desta quarta-feira. Eles manifestaram-se contra o pedido de urgência, para votação, apresentado pelo deputado Carlos Alberto Milhomem.

“Esse pedido de urgência é a comprovação de que o governo quer aprovar esse empréstimo sem nenhum debate, sem nenhuma discussão, sem permitir que a gente faça qualquer sugestão de alteração, sem permitir que a gente aprofunde as razões desse pedido de empréstimo, sem permitir que a gente faça sugestões para melhorar o projeto”, afirmou Bira do Pindaré.

No mesmo tom, Othelino Neto disse que o governo do Maranhão peca por não respeitar um dos princípios básicos da administração moderna, que é a transparência. “Esse é um governo que não tem transparência, que pegar um empréstimo de R$ 3,8 bilhões sem dar conhecimento nem aos deputados, quanto mais à população do estado do Maranhão”, frisou.

A deputada Cleide Coutinho lamentou a iniciativa do Governo do Estado de endividar ainda mais o Maranhão. “Quero lamentar também que o Governo do Estado queira conduzir de forma tão açodada, de forma tão apressada um assunto dessa importância. Não se pode, sob pena de pura irresponsabilidade, trazer um tema desse à autorização para que o Executivo contraia um empréstimo de mais de R$ 3 bilhões para ser discutido de forma tão açodada e aprovada assim a toque de caixa”, protestou.

O deputado Marcelo Tavares foi ainda mais enfático, afirmando que a contratação deste empréstimo poderá significar a quebradeira do Estado do Maranhão. “É sem dúvida um ato irresponsável de uma só governante que pediu R$ 5 bilhões emprestados. Isso é quase duas vezes a receita total do Município de São Luis. Quase duas vezes. Mas a Governadora quer pedir mais este empréstimo. Quero só deixar claro que este projeto de lei, esta mensagem da governadora Roseana, além de imoral, é ilegal”, ressaltou o líder da Oposição.

Rejane quer mudanças na qualidade do lanche escolar




Garantir lanches saudáveis aos alunos das instituições de ensino público e privado do Piauí, na área da educação infantil e do ensino médio, é o objetivo principal do Projeto de lei da deputada Rejane Dias (PT) em tramitação nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa. A medida torna obrigatório lanches de boa qualidade com vitaminas, proteínas, carboidrato e sais minerais.

A proposta exclui refrigerantes, sucos artificiais, balas, prirulitos, gomas de mascar, biscoitos recheados, pipoca industrializada, salgadinhos, fritura em geral, alimentos industrializados proveniente de gordura saturada que ultrapasse 10% das calorias totais, além de alimentos cuja preparação seja utilizada gordura vegetal.

Outra finalidade do projeto da parlamentar petista é reduzir o alto índice de obesidade nos alunos dessa faixa de idade. Também visa prevenir a diabetes, hipertensão arterial, além da mortalidade infantil.

Conforme dados da Organização Mundial de Saúde, em 2004, a obesidade infantil era de até 40% nesses estudantes dos países europeus. Está comprovado que a obesidade infantil acontece até 6 anos de idade e na adolescência.

Na justificativa, a deputada Rejane Dias cita que "números da Sociedade Brasileira de Pediatria indicam maiores casos de obesidade infantil nas faixas da classe alta da sociedade" A obesidade infantil está relacionada a diversas complicações, além da alta taxa de mortalidade. Com destaque para as crianças africanas com um aumento de sobrepeso.

Dados do IBGE indicam o alto índice de crianças com obesidade dobrou de 15% para 34,8%, a partir de 2009.



 

Repórter : Emerson Brandão -/Alepi

Governador Wilson Martins entrega Prêmio Piauí de Reportagem

 

 

O Prêmio Piauí de Reportagem prestigiou trabalhos de meios impressos, TV, rádio e internet, além de fotografia e o humor.

Flávio Meireles e Glenda Uchôa/Ccom 
Prêmio Piaui de Reportagem - 2012 (Foto:Kalberto Rodrigues/PK)
O governador Wilson Martins promoveu, no fim da manhã desta quarta-feira (31), a entrega do Prêmio Piauí de Reportagem. A solenidade aconteceu no Salão Azul do Palácio de Karnak e distribuiu R$ 24 mil em prêmios. O grande destaque do concurso foi a TV Cidade Verde, que faturou o Grande Prêmio Jornalista Carlos Castelo Branco, com o programa Viva Piauí de Todas as Cidades.
Em sua segunda edição, o Prêmio Piauí de Reportagem prestigiou trabalhos de meios impressos, TV, rádio e internet, além de fotografia e  humor, que competiram nas seguintes categorias: As faces da piauiensidade e Os novos caminhos do desenvolvimento.
A solenidade de entrega do Prêmio Piauí de Reportagem também foi prestigiada pelo coordenador estadual de Comunicação Social, Fenelon Rocha, e por servidores de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social do Governo do Estado (CCom) além de diversos jornalistas e membros do staff do governador Wilson Martins.
O programa Viva Piauí de Todas as Cidades, exibido pela TV Cidade Verde, no Dia do Piauí, foi o vencedor da categoria Grande Prêmio Jornalista Carlos Castelo Branco. A coordenadora de Projetos Especiais da TV Cidade Verde, Indira Gomes, falou em nome de todos os premiados. “Temos muito a mostrar sobre o Piauí, a característica desse povo tão alegre e firme diante das adversidades é um desses destaques. Esperamos que a nossa missão de mostrar a boa imagem do Piauí seja estendida a todos” conta.
Na ocasião, o governador Wilson Martins parabenizou os premiados. “Fico muito feliz com a ideia de premiar aqueles que fazem e cumprem muito bem a missão de mostrar as grandezas e riquezas do nosso Estado.
Além da divulgação do resultado do Prêmio Piauí de Reportagem, a solenidade marcou a abertura da exposição Facetas: o Piauí pelo olhar da CCom e o lançamento da obra Piauí - Guia para Apreciadores, uma coletânea de informações sobre os 224 municípios piauienses e suas singularidades, que destaca costumes, comidas típicas, tradições e pontos turísticos do Estado.
"Com a publicação do guia, perpassam ensinamentos sobre nossa cultura, fauna, flora, religiosidade e belezas naturais, é uma forma de enaltecer as conquistas e desenvolvimento conseguidos pelo nosso Estado”, exaltou Wilson Martins.
O coordenador estadual de Comunicação Social, Fenelon Rocha, explicou que um dos objetivos do Guia é mostrar as diversas facetas que envolvem o Piauí. “Esperamos mostrar o Piauí ao piauiense, é um olhar sobre nós mesmos. É uma forma de mostrar as várias facetas do Piauí” finalizou o secretário.
Confira os vencedores do Prêmio Piauí de Reportagem:
Grande Prêmio Jornalista Carlos Castelo Branco
TV Cidade Verde - Viva Piauí de Todas as Cidades
Coordenadora de Projetos Especiais - Indira Gomes
Categoria: As Faces da Piauiensidade
Melhor Reportagem Impresso
Revista Revestrés – Reportagem: “A Casa é Sua”
Repórter: Luana Sena
Melhor Reportagem TV
TV Rádio Clube - Reportagem Especial Dora Parentes
Repórter: Neyara Pinheiro/ Imagens: Gustavo Cavalcante / Produção: Islândia Rocha
Melhor Reportagem Rádio
Não houve concorrente
Melhor Reportagem Internet
Site Liberdade News - Matéria: "Identidade cultural piauiense é fortalecida pela música, uma das nossas grandes riquezas"
Repórter: Rogério Holanda
Categoria: Os Novos Caminhos do Desenvolvimento
Melhor Reportagem Impresso
Revista Cidade Verde edição 43 – “Retratos do Piauí”
Editora: Dina Magalhães
Melhor Reportagem TV
TV Rádio Clube – Reportagem: “Os Setores que mais crescem no Piauí: Construção Civil, Confecções e Indústria Ceramista”
Repórter: Edigar Neto
Melhor Reportagem Rádio
Rádio Antares – Reportagem: Agricultura Orgânica No Piauí
Repórter: Pedro Santiago
Melhor Reportagem Internet
Site Folha de Oeiras – Reportagem: “Tempo Integral: a educação do Piauí que mostra resultados e forma campeões”
Repórter: Emanuel Vital de Sousa
Prêmio Especial Fotografia E Humor
Fotografia
Jornal Meio Norte - Caderno Piauí de Ouro - Moisés Saba
Humor
Jota A

ADH e FMS visitam Unidades de Saúde do Jacinta Andrade

A previsão é que uma das unidades seja entregue agora no mês de novembro para a Prefeitura de Teresina.

Rita Lúcia/Ccom
Representantes ADH e FMS visitam obras das Unidades de Saúde do Jacinta Andrade (Foto:Ascom ADH)
O diretor geral da ADH, Gilberto Medeiros, e o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), João Rodrigues, acompanhados por suas equipes, realizaram uma visita às obras das duas Unidades Básicas de Saúde que estão sendo construídas no Residencial Jacinta Andrade, na manhã desta quarta-feira (31). A previsão é que uma Unidade seja entregue agora no mês de novembro para a Prefeitura de Teresina, que fará a operação e manutenção do serviço.
Na obra estão sendo construídos os setores da Administração, PSF, Sala de Espera, Farmácia, Almoxarifado, além de 4 consultórios médicos, 1 consultório odontológico, salas de exames, curativos, coleta de material, imunização, esterilização,  sala de reunião, dois banheiros (1 masculino e outro feminino) e estacionamento,  numa área construída de 700 metros quadrados, no valor de R$ 850 mil, recursos oriundos do Pro-Moradia.

Gilberto Medeiros disse que a obra vai beneficiar diretamente milhares de pessoas que precisam dos serviços básicos de saúde. “O local vai atender toda a região da Santa Maria da Codipi, porque estamos trazendo o que há de mais moderno em termos de infraestrutura”, declara. Na opinião da gerente de Atendimento Básico de Saúde da FMS, Eliene Martins, a estrutura física do prédio é ótima e a FMS já está trabalhando para colocar essa Unidade em funcionamento o mais rápido possível.
“A equipe de profissionais que irá trabalhar aqui já está definida. Estamos ajustando apenas a equipe dos agentes de saúde, porque não tivemos concurso para essa região, mas vamos fazer uma redistribuição”, revela a gerente. Segundo a assistente social da ADH, Nelimária Crisando, 3 mil casas já foram entregues, portanto,  existe uma demanda muito grande.
A outra novidade é que a FMS  vai encaminhar para o Ministério da Saúde uma proposta para instalação de uma academia de ginástica ao lado da Unidade Básica de Saúde. “O espaço é adequado, toda a área de atendimento é bem distribuída, então vamos encaminhar o pedido ao Ministério da Saúde e aguardar o resultado, os maiores beneficiários serão os diabéticos”, explica Aila Calixto, da FMS.

Edvaldo será homenageado pelo Senado

O Senado Federal irá homenagear o presidente da Câmara Municipal de Teresina, o vereador Edvaldo Marques (PSB), pelo seu trabalho desenvolvido em relação à transparência e adesão da Interlegis. A cerimônia acontecerá no dia 7 de novembro, às 16h na Câmara Municipal de Campinas, em São Paulo.


Marques recebeu o comunicado do diretor da secretaria especial do Interlegis, Haroldo Feitosa Tajra. O vereador Décio Solano declarou que esta é uma justa homenagem ao pelo trabalho desenvolvido pelo presidente da Casa e por sua gestão transparente. 

O vereador Edvaldo Marques dedica essa homenagem aos servidores e parlamentares que o ajudaram neste trabalho. 

Folha de pagamento
A Câmara vai votar nesta quarta-feira (31) qual será o banco através do qual será realizado o pagamento dos cerca de mil servidores. Caixa Econômica e Banco do Brasil apresentaram suas propostas que estão sendo analisadas. O contrato firmado em 2007 com o BB está próximo do seu fim por isso é preciso assinar um novo contrato com uma instituição. 
( Cidadeverde.com )

Prefeito eleito de São Luis apresenta equipe de transição







Edivaldo Holanda Júnior( Foto com o o seu vice )  divulgou na manhã desta quarta (31) a sua equipe de transição, que deverá acompanhar os dois últimos meses da atual gestão e tomar conhecimento da estrutura do governo municipal até a posse de Edivaldo no Palácio La Ravardière, que acontecerá em 1º de janeiro de 2013.
Entre os nomes que constam na lista estão o do vice-prefeito eleito Roberto Rocha (PSB), que comandará os trabalhos. Acompanhado por mais sete componentes, o grupo vai passar um relatório detalhado de todos os setores da prefeitura de São Luís.
Para o vice-prefeito Roberto Rocha, a equipe deverá iniciar o processo de inovação e transparência das contas públicas que deverão marcar os quatro anos de gestão de Edivaldo Holanda Júnior.
“Vamos fazer um trabalho acurado para saber em que condições receberemos a prefeitura. Todos os nomes que estão na lista são nomes que conhecem administração, gestão e transparência. É uma equipe com perfil técnico e que vai fazer um trabalho consensual com a prefeitura de São Luís,” disse.
Instalada a equipe de transição, Roberto Rocha também requereu junto ao vereador e líder do governo na Câmara, José Joaquim (PSDB), uma audiência com o prefeito João Castelo para receber dele o relatório sobre a gestão e as contas públicas. A constituição Estadual define que este relatório deve ser emitido até 10 dias após a proclamação do resultado pela Justiça Eleitoral.
“Fomos colegas de partido e ele (José Joaquim) fez parte da minha chapa para o senado nas últimas eleições, onde era suplente da minha vaga,” lembrou.
Além de Roberto Rocha, constam na lista Délcio Rodrigues e Silva Neto, Pedro James de Souza Guedelha, Linaldo Albino da Silva, Rodrigo dos Santos Marques, Welinton Resende da Silva, Felipe Costa Camarão e Bernardo Felipe Pires Leal. A equipe deverá emitir relatório sobre a situação em que se encontra o governo municipal e entrar em consenso nos dois últimos meses da administraçã

Wellington Dias culpa Marcelo Castro pelo descaso do DNIT para com o Piauí




W. Dias aconselha Marllos a procurar o “presidente” Marcelo Castro

Depois da reunião da bancada federal do Piauí realizada na manhã desta última terça-feira (30), sem a presença do deputado federal Marcelo Castro (PMDB), homem forte das estradas no Piauí, o pensamento que paira na mente de alguns parlamentares é o de que os responsáveis pela execução de obras em rodovias federais no Piauí permanecem no posto por força política e não por competência.

A revelação por parte do senador Wellington Dias (PT) de que as duplicações de BR’s no Piauí não acontecem porque nunca existiu projetos executivos e que a culpa é dos gestores do DNIT, fez com que membros da bancada se assustassem com o que ouviram, principalmente porque a afirmação vinha de um ex-governador por dois mandatos. Também porque até então se imaginada que tais obras não eram realizadas porque a bancada do estado não conseguia liberar emendas em Brasília. Porém, se não há projeto, não há recursos.
- "Fale com o presidente Marcelo Castro". Do senador Wellington Dias, em tom de concordância, mas ironicamente apontando o obstáculo, após Marllos defender que a inércia no DNIT era caso de demissão.

O efeito da revelação foi ainda maior porque Wellington Dias disse que por esse motivo não destina mais emendas para duplicações no estado, declarou que já havia destinado muitas, mas todas foram perdidas por conta da falta de projetos executivos. Foi então que Marllos Sampaio (PMDB) disse que tal descaso era caso de demissão.

Diante da situação ocorrida na reunião de bancada se travou o seguinte diálogo:

Marllos Sampaio: Gente, isso é caso de demissão.
Wellington Dias: Fale com o presidente Marcelo Castro.
Marllos Sampaio: Mas é caso de demissão, senador...
Wellington Dias, em tom de concordância: Fale com o presidente Marcelo Castro.

A referência a que o senador petista fazia, em seu tom irônico, era ao poder do especialista em estradas no Piauí e responsável por indicações políticas para o DNIT, feudo há muito controlado pelo peemedebista.

A solução é levar o caso ao ministro dos Transportes, que embora não tenha ascendência hierárquica sobre a autarquia DNIT, possui sobre ela controle finalístico. E diante do exposto, a finalidade do DNIT está deixando a desejar, pelo menos no Estado do Piauí.

A reunião com o ministro Pedro Passos para tratar sobre o assunto também foi defendida na reunião de bancada.( AZ)

Hospital Universitário já esta em pleno funcionamento

O reitor Luís de Sousa Júnior (Foto: Efrém Ribeiro)

Após 23 anos de construção, o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) vai ser inaugurado e começa a funcionar nesta quarta-feira.
O reitor da Universidade Federal do Piauí, Luiz dos Santos Júnior, afirmou que a partir desta quarta o Hospital Universitário estará de portas abertas para prestar seus primeiros serviços. Segundo ele, o Hospital Universitário vai começar seu trabalho com atenção à saúde com seis cuidados como a saúde da mulher, tratamento de cabeça e pescoço, do sistema urinário, do sistema digestivo, do sistema cardiovascular, e atendimento cirúrgico.
“Essas são as primeiras clínicas que vão funcionar”, declarou o reitor Luiz dos Santos Júnior.
Serão f eitas pequenas cirurgias, com três salas cirúrgicas para pequenas cirurgias, nos casos em que os pacientes não irão pernoitar no hospital. Ele irá embora ao final do dia.
O HU vai começar a funcionar com 50 leitos. Os leitos serão para patologias clínicas. Segundo o reitor, a boa notícia é que o Hospital Universitário vai fazer diagnóstico desde exames laboratoriais, com laboratórios de análises clínicas como também vai começar a funcionar um setor de anatomia patológica, que é essencial em um Hospital-Escola.
“Nós vamos começar a partir desta quarta-feira esse serviço de anatomia patológica, como também outros serviços de imagens, o cuidado com o coração como eletrocardiograma, holter, mapa.
“É um tipo de trabalho a que o paciente do SUS (Sistema Único de Saúde) não tinha acesso a esse tipo de serviço e vai ter.
Em dezembro, o Hospital Universitário vai abrir mais 50 leitos.
“Pelo planejamento, os leitos seriam disponibilizados paulatinamente”, declarou o reitor Luiz dos Santos Júnior.
O HU tem 300 leitos. Serão disponibilizados 50 leitos a partir desta quarta, 50 leitos em dezembro. “Esses 50 leitos vão atender a média e pequena complexidade. A partir de dezembro, o Hospital Universitário vai atender a alta complexidade”, falou o reitor.
Em dezembro é que começam a funcionar os leitos das UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo), a Unidade Coronariana, a Hemodinâmica e isso está sendo pensado para o o Hospital Universitário possa atender na melhor maneira possível.
Luiz dos Santos Júnior afirmou que a outra boa notícia é de que a partir deste mês vai ser publicado o edital do concurso para 1,400 vagas no Hospital Universitário.
Irão trabalhar 500 servidores no Hospital Universitário, dentre médicos, enfermeiros e auxiliares, além da parte administrativa, que fica com 20% do total. O restante é da área de saúde. Os servidores que foram aprovados no concurso provisório assumiram, seus cargos na terça-feira e foram treinadas.
Os pacientes do Hospital Universitário terão acesso aos serviços do estabelecimento pelo Sistema de Marcação de Consultas do SUS (Sistema Único de Saúde das Redes Estadual e Municipal de Saúde.
“Nós vamos receber esse paciente e temos um Posto de Marcação de Consultas dentro do hospital.
O paciente dentro do hospital não vai precisar percorrer outras clínicas e outros tipos de exames para a marcação original. Ele faz a marcação de consulta, é encaminhado e dentro do hospital nós temos um Posto de Marcação de Consultas para caso precise de outros exames ou outros profissionais e consultas, não vai precisar voltar no bairro ou na localidade onde fez a primeira marcação. Dentro do hospital, ele terá um Posto para Marcação de Consultas”, declarou o reitor Luiz dos Santos Júnior ( MN )

Parnaibanos comemoram o dia do Comerciário : Veja as fotos

Do Portal Costa Norte )