sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

A assembleia dos ratos


Sylo Costa
Esopo, fabulista grego que viveu no século VI a.C., deixou-nos, entre suas obras, a fábula que empresta título a esta matéria. As fábulas são composições literárias de relato breve e fictício, em que os personagens são geralmente animais com características humanas. Esta me veio à lembrança em razão do momento político-corrupto que nosso país atravessa.
Não bastasse toda a roubalheira existente e conhecida, coordenada por políticos e ladrões protegidos por mandatos populares, eis que surge um assunto estranho aos folguedos de Momo, sobre situação “nunca dantes ocorrida”: o patrocínio da escola de samba Beija-Flor, que teria sido de mais de R$ 10 milhões, bancado por nada mais, nada menos que uma ditadura africana – a que governa a Guiné Equatorial.
Qual é o problema? Pelo amor de Deus… uma ditadura? Sim, uma ditadura, coisa com a qual não temos costume de lidar… Mas não é a mesma situação de Cuba, Venezuela, Bolívia, Rússia e da maioria dos 14 países africanos cujas dívidas o Brasil perdoou? Dívidas que resultaram dos financiamentos do BNDES concedidos no tempo em que o ex-Luiz clinicava para ser Prêmio Nobel da Paz. Isso é uma desgraça… E como ninguém sabia disso? Saber, sabia, que ninguém aqui é sabiá-cara… Tem mais: o próprio ditador explicou, de viva voz, que o “apoio financeiro” foi dado por empresas brasileiras, uma das quais empreiteira de obras lá naqueles confins, a Odebrecht, e com tutu seu, meu e do povo brasileiro…
LOBISTA
Espera aí, não estou entendendo direito: quer dizer, então, que os caras vieram aqui e… Vieram aqui nada! O ex-Luiz é que foi lá, no avião da própria empreiteira, mas já foi também em avião nosso. Nosso? Sim, da Presidência, Ele continua encarnado… Ele é sensitivo? Que sensitivo nada, o cara é lobista deles, você parece que bebe, pô… Sim! Eles falam que não só deles, de muita gente mais… E ninguém vai preso? Aqui? Só pé de chinelo.
É… vou então contar uma historinha rápida e rasteira que um amigo de infância me contou: “Era uma vez uma colônia de ratos, parecida com Brasília, em que os moradores viviam com medo de um gato. Penso que um gatão, um bichano já meio velho, de miado rouco, criado no serrado com farinha de pau e que gostava de pinga… Resolveram, então, fazer uma assembleia para encontrar um jeito de se livrarem dele, o gatão metido. Muitos planos e estratégias. Mas nada dava certo, até que um ratinho teve a ideia: Vamos pendurar uma sineta no pescoço do gato. Assim, toda vez que ele se mexer, nós saímos correndo…” Todos aplaudiram, menos um ratão velho que, até então, não tinha se manifestado: “A ideia é muito boa – disse ele –, mas tem um porém… quem vai amarrar a sineta no pescoço do gato?”
Pois é. Sabemos do gato: é só a Polícia Federal da operação Lava Jato chegar, algemar e levar o gatão de duas pernas, a gata e mais os bichanos mamadores…
Avante, Moro: tá chegando a hora, o dia já vem raiando…
 
 

De volta à realidade: impeachment e crise


Próximas manifestações serão dia 15 de março, em diferentes cidades
Marcus Pestana
Reza a lenda que no Brasil o ano só começa após o Carnaval. É hora de encarar a realidade. 2015 promete e preocupa. Emoções fortes nos esperam. Não há notícia boa no front econômico. Do crescimento zero ao naufrágio de nossa maior empresa, as expectativas se deterioram. A credibilidade da presidente Dilma despenca, como demonstrou a última pesquisa Datafolha. Não é para menos. Formou-se a percepção de um verdadeiro “estelionato eleitoral”. Tudo o que foi dito na campanha foi desdito nos meses seguintes.
Para agravar o quadro, o cenário internacional não ajuda. O preço das commodities despenca. A recuperação mundial é lenta. A política externa brasileira é um desastre e reafirma sua vocação terceiro-mundista. O dano à imagem brasileira com o escândalo da Petrobras é incalculável. O Brasil está sendo objeto de investigações nos Estados Unidos, na Suíça e na Holanda.
É dentro desse ambiente explosivo que a bateria da operação Lava Jato deve acelerar as investigações e precipitar os desdobramentos. É de se esperar que o procurador-geral da República apresente denúncia ao Supremo envolvendo dezenas de agentes políticos. A CPI da Câmara dos Deputados deve aprofundar as investigações, estabelecendo os laços financeiros e políticos entre a direção da Petrobras, partidos, governo e empresas privadas. Cresce a inquietação nas ruas. As redes sociais cobram atitudes fortes contra corruptos e corruptores. Grupos sociais convocam uma grande manifestação nacional para o dia 15 de março. A base do governo no Congresso exibe profundas rachaduras e impõe derrotas a Dilma nas duas primeiras semanas de mandato.
CENÁRIO DESAFIADOR
O PSDB é líder das oposições e alternativa real de poder. Galvanizou sonhos e esperanças de 51 milhões de brasileiros. Temos que ter a coragem de liderar a resistência aos desmandos do PT, mas também ter a responsabilidade de não patrocinar aventuras. Muitos nos cobram que empunhemos de imediato a bandeira do afastamento de Dilma. Impeachment não é objetivo nem fruto de vontade unilateral de um ou mais atores políticos e sociais.
O PT está nas cordas e tenta levar todos para a vala comum da irresponsabilidade e da corrupção. Impeachment é consequência, resultado, ponto de chegada, instrumento constitucional. Lutamos muito pela democracia, consolidamos instituições, e a Constituição cidadã está em vigor. O PT tenta nos carimbar como golpistas. Faremos tudo dentro dos marcos constitucionais. Impeachment pressupõe evidências jurídicas sólidas e irrefutáveis e apoio social e parlamentar.
A CPI e a operação Lava Jato ditarão o ritmo. Com determinação e coerência, canalizaremos a insatisfação da maioria da população brasileira. Com competência e habilidade, estaremos ao lado da sociedade para recolocarmos o Brasil nos trilhos, mas não podemos tropeçar na tentação de passar o carro na frente dos bois. (transcrito de O Tempo)
 
 

Os primeiros culpados da lambança


Carlos Chagas
Até o Lula anda apelando. Instalado em Brasília há três dias para tentar botar ordem na confusão entre Dilma e os partidos da base oficial, o ex-presidente renunciou à sua experiência para fazer coro com os vigaristas que através de décadas tem sustentado ser culpa do sistema de comunicação social do governo a péssima imagem do próprio. Quer dizer, se a população protesta, se os caminhoneiros param, se a Petrobras transformou-se na caverna do Ali Babá, se faltam água e energia, e se do palácio do Planalto surgem iniciativas extinguindo direitos trabalhistas – tudo acontece por falta de comunicação social. Incompetentes seriam os encarregados de divulgar que o país é um paraíso, que a presidente apresenta altíssimos níveis de popularidade, que os caminhoneiros não se rebelaram, que a Petrobras dá exemplos de extrema honestidade, que a água e a energia são distribuídas amplamente e que os direitos trabalhistas estão sendo ampliados.
Essa é a sina dos ministros da Comunicação Social, dos secretários e assessores de Imprensa. São os primeiros a ser arcabuzados pela quadrilha que cerca os donos do poder. Fragilizados pela inoperância dos governos a que servem, os comunicadores recebem a primeira carga de críticas e diatribes.
O diabo é estar a equação matreiramente invertida. Se os encarregados da comunicação social não anunciam milagres será porque milagres não existem e nada de bom há para anunciar. Se o governo nada tem para divulgar, mas só malfeitos, como esperar que se transformem em prestidigitadores capazes de tirar coelhos da cartola?
Tem sido assim, em especial nos dois governos do PT. Os companheiros, frustrados com a má imagem dos governantes, quer dizer, deles mesmo, logo se queixam de estar sendo perdida a batalha da comunicação, por inoperância de seus responsáveis. Ainda mais quando se negam a distribuir publicidade aos montes para veículos partidários quase sempre inoperantes e até inexistentes.
LULA NA VIGARICE
O inusitado na quadra atual é o engajamento do Lula nessa vigarice. Ele, pelo menos, tinha obrigação de prospectar mais fundo as causas de o Congresso estar em vias de rejeitar as medidas provisórias de arrocho social enviadas pela presidente Dilma. Já viveu experiência igual, ainda que não tão aguda como agora.
Como, indaga o primeiro companheiro, não se explica o maravilhoso sentido das propostas da sucessora? Por que não divulgar os sublimes objetivos da redução de prerrogativas trabalhistas? Se os fatos continuam desmentindo as enganações, pior para os fatos…
Ampliando-se um pouco mais a dimensão das agruras que atingem a comunicação social deste e de todos os governos, a constatação é de que o mesmo raciocínio se usa contra a imprensa: só más notícias são apresentadas? A culpa é de quem as apresenta.
 
 

Charge do Alpino


 

Na TV, PMDB despreza Dilma e só falta falar no impeachment


Temer apresenta o PMDB como alternativa de Poder


Carlos Newton

Foi interessante, instigante e insinuante o programa partidário que o PMDB exibiu quinta-feira à noite, em rede nacional. Embora ainda conste como o principal aliado na coalizão de apoio ao governo Dilma Rousseff, o PMDB simplesmente ignorou a existência da presidente da República e se autoproclamou o partido que pode se transformar na salvação do país, para enfim conduzi-lo ao desenvolvimento social e econômico.
Idealizado pelo marqueteiro Elsinho Mouco, o programa fez ouvidos de mercador às conquistas sociais que o PT tanto apregoa e preferiu se referir à grave crise institucional, política e econômica que o país atravessa, para apresentar suas soluções.
O vice-presidente Michel Temer, por exemplo, disse que a apuração de irregularidades não pode paralisar a vida produtiva do país e assinalou que é necessário adotar uma agenda positiva. Afirmou ser necessário apressar a reforma política e propôs a realização de um ajuste fiscal capaz de fortalecer a economia e garantir os programas sociais, sem citar os governos Lula ou Dilma. Ao contrário, deu até uma indireta no PT, ao defender a liberdade plena de informação, mostrando publicamente ser contrário à tese de regulamentação da mídia, ardorosamente defendida pelos petistas.
MAR DE CRISES
O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), também defendeu a reforma política. Disse que o mar de crises que invade o noticiário mostra ser urgente e absolutamente necessário que se mude a maneira de fazer política no país.
Os depoimentos foram se sucedendo e o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (AL), afirmou que é preciso humildade e perseverança para fazer as mudanças que o país espera, prometendo colocar em pauta as propostas que tenham realmente interesse público e que tragam benefícios para o povo brasileiro.
O deputado Eduardo Cunha (RJ), presidente da Câmara, também se referiu à importância da reforma política, acentuando que a atuação do PMDB no Congresso mostrará que os parlamentares escolhidos para representar a sociedade estão realmente à altura de desempenhar essa missão.
OS SEIS MINISTROS
Também participaram do programa os seis ministros do PMDB – Eduardo Braga (Minas e Energia), Kátia Abreu (Agricultura), Edinho Araújo (Portos), Helder Barbalho (Pesca), Eliseu Padilha (Aviação Civil) e Vinicius Lages (Turismo). Cada um apresentou seus planos, sinteticamente, mas sem qualquer referência à presidente Dilma Rousseff.
“Não ter a presença da presidente Dilma, nem citação ao Partido dos Trabalhadores, é absolutamente natural. O programa é peemedebista, não governista”, alegou o marqueteiro Elsinho Mouco, em entrevista à repórter Andreia Sadi, da Folha.
Os petistas, é claro, não gostaram nada da linha editorial do programa do PMDB e já vinham criticando as chamadas exibidas nas duas últimas semanas, que também ignoravam a presidente Dilma Rousseff. Mas o PMDB não está nem aí.
Traduzindo tudo isso: o PMDB está cada vez mais descolado do PT. Como dizia Roberto Carlos, daqui para a frente, tudo vai ser diferente. Em busca do Poder, é cada um por si, até que o impeachment os separe definitivamente.
 
 

A pretexto de defender Dilma, Lula a esvazia ainda mais


Pedro do Coutto
O título sintetiza o reflexo político principal do pronunciamento feito pelo ex-presidente Lula na noite de terça-feira, na ABI, na manifestação que aparentemente tinha dois objetivos: apoiar a presidente Dilma Rousseff e defender a Petrobrás contra interesses voltados para atingir a empresa e privatizá-la para, em sequencia, entrega-la a multinacionais. Antes porém de analisar esses dois pontos, acrescente-se um terceiro que surge nitidamente do episódio: o impulso revelado por Luis Inácio da Silva, de fato grande eleitor da atual presidente da República, de retomar firmemente a liderança do PT e o comando do próprio governo.
Toda engrenagem surgiu claramente de suas palavras: “nossa querida Dilma tem que levantar a cabeça, dizer eu ganhei as eleições, e governar o país.” A frase foi textualmente reproduzida na reportagem de Juliana Castro e Fernando Rodrigues, edição de 25 de O Globo. Se ela necessita levantar a cabeça e governar o país, na visão de Lula, é porque não vem fazendo nem uma coisa nem outra. O antecessor apresentou-se como salvador da sucessora e também acrescentou: “em vez de ficar chorando, vamos defender a Petrobrás, defende a democracia e defender a continuidade do desenvolvimento social no país.”
Defender a Petrobrás contra quem? – é a pergunta que se impõe. Pois na verdade defender a estatal é, sem dúvida, defende-la contra o bando de ladrões que a assaltou numa escala impressionante de bilhões de dólares e reais. Só a ex-presidente Graça Foster, numa primeira escala, estimou os prejuízos causados pela corrupção num montante aproximado de 88 bilhões de reais. A Operação Lava Jato,m por sinal, revelou à opinião pública o maremoto de roubos e, pelo menos, conseguiu estancar a série de assaltos. As delações premiadas estão aí para comprovar. Paulo Roberto Costa e Pedro Barusco se prontificaram a devolver o primeiro, 26 milhões de dólares, o segundo 95 milhões, aos cofres da Petrobrás. Frutos de atos de corrupção praticados em conivência com empresas empreiteiras e fornecedoras, ex-dirigentes e doleiros, através dos quais os repasses dos crimes eram realizados. Acrescente-se à lista também o ex-diretor Nestor Cerveró, personagem de reportagem de Cleide Carvalho, Luisa Vale e Renato Onofre, publicada na mesma edição de quarta-feira de O Globo.
DESCAPITALIZAÇÃO
Os roubos estão concretamente comprovados, como todos sabem, mas que o ex-presidente da República empenha-se em desfocar através de uma lente capaz de transferir a imagem dos assaltos às empresas para um esforço indireto de sua descapitalização. Esta descapitalização foi efetuada conjuntamente pela trilogia formada pelos corruptos, lobistas e corruptores, aliados a doleiros e dirigentes de companhias fantasmas que, só existiam no papel. Além do roubo, acrescente-se a enorme sonegação fiscal. Sonegação que, diga-se de passagem, deveria figurar entre os alvos do ministro Joaquim Levy no seu projeto de zerar o déficit nas contas públicas.
Mas no discurso de Lula na Associação Brasileira de Imprensa um outro aspecto, bastante crítico, tem de ser destacado: quando ele ameaça com a perspectiva de João Stédile, principal líder do Movimento dos Sem Terra, colocar o exército dele nas ruas. Para quê? Para que tipo de confronto? A afirmação, vale acentuar, colide frontalmente com a política do governo na área agrícola e agropecuária, a cargo da ministra Kátia Abreu. Enfim, não se vendo só o fato, mas sobretudo no fato, a atuação de Lula foi um desastre para o governo, de modo geral, e para Dilma Rousseff sob o ponto de vista político pessoal. Só valeu para ele próprio, Luiz Inácio Lula da Silva, que antecipou o lançamento de sua candidatura em 2018 a sucessor de sua sucessora no Planalto.
 
 

Um amor incondicional, na visão de Oswaldo Montenegro


O cantor e compositor carioca Oswaldo Viveiros Montenegro, na letra de ‘Lua e Flor”, utiliza símiles para mostrar as diversas formas pelas quais ele amou. Esta música faz parte da Coleção Pérolas – Oswaldo Montenegro 2000.
LUA E FLOR
Oswaldo Montenegro

Eu amava
Como amava algum cantor
De qualquer clichê
De cabaré, de lua e flor
Eu sonhava como a feia
Na vitrine
Como carta
Que se assina em vão
Eu amava
Como amava um sonhador
Sem saber porquê
E amava ter no coração
A certeza ventilada de poesia
De que o dia, amanhece não
Eu amava
Como amava um pescador
Que se encanta mais
Com a rede que com o mar
Eu amava, como jamais poderia
Se soubesse como te encontrar
Eu amava
Como amava algum cantor
De qualquer clichê
De cabaré, de lua e flor
Eu sonhava como a feia
Na vitrine
Como carta
Que se assina em vão
Eu amava
Como amava um pescador
Que se encanta mais
Com a rede que com o mar
Eu amava como jamais poderia
Se soubesse como te encontrar
         (Colaboração enviada por Paulo Peres – Site Poemas & Canções)




Três opiniões sobre a ameaça de Lula usar o exército do MST


MST treinou favelados em São José dos Campos (SP) para a luta armada
Celso Serra
O conjunto de fatos ocorridos recentemente não me leva a crer que as palavras de Lula sejam meras bravatas. Para mim, foi uma ameaça concreta, ao se referir a colocar o exército do MST nas ruas.
O MST sempre foi considerado o braço armado do PT. E isso não é de hoje. Não devemos esquecer que – sorrateiramente – esteve no Brasil o vice-presidente e ministro para o Poder Popular das Comunas e Desenvolvimento Social da Venezuela, Elías Jaua, aquele cuja babá foi presa em São Paulo ao tentar ingressar no país com uma arma guardada em uma maleta. Até a babá tinha arma…
Veio fazer o quê? Assinar um “convênio” com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), conforme ele mesmo definiu, “para fortalecer o que é fundamental em uma revolução socialista”. Esse fato, além de significar uma interferência nos assuntos internos do país, pode ter íntima relação com ameaça feita por Lula e pertencer ao mesmo conjunto.
###
LULA DEVIA FICAR CALADO

Valmor Stédile
Já que estou marcado em algumas postagens nas redes sociais como autor do discurso de João Pedro Stédile, honrado líder do MST a quem fui apresentado por Leonel Brizola em 1997, reforço a breve análise que fiz sobre esta recente manifestação de defesa da Petrobras. Acho que Lula cooperaria mais em silêncio, embora reconheça o direito à exposição.
Nessa nova aparição precisou de escolta policial para chegar ao evento, devia deixar Dilma Rousseff viver seu momento, porque desta vez ela venceu mais por méritos próprios e que a meu ver superam os dele e de seu antecessor.
Observem como a TV Globo bate no PT, mas poupa Lula. E este, quando esbraveja sobre o PSDB, poupa FHC, sabem por quê? É tática triangular, pela qual o polvo global se move sob dois polos políticos que se entrelaçam nas pontas.
###
LULA QUER SE PROTEGER

Carlos Molina
O que “nunca sabia de nada” aciona a metralhadora giratória para intimidar os inimigos. A cada dia a crise causada pelos escândalos se aproxima cada vez mais da imagem dele, que está ficando menos blindado. Ele, grande responsável, ficou o tempo todo na moita, se preservou, enquanto os escândalos gerados por seu governo explodiam por cima do Planalto e da nova mandatária.
Como os seus braços nas negociatas (Vaccari, Gabrielli etc,) são citados nas declarações dos que se beneficiam com a delação premiada e começam a serem chamados para depor, o Lula quer o envolvimento direto da Dilma Rousseff e dos segmentos populares. Ou melhor, quer a Dilma como “advogada de defesa” e os movimentos sociais como escudo.
 
 

No país da impunidade, é hora de se fazer uma reforma penal


Luiz Tito
Os jornais da semana passada divulgaram que uma mãe e seus dois filhos gêmeos foram brutalmente assassinados a tiros, por encomenda do ex-companheiro da mãe e pai biológico das crianças. Foram executadas por um marginal, com diversas passagens pela polícia, foragido do sistema prisional, onde cumpria pena por prática de homicídios, várias tentativas de homicídio e tráfico de drogas. Estava solto, nas ruas.
Lê-se também sobre a apreensão de drogas em diversas partes do Estado, uma delas de quase 1 tonelada de maconha e outra de quase 300 quilos da mesma droga. Nos mesmos locais onde estava tanta droga, nas duas apreensões, estavam armas de uso privativo da polícia. Os mesmos detidos nessas operações eram foragidos da Justiça. Haviam sido liberados para fazer alguma coisa não se sabe o quê e não retornaram às unidades onde deveriam estar presos para o resto da vida, tal a folha de crimes e contravenções que colecionaram.
Também a médica condenada em 2013 porque mandou cortar o pênis do ex-noivo, foragida desde 28 de janeiro último, quando saíra para trabalhar, fora localizada graças a uma denúncia anônima, numa maternidade de Belo Horizonte. Curiosamente, dra. Myrian Priscilla estava grávida de gêmeos, gestação que conseguiu por inseminação artificial.
FORA DAS GRADES
Relatamos aqui quatro crimes, todos envolvendo situações de condenados que deveriam estar atrás das grades e que estavam nas ruas, livres e soltos, todos, com ampla e densa folha de serviços prestados ao êxito da criminalidade. Exceto a dra. Myrian, que só amputara um único pênis, graças a Deus, os demais tinham diversas passagens pela polícia, responderam a diversos inquéritos, foram condenados a mais de um crime, sem possibilidade de qualquer apelação ou recurso e andavam voando, como queriam, sem incômodo da polícia.
Os traficantes, por exemplo, foram descobertos em blitz da Polícia Rodoviária Federal, que investigava objetivamente a situação formal de veículos e de seus condutores. Graças à dedicada ação desses policiais, foram surpreendidos e devolvidos às grades. A polícia brasileira está perdendo sua missão investigativa. E as polícias militares, às quais está determinado o policiamento ostensivo, têm colecionado êxitos na repressão, por dedicação ou sorte. Sorte especialmente da sociedade.
Passa da hora a necessidade da reforma da nossa legislação penal, da lei objetiva e processual. A execução penal, frequentemente burlada na sua eficácia de retirar das ruas, para reeducar ou para proteger a sociedade desses marginais, muitos de caráter e conduta irrecuperáveis, tem que ser revista. O Estado não pode se furtar a essa responsabilidade. A sociedade trabalha, cumpre seus compromissos, paga impostos, enfim, faz sua parte para ter um tratamento mais digno e responsável das instituições do poder público. Mas não o tem. Infelizmente. Até quando? (transcrito de O Tempo)
 
 

Charge do Duke


 

O clima esquenta e o Clube Militar chama Lula de “agitador”


Jose Roberto Castro
O Estado de S. Paulo
O Clube Militar publicou em seu site nota em que critica duramente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por seu discurso durante ato em defesa da Petrobrás, na terça-feira, 24, no Rio. O texto chama Lula de “agitador” e o acusa de incitar a discórdia. “É inadmissível um ex-presidente da República pregar, abertamente, a cizânia na Nação”, diz a nota.
A associação, composta por oficiais da reserva, se queixa da fala do ex-presidente, quando disse que os petistas também sabem brigar “sobretudo quando o (João Pedro) Stédile (líder do MST) colocar o exército dele nas ruas”. A declaração foi feita durante discurso a militantes que participavam do ato, cujo objetivo era defender a estatal em razão dos desgastes provocados pelas investigações de irregularidades. Stédile era um dos presentes no ato.
O texto questiona a real intenção da manifestação de Lula e sugere que o petista teme as investigações em curso na Operação Lava Jato. “O que há mais por trás disso? Atitude prévia e defensiva de quem teme as investigações sobre corrupção em curso?”.
Os petistas que protestaram no centro do Rio são criticados por mostrarem “despreparo com as lides democráticas” e acusados de reagirem fisicamente aos que gritavam ‘fora, Dilma’. “Reagiram inconformados como se só a eles coubesse o “direito” da crítica aos atos de governo”.
Abaixo, a íntegra da nota:
“O Brasil só tem um Exército: o de Caxias!
Ontem, nas ruas centrais do Rio de Janeiro, pudemos assistir o despreparo dos petistas com as lides democráticas. Reagiram inconformados como se só a eles coubesse o “direito” da crítica aos atos de governo. Doeu aos militantes petistas, e os levou à reação física, ouvir os brados alheios de “Fora Dilma”.
Entretanto, o pior estava por vir! Ao discursar para suas hostes o ex-presidente Lula, referindo-se a essas manifestações, bradou irresponsáveis ameaças: ” ..também sabemos brigar. Sobretudo quando o Stédile colocar o exército dele nas ruas”. Esta postura incitadora de discórdia não pode ser de quem se considera estadista, mas sim de um agitador de rua qualquer. É inadmissível um ex-presidente da República pregar, abertamente, a cizânia na Nação. Não cabem arrebatamentos típicos de líder sindical que ataca patrões na busca de objetivos classistas.
O que há mais por trás disso?
Atitude prévia e defensiva de quem teme as investigações sobre corrupção em curso?
Algum recado?
O Clube Militar repudia, veementemente, a infeliz colocação desse senhor, pois neste País sempre houve e sempre haverá somente um exército, o Exército Brasileiro, o Exército de Caxias, que sempre nos defendeu em todas as situações de perigo, externas ou internas.”
###
POLÍCIA RODOVIÁRIA PROTESTA

Veja agora a nota da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF) sobre a atuação da força de choque da PRF no cumprimento de determinação judicial de desobstrução de rodovias federais pelas manifestações dos profissionais da área de transportes.
“Ao policial não cabe contestar a lei ou as decisões judiciais. Sua missão constitucional é cumpri-las, sob pena de responder por crime de prevaricação, o que sua omissão, neste caso, poderia resultar em prisão e posterior demissão.
Há de se ressaltar primariamente que a missão fundamental de qualquer entidade sindical é apoiar a atuação legal de seus sindicalizados, razão pela qual manifestamos apoio aos colegas que tiveram de cumprir a ordem judicial.
Não obstante, enquanto cidadãos manifestamos solidariedade à justa causa dos profissionais de transportes que, assim como nós, lutamos por melhores condições trabalho e por um país melhor.
Lamentamos, outrossim, a rápida judicialização de movimentos classistas pelo governo (do qual inclusive nossa operação padrão foi vítima em 2012) e o tratamento diferenciado que movimentos “sociais” alinhados ideologicamente com o governo tem tido em situações semelhantes.”
(matérias enviadas pela comentarista Dorothy Lamour)
 
 

Eduardo Cunha já admite rever a “farra aérea” dos deputados


Cunha enfim percebe que deu uma grande mancada


Deu no Correio Braziliense


Criticado pelo Ministério Público e até mesmo por partidos que o apoiaram na eleição para o comando da Câmara, o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), admitiu a possibilidade de rever a concessão de passagens aéreas para cônjuges de parlamentares. “Não vejo nada demais (na regalia), mas, se a Mesa Diretora quiser rever, é um direito dela. Na próxima reunião, ela que trate (do tema). Não tem problema nenhum da minha parte”, minimizou. Pagar os deslocamentos aéreos à custa do erário foi uma promessa de campanha de Cunha feita a mulheres de deputados durante a disputa pelo posto de presidente.
O peemedebista disse que não lançará mão da regra para comprar passagens para a esposa, Cláudia Cruz. “Ninguém é obrigado a usá-la. Eu mesmo não vou usar. Então, não vejo problema. O que nós estamos dando é a possibilidade de o parlamentar, dentro da sua cota, utilizar (a prerrogativa).”
Segundo o ato da Mesa divulgado na quarta-feira, as passagens aéreas podem ser adquiridas com verbas da Cota para Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap), conhecida como Cotão, que passará a ser de R$ 35,8 mil mensais por deputado a partir de 1° de abril. Além das passagens, o presidente da Casa anunciou o reajuste de vários benefícios recebidos pelos congressistas, com custo de R$ 112,7 milhões ao longo de 2015 e de R$ 150,7 milhões anuais a partir do ano que vem.
PSDB É CONTRA
Parlamentares do PSDB informaram que a representante do partido na Mesa Diretora, a deputada Mara Gabrili (SP), atual terceira-secretária da Casa, votou contra a proposta. Luiza Erundina (PSB-SP) também. O PSDB prometeu entrar com mandado de segurança no STF para suspender a mordomia caso Cunha não se comprometa a pôr em votação, na semana que vem, uma resolução suspendendo a permissão para comprar bilhetes aéreos de cônjuges.
“Se sentirmos que o projeto de resolução não será acolhido pela presidência, entraremos com o mandado de segurança”, ameaçou o líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP). Segundo ele, o pedido ao Judiciário está “preparado, elaborado e assinado”, e os tucanos não usarão o benefício.
###
NOTA DA REDAÇÃO
Cunha deu uma grande mancada. Os parlamentares sempre tiveram liberdade de gastar as cotas de passagens áreas. Os deputados às vezes precisam que um assessor viaje a seu estado de origem e fornecem a passagem, normalmente. Quando a cota acaba, o parlamentar tem de pagar do próprio bolso. A grande novidade de Cunha foi anunciar que os cônjuges poderiam usar as passagens, o que sempre ocorreu. Se tivesse ficado calado, não estaria sofrendo o merecido desgaste. Como se dizia antigamente, em boca fechada não entra mosca. Lula também deveria se ligar nisso. O que tem dito de bobagens não está no gibi. (C.N.)
 
 

Por não indicar ministro para o STF, Dilma pode sofrer impeachment

Jorge Béja
Na sessão plenária de ontem (26.2.2015) do Supremo Tribunal Federal, um empate na votação impossibilitou que a Corte concluísse o julgamento de um processo. Reza a Constituição Federal que o STF é composto de 11 ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de 35 anos e menos de 65 anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada, nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal (Artigo 101).
Desde a aposentadoria, em julho de 2014, do ministro Joaquim Barbosa, e sem que a presidente Dilma, perto de sete meses depois tenha indicado ministro para a vaga de Barbosa, a Suprema Corte se encontra desfalcada, o que enseja ocorrer empate na votação dos recursos submetidos ao plenário e até mesmo nas turmas. Logo, um dos Poderes da República (o Judiciário) desde então se encontra impedido do pleno exercício de suas funções, essencialíssimas e intransponíveis para o Estado Democrático de Direito.
MINISTROS DO STF CRITICAM
O que ocorreu ontem mereceu, contra Dilma, severas e duras críticas feitas em plenário e ao final da votação empatada, da parte dos dois ministros mais antigos do STF. Marco Aurélio Mello disse “como é nefasto atrasar-se a indicação daquele que deve ocupar a 11ª cadeira no Supremo”. Para Celso de Mello, “essa omissão, que já se torna irrazoável e até mesmo abusiva por parte da senhora presidente da República na indicação de um juiz para o Supremo Tribunal Federal, já está interferindo no resultado dos julgamentos. E de novo adia-se um julgamento. Nós estamos realmente experimentando essas dificuldades que vão se avolumando. É lamentável que isso esteja ocorrendo” — concluiu Celso de Mello.
OMISSÃO E IMPEACHMENT
As críticas foram justas e oportunas, com adjetivações (“nefasta”, “omissa”) próprias e merecidas. Mas existe uma outra gravíssima situação de muito maior peso e relevância, porém subjacente, por não ter vindo à tona, ao debate e à reflexão do mundo jurídico nacional, por passar despercebida, talvez, mas que se levanta agora. Esse procedimento “nefasto” e “omisso” da presidente Dilma não enseja abertura do processo de Impeachment contra ela? A resposta, sem exigir aprofundado raciocínio jurídico, é positiva.
Dilma atenta contra a Constituição Federal e, especialmente, contra o livre exercício do Poder Judiciário. E, de roldão, obstrui o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais do cidadão, contra a segurança interna do país e contra a probidade administrativa, garantias essas que se tornam comprometidas, quando um dos poderes da república, no caso o Judiciário, não se encontra inteiro e completo para o desempenho da sua integral missão que á a prestação jurisdicional.
CRIME DE RESPONSABILIDADE
“São crimes de responsabilidade do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal, o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário,…contra o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais, contra a segurança interna do País, contra a probidade na administração…” (Constituição Federal, artigo 85).
Por outro lado, a Lei 1079/50, que define os crimes de responsabilidade e regula o respectivo processo e julgamento, repete no artigo 4º o aqui transcrito do artigo 85 da CF. E esta mesma lei, cujo artigo 34 prevê pena de “destituição do cargo” (Impeachment), é cogente e imperativa quando diz em seu artigo 5º: “São crimes de responsabilidade contra o livre exercício dos poderes legislativo e judiciário e dos poderes constitucionais do Estado… opor-se diretamente e por fatos ao livre exercício do Poder Judiciário”.
O STF É O JUDICIÁRIO NACIONAL
Passados perto de sete meses, sem que Dilma indique para aprovação pelo Senado Federal, o substituto de Joaquim Barbosa, a presidente da República, por ato-fato omissivo, não permite que o Poder Judiciário funcione na sua plenitude. Deliberadamente, desfalca a Suprema Corte, que é composta por 11 ministros. Atenta contra a Constituição Federal quando dispõe que o STF é composto de 11 ministros. E põe em risco iminente o exercício dos direitos das pessoas, a segurança interna do país e obra contra a probidade na gestão presidencial. Nem se diga que o Poder Judiciário não é o STF. É, sim. É o símbolo máximo. É a Suprema Corte. É última voz que encerra a prestação jurisdicional a que têm direito todas as pessoas, naturais e jurídicas. Se uma instância — principal e derradeira, como é o STF — se encontra incompleta para o seu perfeito e integral funcionamento, toda a máquina do Poder Judiciário está afetada, manietada, comprometida e sem condições de encerrar, definitivamente, as causas que ao STF são submetidas e com veredicto empatado.
NO IMPEACHMENT, DILMA TERIA DEFESA?
Como tudo nesse governo é negativa e escandalosamente surpreendente, Dilma poderá até se defender num eventual processo de Impeachment se alegar — e com certa razão literal-formal — que não existe lei que a obrigue a indicar ao Senado o substituto de Barbosa. É verdade. A CF dá competência ao presidente da República apenas para nomear ministro do STF, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal (CF, art. 101, § único). Indicar, não. Nem na CF nem nas leis ordinárias existe essa prerrogativa-obrigação atribuível ao presidente da República.
Mas responde-se, por antecipação. É uma lacuna, Dilma. Uma lacuna que a tradição e o costume supriram e que de longa data foi copiada dos Estados Unidos. E tradição, usos e costumes, são fontes inesgotáveis do Direito. Então, por que a senhora, desde a aposentação de Barbosa, não declarou à Nação que não faria a indicação por não ser atribuição sua, como presidente da República? Nesse caso, o próprio Senado poderia indicar, sabatinar, aprovar a escolha e a senhora, sem poder negar, evitar ou vetar, nomearia.
 
 

Maranhão tem a pior renda per capita do país

A renda domiciliar per capita maranhense foi a menor do Brasil, correspondendo a R$ 461,00 por pessoa, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (26) referentes ao último trimestre de 2014. Foram feitas estimativas dos 26 estados e do Distrito Federal.

O levantamento faz parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) continuada que passou a valer em 2014 e faz análises trimestrais. Os dados vão compor os índices do Tribunal de Contas da União (TCU) para o cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE) a partir de 1º de janeiro 2016.

O Fundo de Participação dos Estados sofreu alteração regulamentada pela Lei Complementar 143/2013 para a distribuição do fundo de forma inversamente proporcional à renda domiciliar per capita. Os estados que tiverem uma renda domiciliar maior do que 72% da média nacional, que é de R$ 1.052, serão reduzidos proporcionalmente. Os estados não podem receber menos que 0,005% do fundo.

Também será levado em conta pelo TCU, segundo prevê a lei, a população de cada estado beneficiário. Ou seja, os estados que tiverem mais pessoas com menos condições econômicas receberão mais verba do fundo. Segundo o IBGE, o Maranhão tem a 10ª maior população do Brasil com quase 7 milhões de pessoas.

“Devemos aguardar o envio dos dados para a análise do TCU, mas certamente a baixa renda domiciliar per capita do Maranhão contribuirá positivamente para a distribuição do fundo no estado”, explicou João Ricardo Costa Silva, Analista de Planejamento em Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE-MA.
(Do G1 Ma)
 

Governo do Maranhão antecipa pagamento

O governador Flávio Dino determinou o pagamento antecipado do funcionalismo estadual para este sábado (28). Programado para o dia 3 de março (terça-feira), o pagamento ainda neste mês beneficia 112 mil servidores ativos e inativos. A decisão do governador considerou a possibilidade financeira alcançada neste mês pelo Estado, a tabela de pagamento está mantida, mas todas as vezes que houver possibilidade a folha será paga dentro do mês.

“Após adotarmos medidas austeras como reduzir os gastos com custeio da administração tivemos condições de garantir o pagamento ainda no mês trabalhado. Conforme asseguramos antes, sempre que o governo tiver disponibilidade financeira vamos realizar o pagamento dos servidores no mês trabalhado. A valorização dos servidores públicos é um compromisso da nossa gestão”, disse o governador.

A gestão anterior deixou uma dívida de R$ 1,3 bilhão e com uma grande parcela dos pagamentos vencida. Ainda assim, após a determinação do governador de contingenciamento de 30% do custeio do tesouro, a redução dos contratos vigentes e a melhor aplicação dos recursos públicos, 112 mil servidores receberão neste sábado os vencimentos de fevereiro.

Entre os servidores que compõem a estrutura da administração estadual, 74 mil são ativos - entre efetivos, comissionados e temporários das administrações direta e indireta - e 38 mil são inativos, considerando aposentados e pensionistas.(ASCOM)

Prefeitura de Timon inicia pagamento dos servidores

 

 

A prefeitura de Timon iniciou o pagamento dos servidores municipais referente ao mês de fevereiro. Os primeiros a receber estão sendo os funcionários da Secretaria Municipal da Educação.

De acordo com o subsecretário Municipal de Comunicação, José Raimundo, com quem o blog do Elias Lacerda conversou, até o final da tarde desta sexta-feira (27) os servidores da administração direta, autarquias e fundações, também deverão está recebendo seus salários. "O repasse dos recursos já foi feito, agora só está dependendo da logística da agência da Caixa Econômica Federal em Timon. Acreditamos nós que até o final da tarde os depósitos estarão sendo feito nas contas dos funcionários", explicou ele.

O subsecretário acrescentou que os recuros empregados no pagamento dos funcionários municipais representam aproximadamente 11 milhões de reais.

Valeu Rogério Cafetieira, aprende aí, Alexandre Almeida…

 

 

Durante a semana duas coisas graves aconteceram no plenário da Assembléia Legislativa que não podem acontecer, nem passar despercebidas do novo governo.alex 1 (2)
Uma delas foi o posicionamento firme que o deputado Rogério Cafeteira (PSC) teve ao ser enquadrado pela filha de Ricardo Murad, ex-mandatário geral do governo Roseana Sarney.
Rogério Cafeteira, que agora é líder do governo, enquadrou a deputada Andrea Murad (PMDB), de forma precisa, perguntando, se ela queria para ele falar todos dos “podres da sua campanha”, foi o bastante para calar a deputada.
Ora, todos no planeta Terra sabem que a campanha da filha do ex-todo poderoso, Ricardo Murad, não saiu barata. Isso aí, valeu, Rogério.
Alexandre Almeida parou no tempo?
Já o deputado Alexandre Almeida (PTN), demostrou que ainda está parado no tempo, deve pensar que está no ano de 2014, em pleno governo de Roseana Sarney, quando subia na tribuna para detonar Flávio Dino.
Quem esteve na Assembleia Legislativa na sessão desta terça-feira(24), notou a aflição do deputado Othelino Neto, que estava substituindo o presidente da Casa, deputado Humberto Coutinho.
Os olhos de Othelino pareciam soltar, quando fitava a palhaçada protagonizada por Alexandre Almeida (voz de taquara rachada), detonando o prefeito de Timon, e por tabela, o novo governo.
Que é isso, Alexandre, tá com a cabeça onde, na antiga “Casa do Calhal”?
Em tempo: Rogério Cafeteira e Alexandre Almeida, foram “agraciados” com cargos de responsabilidade, que os fazem ser, agora, DEPUTADOS GOVERNISTAS.
Só lembrando às crianças que o horário do recreio acabou, vamos fazer direito o dever de casa (da Casa) todos que, agora, principalmente os que fazem parte da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa (incluindo, também, o Edilázio) que possam entender de uma vez por todas: Governo é governo, quem dá as cartas é, e sempre foi, o Palácio.
Não vai ser preciso desenhar, né, crianças?(Ricardo Santos )

Eliziane coordenará comissão que vai fiscalizar cancelamento de refinarias do MA e do CE

 

 

A deputada federal Eliziane Gama (PPS/MA) foi nomeada nesta quinta-feira (26) como coordenadora da Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanhará e fiscalizará o cancelamento da construção das refinarias nos estados do Maranhão e Ceará.
IMG_1669Deputada federal Eliziane Gama (PPS/MA)
A Comissão Externa será composta por oito deputados: Eliziane Gama (PPS/MA) – coordenadora; Betinho Gomes (PSDB/PE); Chico Lopes (PCdoB/CE); Moses Rodrigues (PPS/CE); Pedro Fernandes(PTB/MA); Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE); Rubens Pereira Júnior (PCdoB/CE) e Weverton Rocha (PDT/MA).
O pedido de apuração referente à interrupção do projeto através da comissão é da deputada Eliziane Gama e o deputado cearense Raimundo Gomes (PSDB/CE).
Agora os parlamentares terão a responsabilidade de realizar diligências externas, audiências públicas e requerer informações a autoridades envolvidas situação que levou a Petrobras a anunciar em janeiro deste ano o fim do projeto nos dois estados nordestinos.

Índios da Terra Mãe Maria liberam Estrada de Ferro Carajás

 

 

Foi desocupada pelos índios do povo indígena Gavião, da Terra Mãe Maria, na tarde desta quinta-feira (26) a Estrada de Ferro Carajás, no trecho próximo ao município de Bom Jesus do Tocantins.
b106e5f8978d567543463c2c4798d933_XLFoto|divulgação: Marabá Notícias
A liberação aconteceu em cumprimento a mandado judicial e, com isso, a operação ferroviária também para o Maranhão está normalizada. O Trem de Passageiros volta a circular neste sábado (28).
Em nota, a Vale informou que as remarcações de passagens deverão ser feitas nas estações a partir desta sexta-feira (27).  Informações podem ser obtidas também pelo Alô Ferrovia (0800 285 7000) e o site www.vale.com/tremdepassageiros.
Na última semana, após descarrilamento, a Estrada de Ferro Carajás (EFC) foi liberada para circulação de trens, normalizando assim, o transporte de cargas.
No dia 18 de fevereiro, parte de uma composição de vagões descarrilou na Estrada de Ferro Carajás, no município de Miranda do Norte (MA), impedindo temporariamente a operação de transporte de cargas e passageiros. As causas da ocorrência estão sendo apuradas.(JP)

Polícia apreende veículo clonado em Tutóia






 ( DIVULGAÇÃO POLÍCIA MILITAR)
 
Sob o comando do delegado Leonardo Pereira, titular na cidade de Tutóia, agentes da Polícia Civil conseguiram apreender um veículo clonado, modelo pick-up Strada vermelha, de placa NXN 3242. O veículo foi apreendido em poder de Bernardo Diniz, conhecido como "Zé Flor", 44 anos.

Em depoimento, "Zé Flor" disse à polícia ter sido ludibriado por um outro homem conhecido como "Rony", do município de Mata Roma, de quem ele comprou o carro.

De acordo com o coordenador da ação policial, Bernardo Diniz irá responder pelo crime de receptação dolosa. “Iremos encaminhar a cópia do depoimento para a Regional de Chapadinha, a fim de localizar esse suposto vendedor e, em seguida, adotar as providencias cabíveis", finalizou o policial.( O Imparcial )

"Todos por Timon" acontece nos bairros Boa Vista e São Francisco

"Todos por Timon" acontece nos bairros Boa Vista e São Francisco
Os moradores dos bairros Boa Vista e São Francisco receberam, na noite desta quinta-feira (26), o “Todos por Timon”, um projeto da Prefeitura que consiste em encontros entre o prefeito Luciano Leitoa e equipe do governo municipal com a comunidade de bairros onde as reuniões são realizadas.

O evento teve início com Luciano Leitoa explicando o objetivo do encontro, que é aproximar a administração municipal da comunidade, por meio de reuniões onde os moradores solicitam os serviços mais urgentes a serem executados em seu bairro. Na oportunidade, o prefeito ouviu atentamente as principais demandas, voltadas basicamente para obras de infraestrutura, como calçamento, abastecimento de água, coleta de lixo e otimização dos serviços de saúde.

“Estamos fazendo o ‘Todos por Timon’ desde o final do ano passado e vamos continuar de forma que eu visite todos os bairros da cidade. Começamos pelos bairros com as necessidades mais urgentes de serem atendidas. Isso também é uma forma de fiscalizarmos a forma como nossos serviços estão chegando até vocês e nada melhor do que a própria população para nos dizer o que necessita”, explicou Luciano Leitoa.

Após todos se manifestarem com solicitações, críticas e elogios à Prefeitura de Timon, ficou acertada a formação de uma comissão composta por oito moradores do bairro para que possam trabalhar diretamente com o prefeito, levando as demandas do local.

“Fiquei muito satisfeita com o que eu escutei aqui do prefeito Luciano Leitoa. Agora acredito que todo vai melhorar, chegarão benefícios para o meu bairro e nós teremos mais qualidade de vida”, concluiu a moradora do bairro São Francisco, Raimunda Oliveira.(Secom)


Imagem: COGECOMClique para ampliarTodos por Timon nos bairros Boa Vista e São Francisco(Imagem:COGECOM)Todos por Timon nos bairros Boa Vista e São Francisco 

Imagem: COGECOMClique para ampliarTodos por Timon nos bairros Boa Vista e São Francisco(Imagem:COGECOM)Todos por Timon nos bairros Boa Vista e São Francisco 

Imagem: COGECOMClique para ampliarTodos por Timon nos bairros Boa Vista e São Francisco(Imagem:COGECOM)Todos por Timon nos bairros Boa Vista e São Francisco 

Imagem: COGECOMClique para ampliarTodos por Timon nos bairros Boa Vista e São Francisco(Imagem:COGECOM)Todos por Timon nos bairros Boa Vista e São Francisco 

Timon vai ganhar novos abrigos de ônibus



Na tarde desta quinta-feira (26) o prefeito de Timon, Luciano Leitoa, recebeu, em seu gabinete, uma equipe da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Seinfra) para tratar da construção de novos abrigos de pontos de ônibus na cidade.

Na oportunidade, a arquiteta da Seinfra, Luciene Cardoso, apresentou um diagnóstico, resultado de estudo feito em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (DMTRANS), dos pontos de ônibus que existem na cidade e apresentou possíveis modelos para os novos abrigos.

“Nós constatamos que muitas paradas de ônibus são próximas umas das outras, falta sinalização dos pontos e não possuem acessibilidade. O estudo que fizemos nos mostrou esses problemas e agora vamos desenvolver um projeto de abrigo que sane essas deficiências e atenda a população adequadamente”, explicou a arquiteta.

Durante a reunião ficou acertado que os novos abrigos de ônibus vão contemplar, inicialmente, alguns pontos estratégicos da cidade. O próximo passo é fazer o projeto do ponto e orçamento. A estrutura terá rampa de acessibilidade, piso tátil, além de proteger do sol e da chuva.

“Queremos que a população espere os ônibus em espaços adequados para isso. A princípio, serão construídos apenas em áreas com maior número de usuários, mas esse é um projeto que pretendemos levar por toda a Timon”, concluiu o prefeito.(Secom)


Imagem: COGECOMClique para ampliarPrefeito discute construção de novos abrigos de pontos de ônibus(Imagem:COGECOM)Prefeito discute construção de novos abrigos de pontos de ônibus 

Imagem: COGECOMClique para ampliarPrefeito discute construção de novos abrigos de pontos de ônibus(Imagem:COGECOM)Prefeito discute construção de novos abrigos de pontos de ônibus

Prefeitura apresenta balanço positivo das contas do governo a vereadores de Timon

 

 

No demonstrativo apresentado, a Prefeitura se destaca nos investimentos nas áreas da educação e saúde.

 
 
Nesta sexta-feira (26/02) foi apresentada, em audiência pública na Câmara Municipal de Timon, a demonstração e avaliação das metas fiscais do poder executivo do município no exercício de 2014. O balanço foi detalhado pelo secretário municipal de Administração e Gestão, Raimundo Lima. De acordo com o panorama econômico demonstrado, a Prefeitura de Timon possui uma receita financeira equilibrada com relação aos demais municípios brasileiros do mesmo porte.
Imagem: DivulgaçãoDemonstração e avaliação das metas fiscais do poder executivo de Timon(Imagem:Divulgação)Demonstração e avaliação das metas fiscais do poder executivo de Timon

De acordo com o levantamento apresentado, em 2014 o município arrecadou 284 milhões de reais enquanto em 2013 a receita foi de 241 milhões, o que significa um incremento da arrecadação de Timon. Já com relação aos recursos próprios da Prefeitura aplicados no município, Timon apresenta uma avaliação positiva dos gastos. “Timon investiu 20,63% de seus recursos próprios, estando assim acima da média de cidades do Brasil, que é 16%. O que fazemos não é arrocho fiscal e sim ordenamento dos recursos”, disse Raimundo Lima.

Dentro das metas fiscais apresentadas, o munício se destaca para os investimentos nas áreas de saúde e educação. Segundo o secretário, o município investe acima do que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. “Destinamos 21% para a saúde, sendo que o índice que determina a lei é de 15%, então estamos além do que é determinado. Assim também acontece na área da educação: investimos em 2014 25,21% e a lei manda investir 25%, dessa forma também ultrapassamos a média”, afirmou o secretário.

O líder do governo, vereador Raimundo Nova Terra, falou da importância de o município ter as contas equilibradas em um período em que o país passa por recessão. “O trabalho que vem sendo feito pela administração municipal, na questão das contas públicas, vem sendo desempenhado com bastante eficácia”, concluiu o vereador.(ASCOM)

Deputado diz que pode ser candidato a prefeito de Campo Maior

Parlamentar ainda comentou as definições das comissões técnicas na Alepi: "Faltou habilidade ao governo."

 
 DO GP1
 
 
 O deputado estadual Antônio Felix afirmou, nesta sexta-feira (27), em entrevista ao portal GP1, que pode ser candidato a prefeito de Campo Maior, em 2016.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Antônio Félix(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Antônio Félix

“É possível sim. Nós temos um grupo político na cidade que tem alguns nomes como opções e um destes é o meu. Estou animado com essa possibilidade já que qualquer um se sentiria honrado de um dia ser prefeito de sua cidade natal, mas deixo na mão de Deus”, afirmou.

Comissões Técnicas

Antônio Felix comentou a definição das comissões técnicas na Assembleia Legislativa do Piauí, para ele faltou habilidade do governo na hora da escolha da Comissão de Finanças.
“Faltou habilidade do governo na escolha. Acho que Comissão de Constituição e Justiça é a principal da Assembleia, especialmente para um governo que está no seu primeiro ano e precisa aprovar alguns projetos específicos”, afirmou.

Rejane não sabe quando vai tomar posse na secretaria de educação

A deputa federal, Rejane Dias, disse que ainda não tem uma data prevista para assumir Secretaria de Educação do Estado. já Fábio Abreu, assumirá cargo no inicio do mês de março.

 
 DO GP1
 
 
A deputada federal Rejane Dias, foi anunciada no final do ano de 2014 para o cargo de secretária de educação do Estado.
Questionada sobre a data para assumir o cargo, a deputada federal disse que ainda não há uma previsão de data. “Nós estamos discutindo uma previsão da data, porque eu estou dando entrada a vários projetos importantes na câmara na área que eu já atuo e em outras áreas sociais que eu compreendo que seja importante também.”
Imagem: DivulgaçãoDeputada Federal Rejane Dias (Imagem:Divulgação)Deputada Federal Rejane Dias 
A deputada completou que sobre seus projetos na câmara. “Não tem como eu passar pela câmara e não deixar projetos que possa vir a serem aprovados e melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, concluiu.
Durante entrevista para a Tv Cidade Verde na tarde desta sexta-feira (27), o deputado federal Fábio Abreu, disse que assumirá o cargo de Secretário de Segurança no início do mês de março, a data está prevista para o dia 5. Fábio Abreu, conta que até lá, alguns projetos já estão sendo planejados. “Estamos resolvendo primeiro a parte da estrutura da cidade para depois por os projetos em prática. Já estamos discutindo sobre recursos e equipamentos para assegurar a segurança e o monitoramento", finalizou.
Imagem: DivulgaçãoDeputado Federal Fábio Abreu (Imagem:Divulgação)Deputado Federal Fábio Abreu 

Desmanche de carros funcionava na zona rural de Teresina. Tem gente preso

O coordenador das delegacias especializadas, delegado Jetan Pinheiro está no local.

 
DO GP1
 
 
Uma operação conjunta entre as polícias civil e militar localizou um desmanche de veículos na estrada da Usina Santana próximo ao clube da OAB na manhã desta sexta-feira (27).
Imagem: Brunno Suênio/GP1Demanche na estrada da Usina Santana(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Demanche na estrada da Usina Santana
O coordenador das delegacias especializadas, delegado Jetan Pinheiro esteve no local. A polícia chegou ao desmanche após rastrear um carro, modelo D20, de cor azul, furtado na madrugada de hoje. O veículo ainda estava intacto.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Delegado Jetan Pinheiro(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Delegado Jetan Pinheiro
O automóvel de placa LWQ 4942 foi furtado de uma oficina localizada no bairro Parque Piauí por volta das 2h20 horas da manhã. Os bandidos levaram o veículo para o local de desmanche por volta das 3h40 horas.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Sítio alugado por Hermes da Cruz.(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Sítio alugado por Hermes da Cruz.
O espaço era alugado por Hermes da Cruz, que comprava veículos para desmanchar e vender as peças. Segundo a polícia, alguns carros foram comprados de forma legal, mas a D20, comprada por Hermes, foi furtada.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Manoel Ribeiro e Hermes da Cruz(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Manoel Ribeiro e Hermes da Cruz
Hermes foi preso acusado de receptação e envolvimento com a quadrilha. O proprietário do sítio, alugado para Hermes, João Dias chegou ao local e disse que não sabia que o terreno servia de desmanche e que há 4 anos era alugado para Hermes.

Hermes da Cruz contou à polícia que recebia os veículos de Manoel Ribeiro de Araújo Filho, mais conhecido por "Manoelzinho Manivela". Após a informação, a polícia começou a realizar diligências e conseguiu localizar Manoelzinho no bairro Parque Sul.

Segundo informações do delegado da Polinter, Armandino Pinto, Manoelzinho já tem várias passagens pela polícia por roubo e furto de camionetes.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Delegado Armandino, Polinter(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Delegado Armandino, Polinter
Na casa de Manoelzinho a polícia encontrou um motor, um pálio desmanchado e outras peças de carros, além de 10 documentos de automóveis. Manoelzinho nega o furto da D20. À polícia, Hermes disse que Manoelzinho levou cinco veículos até ele.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Restos de veículos encontrados na casa de Manoel Ribeiro no Parque Sul(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Restos de veículos encontrados na casa de Manoel Ribeiro no Parque Sul
Os policiais do 8° Batalhão participaram da operação. O tenente Kleber esteve à frente das diligências da Polícia Militar desde o início da ação.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Tenente Cléber(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Tenente Cléber
Imagem: Brunno Suênio/GP1Parte de um veículo modelo Fiat Palio desmanchado sobre a calçada da residência de Manoel Ribeiro.(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Parte de um veículo modelo Fiat Palio desmanchado sobre a calçada da residência de Manoel Ribeiro.

*Com informações do repórter Brunno Suênio

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Leizinho é assassinado com mais de dez tiros no interior do Piauí

Vanderley José da Silva Sá foi morto no bairro São Vicente, enquanto conversava com um comerciante próximo à própria residência.

 
 DO GP1
 
 
Na noite desta quarta-feira (25), um homem identificado como Vanderley José da Silva Sá, de 27 anos, foi morto a tiros no município de São Julião, no interior do Piauí. Ele foi morto no bairro São Vicente, enquanto conversava com um comerciante próximo à própria residência.

O crime aconteceu por volta das 20h. A vítima era conhecida pelo apelido de “Leizinho” e foi atingida por vários disparos de pistola, efetuados por dois homens que se aproximaram em uma motocicleta e atiraram pelo menos dez vezes.
Imagem: Reprodução/Arquivo pessoalVanderley José da Silva Sá(Imagem:Reprodução/Arquivo pessoal)Vanderley José da Silva Sá
Os tiros acertaram a cabeça e vários pontos do corpo da vítima, que morreu no local. Após o crime, os dois suspeitos fugiram. A Polícia Militar esteve no local para colher as primeiras informações.

Em entrevista ao GP1, o delegado Bruno Silva, responsável pelas investigações, afirmou que as diligências estão realizadas no sentido de chegar até os envolvidos na morte de Vanderley José da Silva Sá. “O crime aconteceu na noite de ontem e desde então nós iniciamos as diligências, mas não prefiro não passar maiores detalhes sobre o caso, pois as investigações estão em andamento para que não possa atrapalhar”, informou o delegado.

Vanderley foi preso na época do assassinato do vereador Emídio Reis, acusado de participação no crime, mas não foi indiciado. “Leizinho” foi candidato a vereador no município em 2012 pelo PMDB.

Policiais do Piaui e Maranhão unidos para prender ladrões de carro

Cerca de 50 policiais do Piauí participam da operação em parceira com outros 40 policiais do Maranhão, além de 50 policiais rodoviários.

 
 DO GP1
 
 
A Polícia Civil do Piauí deflagrou nas primeiras horas desta quinta-feira (26) uma operação integrada com a Polícia Civil e Polícia Rodoviária do Maranhão, a fim de desarticular uma quadrilha especializada em roubos e furtos de veículos nos dois estados.
Imagem: Reprodução/PCOperação deflagrada nesta quinta(Imagem:Reprodução/PC)Operação deflagrada nesta quinta
De acordo com o Delegado Geral da Polícia Civil do Piauí, Riedel Batista, 140 policiais estão integrando a operação que vai atuar na região da cidade de Timon, Codó e cidades circunvizinhas.

“Os mandados de busca e apreensão serão cumpridos e durante a operação pode ocorrer prisões em flagrante. Todos os encaminhamentos serão dados no Maranhão e nos casos de veículos do Piauí eles serão recambiados para que possam ser devolvidos aos proprietários”, destacou o delegado.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Delegado Riedel Batista(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Delegado Riedel Batista
Cerca de 50 policiais do Piauí participam da operação em parceira com outros 40 policiais do Maranhão, além de 50 policiais rodoviários.
Imagem: Reprodução/PC Polícia Rodoviária Federal integra os trabalhos(Imagem:Reprodução/PC) Polícia Rodoviária Federal integra os trabalhos

Plenário aprova MP que prevê contratação de vigilantes e agentes penitenciários

 

 

 
 Agência Assembleia
O Plenário aprovou, na sessão desta quarta-feira (25), a Medida Provisória nº 193/2015, encaminhada pela Mensagem Governamental nº 024/2015, que dispõe sobre a organização administrativa da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap), cria cargos e dá outras providências.

De acordo com a exposição de motivos, encaminhada à Assembleia Legislativa pelo governador Flávio Dino, o objetivo desta Medida Provisória é o de realizar a imediata a contratação de 800 (oitocentos) vigilantes penitenciários, bem como a contratação de 500 (quinhentos) agentes penitenciários, o que permitirá uma economia anual estimada de aproximadamente R$ 22.000.000,00 (vinte e dois milhões de reais).

A  Mensagem Governamental diz que a medida “visa combater o grave quadro de insegurança do sistema penitenciário, que infelizmente tem se agravado nos últimos anos no nosso Estado, com reiterados episódios de crises de triste lembrança.” O governador argumenta ainda, na mensagem, que estas medidas propostas, longe de gerar custos, visam diminuir os gastos do Poder Executivo.

Os deputados presentes na Sessão aprovaram também a Medida Provisória nº 188/2015, encaminhada pela Mensagem Governamental nº 019/2015, que dispõe sobre a dispensa dos juros e das multas punitivas e moratórias de débitos fiscais relacionados ao IPVA.  Também foi aprovada a Medida Provisória nº 189/2015 encaminhada pela Mensagem Governamental nº 020/2015, que dispõe sobre a dispensa dos juros e das multas punitivas e moratórias, e a concessão de parcelamento de débitos fiscais, relacionados ao ICMS.

Esta Medida Provisória, em seu Art. 1º, determina que fica estabelecida a dispensa ou redução de multas e juros, previstos na legislação tributária, relacionados com o imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação - ICMS, cujos fatos geradores tenham ocorrido até 31 de julho de 2014, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive ajuizados, observadas as condições e limites estabelecidos na MP.

Jornalistas e blogueiros elegem a nova diretoria do Comitê de Imprensa

 

 

 
 Waldemar Ter/ Agência Assembleia

Em eleição realizada nesta quarta-feira (25), jornalistas, radialistas, assessores de imprensa e blogueiros escolheram a nova diretoria do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa. O jornalista Jorge Vieira foi eleito por unanimidade para presidir o Comitê, organismo que integra os profissionais que cobrem a Casa, tendo como companheiros de chapa a jornalista Sílvia Tereza, na vice-presidência, e o blogueiro Herbert Morais como secretário.

Durante toda a manhã e parte da tarde, os profissionais votaram na nova diretoria, que foi escolhida de forma unânime e conquistando expressiva votação na chapa “Construindo a Unidade”, a única inscrita. O mandato da nova diretoria vale por dois anos e Jorge Vieira, Sílvia Tereza e Herbert Morais foram empossados imediatamente.

Da diretoria também faz parte o Conselho, que é integrado pelos jornalistas Cunha Santos, Álvaro Luís e Raimundo Garrone. O Comitê era presidido por Cunha Santos, que tinha como vice-presidente, o radialista Rogério Silva e como secretário, o jornalista e blogueiro Gilberto Leda.

O novo presidente, Jorge Vieira, agradeceu a confiança depositada pelos colegas e garantiu que pretende, juntamente com a Diretoria de Comunicação Social, assegurar que os profissionais de comunicação continuem tendo liberdade de atuação. Vieira ressaltou o caráter de unidade registrado na eleição e afirmou que vai adotar medidas para melhorar ainda mais a cobertura na Casa.

Fábio Novo contesta Robert Rios

 

 


O deputado Fábio Novo (PT) rebateu críticas do seu colega Robert Rios (PDT) ao governo Wellington Dias, especialmente no tocante à segurança pública. Ele disse que o governo precisa de mais tempo para solucionar os pontos mais críticos da segurança, colocando como exemplo o chamamento que foi feito, de 400 policiais militares, os quais precisam fazer um curso e só começam a trabalhar dentro de seis meses. No tocante à nomeação dos policiais, é preciso lembrar que fazia quatro anos que não era chamado nenhum – salientou.
Segundo Fábio Novo, outro problema encontrado pelo governador Wellington Dias foi a inadimplência, com o Estado tendo gasto além do que permitia a Lei de Responsabilidade Fiscal, o que retardou a liberação de recursos federais. Sobre a residência do governador, ele fez questão de lembrar que o gesto do então governador Wilson Martins foi semelhante, não cobrando aluguel de sua própria residência. Wellington Dias cedeu seu apartamento para o Estado, com a aceitação do condomínio em reunião para isso convocada – frisou. Ele explicou que o governo encontrou 120 viaturas quebradas e já recuperou todas.
O deputado Fernando Monteiro se manifestou favorável às colocações do colega Fábio Novo, destacando que também já foi líder de oposição e compreende que o governador precisa de tempo, uma vez que tomou posse recentemente.Ele disse que está atento para os problemas da segurança, tanto assim que estará levando os taxistas ao comando da Polícia Militar, para analisar seu problema de segurança.
O deputado Gessivaldo Isaias (PRB) disse que também compreende os problemas da Segurança, eis que é filho de policial militar aposentado. Concorda que o atual governo precise de tempo para encaminhar a solução para os problemas da segurança. Sobre a residência do governador, ele disse que a situação na gestão Wilson Martins foi a mesma, gerando economia para o Estado.
Raimundo Cazé.
O deputado Fábio Novo (PT), líder do PT, rebateu críticas do seu colega Robert Rios (PDT) ao governo Wellington Dias (PT), especialmente no tocante à segurança pública. Ele disse que o governo precisa de mais tempo para solucionar os pontos mais críticos da segurança, colocando como exemplo o chamamento que foi feito, de 400 policiais militares, os quais precisam fazer um curso e só começam a trabalhar dentro de seis meses. No tocante à nomeação dos policiais, é preciso lembrar que fazia quatro anos que não era chamado nenhum – salientou.

Segundo Fábio Novo, outro problema encontrado pelo governador Wellington Dias foi a inadimplência, com o Estado tendo gasto além do que permitia a Lei de Responsabilidade Fiscal, o que retardou a liberação de recursos federais.

Sobre a residência do governador, ele fez questão de lembrar que o gesto do então governador Wilson Martins foi semelhante, não cobrando aluguel de sua própria residência. Wellington Dias cedeu seu apartamento para o Estado, com a aceitação do condomínio em reunião para isso convocada – frisou. Ele explicou que o governo encontrou 120 viaturas quebradas e já recuperou todas.

O deputado Fernando Monteiro (PTB) se manifestou favorável às colocações do colega Fábio Novo, destacando que também já foi líder de oposição e compreende que o governador precisa de tempo, uma vez que tomou posse recentemente.Ele disse que está atento para os problemas da segurança, tanto assim que estará levando os taxistas ao comando da Polícia Militar, para analisar seu problema de segurança.

Gessivaldo Isaias (PRB) disse que também compreende os problemas da Segurança, eis que é filho de policial militar aposentado. Concorda que o atual governo precise de tempo para encaminhar a solução para os problemas da segurança. Sobre a residência do governador, ele disse que a situação na gestão Wilson Martins foi a mesma, gerando economia para o Estado.

Raimundo Cazé /Alepi